Em geral, empresas precisam de um planejamento estratégico para não correr o risco de tomar decisões erradas, que podem comprometer sua sustentabilidade a longo prazo. Para ajudar no processo, vale a pena contar com uma ferramenta como a Matriz Ansoff.
Ao identificar as melhores opções de crescimento e os riscos envolvidos, a Matriz Ansoff oferece uma estrutura para orientar a sua tomada de decisões. Então é importante entender como ela funciona para colocá-la em prática.
Continue lendo este artigo para descobrir o que é a Matriz Ansoff e como utilizá-la em sua empresa para identificar oportunidades!
O que é a Matriz Ansoff?
A Matriz Ansoff é uma ferramenta estratégica que serve para orientar as empresas no processo de crescimento e expansão. Ela permite que os gestores avaliem e escolham a melhor estratégia considerando seus mercados e produtos ou serviços.
O modelo é composto por dois eixos principais: mercados existentes ou novos e produtos existentes ou novos. Por meio da interação desses dois fatores, a matriz cria quatro diferentes quadrantes, cada um representando uma estratégia distinta de crescimento.
São eles:
- penetração de mercado: envolve aumentar a participação no segmento em que atua com os produtos existentes — atraindo mais consumidores para os nichos em que a empresa já está inserida;
- desenvolvimento de mercado: ocorre quando a companhia decide entrar em novos mercados. Ele pode envolver expansão geográfica ou adaptação de produtos para atender a diferentes segmentos;
- desenvolvimento de produto: busca lançar novos itens nos mercados em que a empresa já atua, com foco em oferecer soluções diferentes;
- diversificação: envolve o lançamento de produtos em novos mercados.
Um dos aspectos mais importantes da Matriz Ansoff é sua capacidade de auxiliar os gestores a tomar decisões informadas, como visto. A análise permite identificar oportunidades de crescimento e os desafios que podem surgir ao descobrir novas frentes de mercado.
Portanto, o processo é essencial para as companhias em um ambiente altamente competitivo, proporcionando um olhar mais nítido sobre os melhores caminhos para seguir. Há como fazer sua aplicação de forma flexível, ajustando-se às necessidades e especificidades de cada empresa.
Quais são os benefícios de utilizar a Matriz Ansoff?
O uso da Matriz Ansoff pode ser altamente vantajoso para empresas de diferentes setores, por impulsionar o processo de identificar oportunidades de crescimento.
A seguir, descubra quais são os principais benefícios da Matriz Ansoff!
Foco na inovação
Ao considerar novas combinações de oferta e mercado, as empresas têm a chance de criar um diferencial competitivo sustentável. Assim, a Matriz Ansoff incentiva as companhias a buscar novas formas de crescimento por meio da inovação em produtos ou mercados.
Melhor aproveitamento de recursos
Seja por meio de melhorias nos produtos existentes ou pela expansão para mercados já conhecidos, a Matriz Ansoff permite que as empresas utilizem melhor seus próprios recursos. Entre os reflexos da característica, está a diminuição de desperdícios — o que tende a aumentar a rentabilidade.
Orientação estratégica objetiva
Você aprendeu que a Matriz Ansoff proporciona um entendimento prático sobre as possibilidades de crescimento da empresa, facilitando a tomada de decisões para os gestores. Essa clareza também favorece o alinhamento da equipe interna com os objetivos estratégicos — melhorando a comunicação e o foco das equipes.
Diversificação de riscos
Ao apontar diferentes estratégias de crescimento, a Matriz Ansoff permite que as empresas diversifiquem os riscos envolvidos em suas operações. Ao adotá-la, a gestão tem a chance de reduzir a exposição a possíveis falhas em um único produto ou mercado, criando uma rede de segurança em cenários de incerteza.
Como aplicar a Matriz Ansoff na análise estratégica da empresa?
Fazer uma boa análise estratégica é fundamental para que a empresa compreenda suas oportunidades de crescimento e desenvolva ações para expandir sua presença no mercado.
Entenda como aplicar a Matriz Ansoff na análise estratégica do negócio!
Reúna informações relevantes sobre o mercado
O primeiro passo na aplicação da Matriz Ansoff é a coleta de dados sobre o ambiente da empresa e do mercado. Ela inclui uma análise detalhada das tendências do setor, do comportamento de consumidores e das forças competitivas presentes.
Essa fase exige a realização de pesquisas de mercado para entender as preferências dos consumidores, identificar novas demandas e examinar as ações da concorrência. Acompanhar essas variáveis possibilita uma avaliação mais precisa sobre oportunidades e ameaças no setor.
Além disso, considere se voltar para dentro, por meio de uma análise interna da empresa. Avalie os produtos ou serviços atuais, seu desempenho no mercado e o grau de satisfação dos clientes.
Verifique a aceitação do produto ou serviço no segmento
Após a coleta de informações, analise como os produtos ou serviços da empresa são recebidos pelos consumidores. Isso pode ser feito por meio de feedback direto dos clientes, pesquisas de satisfação ou estudo de dados históricos dos seus canais de vendas.
As informações são relevantes para compreender a percepção do consumidor, identificar produtos com maior potencial e detectar possíveis falhas nos produtos existentes. Desse modo, a empresa tem a chance de direcionar seus esforços para maximizar os pontos fortes e corrigir os pontos fracos.
Vale lembrar que a análise também deve considerar os seus concorrentes. Ao observar como eles posicionam seus produtos e quais são as estratégias que utilizam para atrair consumidores, a empresa pode descobrir oportunidades de diferenciação ou melhorias.
Estude a necessidade de novos produtos
A análise de novos produtos é uma das etapas mais importantes da aplicação da Matriz Ansoff. É por meio dela que se define a existência de oportunidades para expandir o portfólio da empresa estrategicamente.
Caso a pesquisa de mercado mostre uma demanda não atendida, a companhia tem a opção de desenvolver novos produtos ou serviços que atendam a essas necessidades. O processo pode envolver desde inovações nos itens existentes até a criação de soluções completamente novas.
Outra possibilidade tem a diversificação como base, em que a empresa considera entrar em novos mercados. Mesmo sendo mais arriscada, a opção é capaz de trazer bons resultados se for executada corretamente.
Como você viu, a Matriz Ansoff oferece uma estrutura útil para orientar a análise estratégica e o planejamento de uma empresa. Não importa qual seja a sua área de atuação, é benéfico contar com ferramentas que proporcionem uma vantagem competitiva.
Agora, aproveite para conhecer outro recurso valioso de gestão para empresas. Confira o que é e para que serve a Matriz BCG!