A seleção de investimentos envolve diversas análises que permitem entender melhor o potencial de desempenho de cada alternativa. Uma das formas de fazer projeções de resultados nesse ambiente é pela modelagem financeira.
Essa é uma ferramenta abrangente, capaz de vislumbrar o comportamento de um ativo em diferentes cenários a partir de um modelo matemático. Assim, saber como utilizar essa abordagem auxilia a tornar as decisões mais efetivas no mercado financeiro.
Quer saber mais sobre a modelagem financeira e como aplicá-la na hora de escolher os seus investimentos? Continue a leitura para conferir!
O que é modelagem financeira?
A modelagem financeira é um sistema de avaliação que projeta o desempenho de um ativo no futuro, considerando cenários distintos. Essa abordagem funciona com situações hipotéticas que poderiam afetar o desempenho da alternativa, testando a sua resposta a diversas influências.
Por conta dessas características, o modelo matemático pode ser utilizado por diferentes pessoas que operam no mercado financeiro, como analistas, empreendedores, investidores e gestores.
Contudo, vale destacar que esse é um procedimento complexo, que exige conhecimentos avançados para uma resposta satisfatória. Existem até cursos e outras formações para capacitar as pessoas interessadas em aplicar a modelagem.
Na prática, o processo é feito por ferramentas como softwares especializados ou planilhas digitalizadas. Os comandos para a modelagem podem ser personalizados para cada projeção a ser realizada. Depois, o instrumento utilizado para essa abordagem determinará questões como:
- o alcance das projeções;
- a complexidade da avaliação;
- a quantidade de variáveis apresentadas.
Qual é a função dessa ferramenta?
Essa ferramenta de análise pode ser utilizada por investidores para embasar as suas decisões, mas ela também se aplica a outros contextos no universo das finanças.
Alguns exemplos de usos são:
- estratégias de arrecadação de recursos para uma empresa;
- comparação de ativos no mercado financeiro;
- expansão de negócios ou sociedades;
- previsão orçamentária da empresa;
- comparação de companhias do mesmo segmento;
- análise de desempenho do empreendimento.
Desse modo, ela tem como função a testagem das hipóteses de desempenho de um negócio ou ativo em diferentes circunstâncias. A partir desse atributo básico, a forma de análise e os objetivos aos quais ela atende sofrerão variações.
Qual a importância desse mecanismo para o investidor?
Agora que você já conhece a modelagem financeira, é interessante entender qual a sua importância na seleção dos investimentos. Por ser uma ferramenta completa para explorar as probabilidades de desempenho de um ativo, ela pode contribuir com a identificação de oportunidades.
Assim, o instrumento revela o valor presente de uma companhia e oferece mais segurança para a seleção dos ativos para a composição da carteira. Nesse contexto, ele permite comparar a relação entre risco e retorno, oferecendo uma visão mais ampla desse aspecto.
Desse modo, a modelagem financeira pode ser utilizada para diversas finalidades no estudo dos investimentos, como:
- identificação do valor de uma empresa, a partir da perspectiva do seu desempenho no futuro;
- compreensão da estrutura da companhia para entender a sua situação atual;
- gerenciamento de riscos, demonstrando a saúde financeira e as chances de expansão do negócio;
- verificação da sustentabilidade do negócio, entendendo a sua solidez e capacidade de gerenciar as suas atividades no longo prazo;
- compreensão da resiliência do empreendimento, ao observar como ele se comporta nas situações hipotéticas verificadas na modelagem;
- alocação de capital inteligente, demonstrando quais alternativas oferecem o melhor resultado conforme os seus objetivos.
Quais são os processos para a realização da modelagem?
A modelagem financeira precisa ser feita a partir de alguns processos que garantem a sua eficiência. O primeiro passo para a sua realização é escolher a ferramenta que será utilizada para a operação. Como você viu, ela pode ser um software ou uma planilha do Excel.
O segundo procedimento é a definição do objetivo para fazer a modelagem, pois esse fator interfere em como a avaliação será realizada, bem como nas variáveis a serem investigadas. Na sequência, deve ser feito um levantamento de dados, como as premissas e os indicadores econômicos que serão estudados.
Por fim, será possível fazer a verificação das hipóteses. É conveniente observar diversos cenários, entendendo o comportamento do negócio em situações positivas e negativas para saber como ele reage. A partir desse resultado, será possível tomar decisões mais embasadas.
Como utilizar a modelagem financeira nos investimentos?
Após entender as principais informações sobre a modelagem financeira, é o momento de saber como utilizá-la nos investimentos.
Acompanhe!
Conheça o mercado financeiro
Para operar com êxito no mercado financeiro, é fundamental conhecer bem esse ambiente. A partir dessa visão completa você poderá fazer escolhas melhores e conquistar os resultados desejados. Isso envolve entender os fluxos dos ativos, bem como os fatores que tendem a afetar as suas subidas e descidas.
Defina os seus objetivos
A modelagem financeira é uma ferramenta eficiente quando tem como base objetivos bem definidos, pois eles direcionam a forma de coleta de dados e de análise dos resultados.
Utilize as ferramentas adequadas
Como você viu, a modelagem é feita a partir de recursos específicos para essa finalidade. Portanto, é essencial dispor dessa tecnologia para obter os resultados do procedimento. É fundamental saber operar bem o software ou planilha para chegar a uma avaliação confiável.
Faça as adaptações
O último passo é a implementação da modelagem na análise das alternativas do mercado financeiro. Esse é o momento de fazer os testes e as adaptações para encontrar os melhores caminhos. É válido destacar que essa é uma ferramenta dinâmica, logo, os testes podem ser refeitos sempre que necessário.
Incorpore outras análises
É conveniente observar que se esse instrumento não for utilizado de forma adequada, ele pode gerar respostas enganosas e induzir o investidor ao erro. Desse modo, é essencial desenvolver os conhecimentos para o seu bom uso.
Também é relevante utilizar a modelagem como uma das ferramentas, mas não como a única. Ao recorrer a outras análises, é possível ter uma visão mais completa do cenário para embasar as suas decisões.
Como você aprendeu, a modelagem financeira é um procedimento que pode auxiliar nas decisões de investimento. Essa é uma ferramenta com resultados complexos, mas com potencial de antecipar diferentes cenários para que o investidor encontre as melhores oportunidades.
Gostou deste conteúdo? Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, compartilhe nos comentários!