Mundo emergente: como vão nossos pares globais?

Somos reis em menosprezar o Brasil…olhar nossas deficiências e nos compara com EUA ou Europa.

A meu ver é meio que mania de grandeza…somos emergentes ora pois! Então se compare com os da tua “classe”. Por isso gosto de olhar e observar o que se passa com os nossos “pares”…um investidor gringo tem hoje a flexibilidade de investir aqui ou acolá…logo tem que olhar para os lados.

Olhando para algumas bolsas, pelo seu desempenho relativo,dá pra ver que o Brasilzão vai bem…ou olhando por outra ótica é o que corre maior risco de passar por alguma realização. Abaixo temos Rússia (azul), México (verde), Turquia em vermelho, Polônia (preto), China (marrom) e Brasil (candles).

Sei que essa não é a melhor forma de olhar, mas é uma forma ao menos. O ideal seria comparar o valuation e tals…múltiplos relativos. Mas a ideia aqui é ter uma ideia do que se passa com esse mundo emergente…então ao que me parece os riscos da nossa economia tem sido precificados em bolsa como menores que de outros emergentes.

E olhando as moedas dos emergentes, não foi só o Real que andou se desvalorizando ante o dólar. o JM Morgan tem um índice que agrega as Ememrging markets currencies…a foto não é das melhores:

RÚSSIA

Salta aos olhos a RUSSIA: 

CDS andou explodindo por lá com o risco da rusga com os US ficasse maior:

E o Rublo tomou um tombo (spike do gráfico quer dizer que você precisa de mais Rublos para comprar um dólar..ou seja, not good!):

TURQUIA

Outro emergente amigo nosso e que vai mal a pior é a TURQUIA. Erdogam e sua cartilha a lá Dilma está destruindo a já combalida economia turca. Como vimos no gráfico acima a bolsa Turca é a de pior performance entre as comparadas no gráfico. Não obstante sua moeda segue seu caminho de desvalorização…dá uma olhada no gráfico abaixo:

Ou seja, cada vez mais eu preciso de mais Liras para comprar US$ 1 dólar! E pra completar o kit destruição de um país a la Dilma, temos uma taxa de juros galopando….bom pra aquele carry trade maroto que o pessoal fazia até pouco tempo atrás por aqui. […]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Cas

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *