Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »
Olá!
Sempre sou questionado pelas pessoas se podem obter uma boa rentabilidade com a poupança.
Sempre falo que existem várias alternativas que oferecem melhores possibilidades. Aí me questionam sobre a tributação. Reafirmo que existem. E, ainda assim, não fica muito claro pras pessoas porque a rentabilidade da poupança é tão ruim. Na verdade, praticamente inexistente.
Entenda a função de intermediação financeira dos bancos
É a função que os bancos possuem de intermediar os recursos disponíveis entre as pessoas que possuem reservas financeiras (poupadores) e as pessoas e empresas que precisam de crédito (tomadores).
Logo, o banco capta dinheiro dos poupadores e empresta esse mesmo dinheiro para as pessoas que precisam de recursos. Porém o banco capta numa determinada taxa e empresta numa taxa muito mais elevada. Essa diferença entre as taxas é chamado de spread bancário, ou seja, o lucro do banco.
Obviamente os custos de cobrança, avaliação de crédito, inadimplência e etc, correrão por conta do próprio banco.
Como o banco aumenta seu lucro?
Já que entendemos o processo de intermediação, fica claro que quanto menos um banco pagar ao poupador e mais cobrar do tomador, maior será o seu lucro. Portanto, é interesse do banco pagar uma taxa de remuneração baixa ao poupador.
E a poupança, como funciona?
A poupança é justamente uma modalidade de investimento em que o poupador empresta dinheiro para o banco, que por sua vez empresta esse recurso para tomadores de crédito.
No caso da poupança, por exemplo, há um ponto a ser observado: o dinheiro captado pelo banco em depósitos de poupança SÓ PODEM ser utilizados para emprestar recursos para tomadores de crédito imobiliário ou para o o crédito agrícola.
O banco não pode utilizar esse dinheiro para emprestar para pessoas que precisam financiar seu cartão de crédito ou o cheque especial, onde as taxas são elevadas.
Logo, essas modalidades de crédito (imobiliário e agrícola) possuem juros mais baixos e prazos mais longos. Por isso, o banco não tem como oferecer uma boa taxa ao investidor, simplesmente porque não existe margem pra isso. Além disso, a caderneta de poupança já possui uma rentabilidade definida por lei. Não há como negociá-la.
Apesar disso sempre as pessoas insistem com o argumento de que a poupança é um investimento seguro.
A segurança da poupança
O que dá segurança a poupança é a garantia que existe caso o banco onde o poupador resolveu fazer sua poupança venha a quebrar. Nesse caso a garantia é do FGC – Fundo Garantidor de Crédito – que cobre o patrimônio dos investidores em até um determinado limite (atualmente 250 mil).
Acontece que essa mesma garantia também cobre aplicacões como CDB, LCI, LCA, LC e etc e normalmente ninguém se dá conta disso.
Logo você pode estar completamente protegido independente do dinheiro estar na poupança ou em outros ativos financeiros como mencionados acima.
A rentabiliade das outras alternativas
Como as outras modalidades não possuem um “carimbo” tão restrito de como o banco pode usar o recurso (até possuem, mas para tipos de crédito em que os bancos podem obter melhores margens), é natural que proporcionem melhores possibilidades de retorno aos investidores.
Por isso não é possível obter uma boa rentabilidade da poupança!
Abraço,
André Bona