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Semanas atrás, recebi uma consulta de uma leitora aqui do blog:

Preciso saber se um banco pode me proibir de desistir de uma aplicacao de
meu dinheiro! ( F.M).

Bom, em princípio isso não existe. Mas depois de algumas trocas de emails e entender melhor a situação, achei interessante compartilhar com todos vocês.

Nesse caso, a leitora F.M. informou que recebeu contato de seu banco de relacionamento ofertando uma oportunidade de investimento. Basicamente, a oportunidade consistia em fazer aportes mensais de um valor X durante um tempo Y.

Quero resgatar um investimento, mas o banco não deixa!

É importantíssimo que tenhamos em mente o seguinte: quando tratar-se de uma obrigação, uma dívida, um empréstimo, por exemplo, realmente temos a obrigação de honrar com o compromisso nos pazos estabelecidos. No entanto, em se tratando de um investimento, é totalmente diferente. Os aportes mensais numa modalidade de investimento destinam-se à construção de uma reserva financeira e isso não é uma obrigação do cliente.

Por outro lado pensei o seguinte: “aportes mensais?” Sabedor de que há um hiato entre a compreensão de um consumidor e os produtos ofertados pelo banco, não é incomum a ocorrência de falhas na comunicação, que ocasionam entendimento equivocado e consequente quebra terrível de expectativa.

Ocorreu-me que poderia tratar-se de uma plano de previdência ou, quem sabe, de um título de capitalização (QUE NÃO É UM INVESTIMENTO). Ambos possuem a característica dos pagamentos mensais.

Diante desse fato, perguntei a leitora se era um dos dois produtos. E informei que a cessação dos aportes mensais seria plenamente possível, no entanto, o resgate nesses dois casos poderia estar sujeito à carência.

Após alguns contatos da leitora com seu banco, finalmente chegamos a resposta para o caso: tratava-se de um plano de previdência privada com 6 meses de carência inicial para resgates. Ou seja: F.M. teve um imprevisto e, como não tinha outra modalidade de investimento com liquidez imediata, envolveu-se numa situação desconfortável.

Qual é a lição que fica?

A escolha dos investimentos sem um planejamento financeiro adequado, que contemple outros aspectos da vida financeira é um dos erros mais comuns dos investidores.

A instituição financeira fez seu papel normal, de vendedora de produtos, fez a oferta e teve a concordância da cliente, que o contratou sem entender bem como eram as características da aplicação em questão.

Infelizmente não há erro por parte da instituição financeira, pois a decisão de contratação é exclusivamente do cliente. Há que se considerar que existe uma grande assimetria de informações, já que os produtos financeiros são bem específicos e que conhecê-los foge à realidade da maioria esmagadora das pessoas.

Um outro erro é esperar que a instituição faça um papel de assessoria financeira, consultoria ou educação financeira para que o seu cliente tenha plenos conhecimentos sobre cada um dos produtos. Isso não ocorre, cabendo ao próprio investidor dedicar-se a esse aprendizado.

Quando o cliente NÃO estiver completamente seguro se um produto lhe atende, NÃO deve contratar, nunca. O caso de F.M. ocorre DIARIAMENTE.

E quando compramos um produto, seja financeiro ou não, sem ter certeza de como ele funciona, FATALMENTE seremos frustrados em nossas expectativas.

Outro ponto da análise é a seguinte: a nossa vida financeira é complexa. Envolve MUITOS OBJETIVOS e contratempos. As decisões de investimento, crédito, seguros e etc, devem estar SEMPRE subordinadas a um planejamento financeiro e não a oferta de produtos.

Isso fica claro com a seguinte constatação: previdência é ruim? NÃO! Mas não era um produto adequado para o momento da vida, das necessidades, das expectativas nem tampouco do nível de conhecimento de F.M. sobre os complexos produtos e variáveis envolvidas. Portanto, contratar algo que alguém oferece, tem que fazer sentido dentro de um planejamento.

Resumindo: nunca compre produtos financeiros sem que se encaixem em seu planejamento.

Prezada F.M., obrigado pelo contato e estarei sempre a disposição. Sua experiência foi maravilhosa como “case”, por isso, conforme te escrevi no email, achei muito importante compartilhá-la com os nossos leitores.

Grande abraço a todos,

André Bona

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André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Portal André Bona - site de educação financeira independente.

25 Comentários

  1. Para cancelar uma aplicação em fundos na XP Investimentos, siga o passo a passo abaixo:
    > Faça o login na XP
    > Produtos > Fundos de investimento
    > Clicar em: Serviços > Acompanhamento de movimentações
    > Digitar o período a ser consultado (o período deve incluir a data de solicitação do respectivo resgate até a data atual)
    > Cancele a solicitação que desejar

  2. Maria aparecida araujo on

    Olá André
    Sou procuradora da minha mãe, onde está tem uma aplicação em vgbl, já por muito tempo, hj estamos precisando de um resgate (uma parte), o banco sempre me pede algo.
    Primeiro a procuração tinha q constar Bradesco vida e previdência, ok providencie.
    Depois me pediram para autenticar minha assinatura no formulário do próprio resgate, ok providenciei, depois me pediram cópia dos documentos pessoais meus e dela, ok
    Comprovante de eendereço, ok providencie.
    Isso tudo eles pedem picado e response uma semana depois.
    A última solicitação do banco após uma semana, disse q preciso documentos de conta de consumo meu e da minha mãe para comprovar o endereço, em nome da minha mãe so tenho o q levei, boleto plano de saude, no meu nome enviei a conta do meu celular.
    Enfim, acho q já deu…vc me aconselharia entrar com uma ação contra o banco?
    Detalhe desde setembro 2020, estou tentando o resgate. Me ajude pfv

    • Compartilho do problema de varias pessoas aqi q investiram em LCI e estão com seu pedido de resgate negado.
      Qual é o passo para ter seu capital liberado?
      Ação judicial?
      Qual a norma que gere este tipo de investimento?
      Uma dica: cuidado com o banco Inter.

  3. Antônio Apolinário maartins on

    Fui a caixa federal fazer um investimento atrelado a celic o gerente me convenceu a aplicar em prev investidor caixa gvbl o meu investimento e de 4200.000 que está diminuindo a cada dia fui enganado pelo gerente este investimento foi feito no dia 13 _01 de 2021 no dia 14 do mesmo mês tentei cancelar . O dinheiro já diminuiu mais 500.00 reais eu posso retira este dinheiro mesmo ficando com o prejuiso

  4. Mauricio Arantes Guerra on

    Boa Noite, tenho uma certa quantia investida em LCI no Santander e aconteceu um imprevisto e necessito sacar o montante e minha gerente me informou que não será possível antes do vencimento, possuo 2 aplicações, uma vence em janeiro de 2021 e outra em julho de 2021, é possível isso? eles podem reter meu dinheiro?

  5. Meu marido está tentando resgatar um valor da bovespa, que já deu o período da aplicação, no caso LCI. Ele liga e sempre fala que está em análise e até agora nada. Isso está certo? Pq nós já fizemos aplicação assim e liberou super rápido. Alguma coisa mudou?

  6. Apliquei em LCI IPCA há três meses e me arrependi. A duração dela é de 4 anos. Como posso resgatá-la?? Obrigada.

  7. Fiz a compra de um CDB com vencimento em 2023.
    Não me atentei que nesta modalidade só poderia resgatar no vencimento e não antes.
    Há algum meio jurídico onde posso resgatar o valor abrindo mão do rendimento?

  8. FRANCIMAR SATYRO on

    UMA QUESTÃO COMUM, TANTO A NÍVEL NACIONAL COMO INTERNACIONAL, QUE NOS EUA JA’ RESULTOU EM CONDENACAO DE BANCOS, EM QUE A VENDA DE PRODUTOS DE INVESTIMENTOS COMO COI OU CDB, COM FALSAS EXPECTATIVAS EM QUE NAO HA UMA CERTEZA DE GANHO REAL APESAR DOS BANCOS VENDEREM COMO UM BOM NEGÓCIO! É O CASO DA MINHA MÃE, ASSIM PERGUNTO COMO AGIR CONTRA
    OU NO BANCO, PARA RESGARTAR IMEDIAMENTE O RECUSOS INVESTIDO SEM MUITO PREJUIZO E EM ULTIMO CASO ACIONAR A JUSTIÇA ⚖?

    • Boa noite, como funciona esta situação informada abaixo.

      Clientes têm transtornos com SICOOB – Sistema Cooperativo do Brasil em Seringueiras, após realização de TED – Transferência Eletrônica Disponível

      Um Cliente do Banco Bradesco realizou dois TED – Transferência Eletrônica Disponível na data de 17/10/2019 no valor de R$14.602,00 e outro na data de 23/10/2019 no valor de R$20.750,00 totalizando R$35.352,00 e na de 19/12/2019 após consulta no Sistema do SICOOB verificou a inexistência do crédito em sua conta sendo que todos os valores foram debitados na conta do cliente do Bradesco.

      A Transferência Eletrônica Disponível foi criada pelo Banco Central em 2002 e funciona como um DOC, entre instituições autorizadas pelo BC.

      Importante destacar que as próprias instituições bancárias em seus sites esclarecem que se por acaso você errar algum dado, o dinheiro volta para sua conta no dia seguinte. Caso não entre na sua conta nem na do beneficiário, contate seu banco para ver o que aconteceu. Esse tipo de problema é facilmente resolvido. Um dado importante: o dinheiro envolvido em DOC ou TED nunca se perde. Desta forma os clientes prejudicados com todos esses transtornos aguardam respostas dos gerentes das instituições bancárias de suas localidades.

      As instituições financeiras esclarecem ainda que o valor é creditado na conta do beneficiário poucos minutos após a sua autorização, desde que feita até as 17h. Se você agendar um TED depois desse horário, o valor só aparecerá na conta do beneficiado no dia seguinte.

      As instituições informam também os dados necessários para as transações que são: para
      DOC ou TED, o emitente vai precisar do nome completo do beneficiário, CPF ou CNPJ, os dados bancários (banco, agência e conta) e o tipo de conta (corrente ou poupança). Em relação ao número banco, ele é identificado por uma sequência de três números e chamado de Compe. O do Sicoob, por exemplo, é o 756. As próprias instituições bancárias informam em seus sites sobre a devolução informando que TED será devolvido em até 1h a contar do envio e o DOC deverá ser devolvido em 2 dias úteis, o que não ocorreu na situação dos clientes envolvidos.

  9. Apliquei o dinheiro em um Fundo de Investimento mas a aplicação ainda não liquidou. A Cota de Resgate é de 180 dias corridos. É possível cancelar este investimento antes de liquidar?

  10. Olá
    Fiz uma retirada no plano plano privado vgbl faz dez dias agora estou precisando com u

    rgência fazer outra retirada mas o banco diz que só após dois meses isso é correto.
    Não tem outro meio pra eu fazer a retirada
    aguardo sua ajuda obrigada.

  11. Oi! Gostaria que me ajudasse s resolver um enorme problema:
    Fiz um plano de Previdência VGBL Bradesco, e estou com a uma dívida no valor da Previdência!][
    Por que o Gerente insiste em di\er que não posso resgatar?
    Obrigada

  12. meu banco foi vendido, gostaria de saber se posso pedir a devolução do seguro que tinha qdo trabalhava e a previdência.
    obrigada

  13. Boa tarde!!
    Gostaria de saber e se possível informar, qual seria “o momento” para eu resgatar um investimento, liquidar o valor investido? Envolvendo metas pessoas, conjuntura econômica e até imprevistos no caso de saúde ou outras situações. Me explicasse de que forma resgataria o valor, sem deixar de continuar aplicando.

    • Não há resposta única para isso. Depende do seu planejamento, seus objetivos e como você estrutura sua carteira de investimentos. Isso é individual de cada investidor.
      Abs,

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