*Este artigo foi produzido pela FinanZero com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Está pensando em fazer um empréstimo, mas não sabe como funciona? Tem dificuldade de encontrar e identificar as opções disponíveis mercado e aquela que se encaixa melhor em cada situação?

Fique calmo! Esse post vai lhe ajudar a encontrar o empréstimo certo, que cabe no seu bolso.  Continue a leitura e saiba como encontrar exatamente o que procura no que se refere ao crédito pessoal sem perder as rédeas do seu controle financeiro!

Em alguns momentos da vida é possível precisemos recorrer aos empréstimos bancários, seja para realizar um projeto ou até mesmo usar o dinheiro para uma emergência. Ao decidirmos optar pelo empréstimo vemos em nossa frente diversas possibilidades de crédito, que podem nos confundir e até nos fazer escolher a alternativa errada.

Para não cair nessa enrascada, vamos bater um papo sem enrolação sobre dois tipos de empréstimos que são muito famosos: o Refinanciamento e o Crédito Pessoal.

Refinanciamento

A palavra refinanciamento é popular principalmente na internet, mas muitos ainda se perguntam o que ela realmente quer dizer. O nome longo pode até nos deixar um pouco confuso, mas não se assuste: o refinanciamento é algo seguro e fácil de fazer.

Pode até não parecer, mas o refinanciamento é uma forma mais simples de conseguir um empréstimo, na qual você coloca o seu imóvel ou automóvel (carro/caminhão) como garantia de pagamento e, ao fazer isso, suas chances de ter seu crédito aprovado aumentam.

Entretanto, caso você escolha realizar um Refinanciamento de Veículo, é necessário que o automóvel 100% quitado e em seu nome, sem nenhum empecilho jurídico e com os documentos em ordem. Se tudo estiver dentro dos padrões do banco, seu empréstimo é liberado no máximo em até 48 horas, podendo contar ainda com as melhores taxas do mercado.

Já no caso de colocar imóvel como garantia é necessário apenas ter quitado 60% do mesmo, podendo colocar não apenas sua residência, mas sim uma sala comercial ou até mesmo um terreno.

O refinanciamento pode ser feito por bancos ou financeiras autorizadas, nas quais você consegue realizar pelo Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Porém, o que diferencia este produto das demais linhas de crédito seria que, ao colocar seu bem alienado ao banco, você tem acesso às menores taxas do mercado, conseguindo valor mais altos do que no empréstimo pessoal e ainda podendo utilizar seu bem normalmente.

Mas por que isso acontece?

Ao colocar um bem em garantia você acaba tendo mais credibilidade junto ao banco, ou seja, o órgão financeiro que irá lhe conceder o empréstimo confia mais em você já que, caso não seja honrado as dívidas, os bens serão levados a leilão e o dinheiro será revertido para o pagamento das parcelas em aberto.

Se você é uma pessoa que tem comprometimento quando se trata de empréstimos, esta sem dúvida pode ser a melhor opção para você. Para realizar esta opção de empréstimo, ou qualquer outra, lembre-se de NUNCA realize qualquer tipo de depósito antecipado.

Crédito Pessoal

Agora vamos conhecer o empréstimo mais utilizado do Brasil, o Crédito Pessoal conhecido também por Empréstimo Pessoal.

O empréstimo pessoal, por sua vez, é uma ótima opção para quem necessita de dinheiro sem precisar apresentar uma garantia. Ele é indicado para casos nos quais o solicitante necessite de um dinheiro extra para alguma situação.

A vantagem do Empréstimo pessoal é que ele é a forma mais simplificada de contratar este serviço; as parcelas não pesam no final do mês, podendo pagar pelo débito automático na sua conta bancária, cheque ou até mesmo boleto. A data do vencimento fica ao seu critério, ou seja, você é livre para se programar financeiramente.

O depósito da quantia emprestada acontece geralmente de forma rápida, depois de passar pela análise da financeira ou banco e ser aprovado, em até 48 horas úteis o dinheiro cai na sua conta e já se encontra disponível para você usá-lo como bem entender.

Para muitos o crédito pessoal pode ser um bicho de sete cabeças, porém com a opção de efetuar seu pedido online ficou muito mais simples do que se espera, já que o serviço é muito semelhante ao realizado no banco, acrescido da comodidade de se fazer isso pela tela do seu celular e em qualquer lugar.

Solicitando o crédito pessoal online você deixa de enfrentar longas e demoradas filas no banco. Entretanto, para a realização de qualquer tipo de empréstimo, é necessário ficar atento: nunca realize depósitos antecipados para qualquer tipo de taxas, não caia nessa!

Refinanciamento ou Crédito Pessoal?

As menores taxas do mercado são destinados aos Empréstimos com Garantia ou Refinanciamento, ou seja, se você tem um imóvel ou automóvel escolher este tipo de empréstimo é sua melhor opção.

Já que, desta maneira, o banco tem alguma garantia caso você se torne inadimplente, isso  significa que o imóvel ou automóvel estará vinculado ao banco, porém continua em seu poder, ou seja, você ainda continuará utilizando seu carro ou sua casa normalmente, e só inicia o pagamento do parcelamento do empréstimo após receber o dinheiro em conta.

Porém, caso você não possua nenhum bem que esteja em seu nome, a melhor opção é a linha crédito Empréstimo ou Credito Pessoal. Após a avaliação de seu perfil na praça o banco pode aprovar seu pedido e, em um curto espaço de tempo, você já tem seu dinheiro em conta, começando a pagar as parcelas somente após receber o empréstimo pessoal.

E você, já fez um refinanciamento ou crédito pessoal em algum momento da sua vida? Compartilhe suas experiências conosco!

 

*A FinanZero é um correspondente bancário que oferece, por meio de uma plataforma online, um serviço gratuito e inteligente de comparação de opções de empréstimo pessoal ou refinanciamento de veículos disponíveis em bancos e financeiras.

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *