A rentabilidade é uma das características mais importantes ao investir. Afinal, os investidores procuram ganhar mais com suas aplicações. Inclusive, muitos procuram por rendimento diário ao alocar recursos. Você sabe o que é isso?
Entender de que forma o investimento paga a rentabilidade, e se isso acontece todo dia ou não, é essencial para fazer suas escolhas. Assim, você pode ter mais informações para avaliar quais investimentos são mais interessantes para o seu caso.
Para saber mais, continue a leitura. Neste conteúdo você verá o que o rendimento diário significa na prática!
O que é rentabilidade?
Antes de entender sobre rendimento diário, é preciso saber o que é a rentabilidade. Esse termo é usado nos investimentos para referenciar a capacidade deles de gerar lucros aos investidores. Geralmente, o rendimento é apresentado em porcentagem.
Ao conferir títulos de renda fixa, você pode ver uma aplicação prefixada que oferece 12% ao ano, por exemplo. Essa taxa é a rentabilidade dele. Assim, para entender quanto você receberá, basta multiplicar esse valor pelo que você investiu.
Para um investimento de R$ 1.000 por um ano, a rentabilidade de 12% ao ano significa R$ 120 de lucros. Contudo, isso não quer dizer que você poderá sacar exatamente esses ganhos. Isso porque existem conceitos diferentes de rentabilidade:
- rentabilidade nominal: também chamada de bruta, ela representa o rendimento antes de deduzir impostos e taxas;
- rentabilidade líquida: é o rendimento menos as taxas e impostos;
- rentabilidade real: desconta a inflação na hora de calcular os lucros obtidos.
O que é e como funciona o rendimento diário?
Depois de saber o que é a rentabilidade, você pode entender melhor o rendimento diário. Ele acontece quando um investimento tem correção do valor investido diariamente. Ou seja, todos os dias úteis haverá algum rendimento.
Você pode ficar em dúvida quanto a isso porque os títulos de renda fixa costumam apresentar as taxas de rentabilidade anual. Mas, na prática, não significa que apenas a cada ano você verá o valor do título mudando.
Nos investimentos com rentabilidade diária, há uma proporção do rendimento anual diariamente. Considerando o exemplo do título com taxa de 12%, quer dizer que a cada dia o preço do título pode aumentar o valor proporcional, de modo que ao fim do ano corresponda a 12%.
Agora você pode perguntar: todo título de renda fixa tem rentabilidade diária? Na verdade, não. Na poupança, por exemplo, o rendimento só se dá uma vez por mês. Com isso, o dinheiro precisa chegar ao aniversário de depósito para que você obtenha rendimentos.
Caso você tire o valor antes de ele ficar 30 dias na poupança, não haverá ganhos proporcionais ao período. Ou seja, suponha que você tem um valor investido por um ano. Ele rendeu a cada mês, mas se você resgatar faltando 1 dia para o próximo aniversário, não receberá o rendimento do último mês.
Rentabilidade diária é o mesmo que ganhos diários?
Agora você sabe o que é a rentabilidade diária, mas será que isso significa ter ganhos diariamente? Na renda fixa isso geralmente é verdade: existem títulos que rendem diariamente costumam trazer ganhos consolidados a cada dia.
Entretanto, é preciso estar atento a um fenômeno chamado de marcação a mercado, que faz o valor dos títulos ser atualizado de acordo com a curva de juros. Isso muda o preço do título no mercado diariamente — e nem sempre traz lucro.
Assim, se você vender antes do vencimento um título que sofra com a marcação a mercado, pode ser que tenha prejuízo por conta desse mecanismo.
Já na renda variável, por conta da volatilidade, as variações de preço são diárias, podendo oscilar as cotações para cima ou para baixo. Ainda, só haverá lucro ou prejuízo, de fato, com a venda do ativo.
Rendimento diário significa liquidez diária?
Uma dúvida comum quando se fala em rendimento diário é entender se ele representa o mesmo que liquidez diária. Você precisa aprender que os dois conceitos são diferentes. Enquanto o rendimento trata do retorno que o investimento pode trazer, a liquidez se refere ao acesso ao dinheiro.
A liquidez é alta quando é fácil resgatar o valor. Nesse cenário, a liquidez diária significa que você pode pedir o resgate e receber seu dinheiro de volta em até um dia útil. Mas ela não tem relação direta com a rentabilidade.
Ou seja, um investimento pode ter rentabilidade diária e não ter liquidez diária. Além disso, é possível que você resgate uma aplicação com liquidez alta e não tenha ganhos ou, até mesmo, tenha prejuízos.
Como você viu, isso pode acontecer nos títulos devido à marcação a mercado ou nos ativos da renda variável — é o que acontece ao vender uma ação com cotação inferior ao preço de compra.
Já em investimentos com rendimento diário e liquidez diária, como alguns que você conhecerá a seguir, as duas características estão juntas. Logo, eles trazem vantagens ao investidor porque é possível retirar o dinheiro a qualquer momento sem perdas.
Existem investimentos que rendem todo dia?
Se você busca receber rendimentos diários, vale a pena saber quais são os investimentos que podem render todo dia.
Por exemplo, o certificado de depósito bancário (CDB) é uma aplicação de renda fixa emitida por bancos. Existem muitos CDBs no mercado, sendo que é comum que os pós-fixados (atrelados a um índice financeiro) apresentem rendimentos diários e, muitas vezes, tenham liquidez diária.
Outro exemplo é o Tesouro Selic, título pós-fixado emitido pelo Tesouro Nacional para captar recursos para o Governo. Ele tem liquidez diária e apresenta rendimento diário. Assim, se você resgatar o dinheiro antes do prazo, recebe a rentabilidade proporcional e não tem riscos de perda do capital.
Também existem outros títulos que têm variação diária no preço, mas não necessariamente rentabilidade diária. Isso acontece por conta da marcação a mercado, que você já conheceu.
O rendimento combinado para eles é garantido só no vencimento, então você não recebe a proporção diariamente — ainda que o montante diário possa ser sinalizado considerando a proporção dos ganhos.
Gostou de saber o que é rendimento diário? Lembre-se de que, em alguns casos, nem sempre a mudança diária dos preços significa ganhos. Por isso, se você deseja ter rendimento diário consolidado, fique atento aos títulos com essa característica!
Quer aproveitar essas informações nos seus investimentos? Veja 5 dicas para começar a investir na renda fixa!