Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »

Rentabilidade da LCI: É o que todos querem saber sobre o assunto. A LCI é a sigla de Letra de Crédito Imobiliário. Já falamos aqui no blog sobre a LCI, quando perguntados por um leitor sobre essa modalidade de investimento. Como continuo recebendo muitas perguntas sobre ela, falaremos novamente. E o principal interesse dos investidores é justamente sobre a rentabilidade da LCI.

A principal vantagem da LCI sobre outras aplicações financeiras é que ela é isenta de Imposto de Renda. Dessa forma, com taxa nominal inferior, a rentabilidade da LCI é bem superior ao CDB na maioria dos casos.

Principais vantagens da LCI:

  • Isenção de imposto de renda
  • Garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) em até 250 mil reais por CPF, por instituição – mesma garantia da poupança!
  • Rentabilidade da LCI superior ao CDB, normalmente

Desvantagens:

  • Liquidez – normalmente a LCI possui prazos pré-definidos para resgate, dificultando

Como é calculada a rentabilidade da LCI?

A LCI, assim como a maioria dos CBDs paga um % do CDI. Ou seja, se o CDI for 10% num prazo de 12 meses, e você aplicar numa LCI que rende 90% do CDI, então a rentabilidade da LCI será, ao final dos 12 meses, 9,00%.

Existem também algumas LCI pré-fixadas.

E quanto ao imposto de renda? Quanto é essa vantagen da LCI sobre um CDB?

Bem, como falamos, a LCI é isenta de IR. Agora vamos entender como se dá essa vantagem.

Os CDBs e os investimentos em renda fixa, no geral, são tributados conforme uma tabela que considera o tempo em que o dinheiro está aplicado.

Veja a tabela de tributação do CDB e de outros investimentos em renda fixa, abaixo:

  • Aplicações de 0 a 6 meses – imposto de 22,5% sobre a rentabilidade
  • Aplicações de 6 a 12 meses – imposto de 20% sobre a rentabilidade
  • Aplicações de 12 a 24 meses – imposto de 17,50% sobre a rentabilidade
  • Aplicações superiores a 24 meses – imposto de 15% sobre a rentabilidade

Comparando a rentabilidade da LCI com a rentabilidade do CDB:

Parâmetros

  • CDB de 100% do CDI
  • LCI de 90% do CDI
  • CDI: 10% a.a. (exemplo)
  • Prazo da aplicação: 1 ano + 1 dia

Fazendo as contas:

  • Rentabilidade do CDB = 10% x 100% = 10% a.a.
  • Tributação do CDB = 10% x 17.5% = 1,75%
  • Rentabilidade líquida do CDB = 8,25%
  • Rentabilidade da LCI = 10% x 90% = 9,0% a.a.
  • Tributação da LCI = 0%
  • Rentabilidade líquida da LCI = 9,0%

Dessa forma, podemos fazer uma conta diferente: Para esse prazo, a rentabilidade da LCI de 90% do CDI equivale a um CDB a que taxa?

Fazendo as mesmas contas, poderíamos dizer que, para um prazo superior a 12 meses, a rentabilidade da LCI com 90% do CDI, equivale a um CDB de 109% do CDI!

Em prazos menores,essa diferença é ainda maior, pois a tributação da renda fixa é maior.

Usando os mesmos parâmetros acima, mas modificando o prazo da aplicação (5 meses, por exemplo), a rentabilidade da LCI de 90% do CDI, equivaleria a um CDB de 116% do CDI!

Então a LCI é sempre melhor que o CDB?

Normalmente sim. Mas há de se considerar que a LCI possui prazo de resgate definido, o que favorece aos investidores que possuem suas finanças organizadas. O ideal é manter uma parte da reserva em CDBs, com resgate imediato, mas também posicionar a parte do capital com necessidade mais longa, em LCIs, sem dúvida alguma.

A LCI possui garantia do FGC, ou seja, independente do banco onde você aplique, até 250 mil, estará protegido mesmo num caso extremo de quebra desse banco.

Para saber mais sobre o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), visite: http://www.fgc.org.br/

Como investir na LCI?

Conte com nossa assessoria de investimentos. Para que um assessor entre em contato com você, veja como funciona o nosso serviço e solicite seu atendimento aqui: https://andrebona.com.br/site/assessoria-de-investimentos/

Grande abraço,

André Bona

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. astenio    

    Olá,
    Só uma pergunta, caso a RF, o MP, a PF, etc, não trave essa atual tendência de Marketing Multinível (MMN), do tipo TelexFREE, Multiclick e outros, que dão uma rentabilidade ao ano de aproximadamente três vezes, repito, três vezes o capital investido, o que será dessas aplicações bancárias que oferecem rentabilidade microscópica, bem inferior aos índices de inflação?

    1. André Bona    

      Prezado, aqui nós falamos de investimentos legalizados, regulamentados e fiscalizados por orgãos como Banco Central e CVM. As pessoas que leem nosso espaço preocupam-se em preservar seu patrimônio e, além disso, reduzir riscos. Fazer um investimento que corre o risco de intervenção de Receita Federal, Ministério Público e Polícia Federal, são coisas relativas realmente a páginas policiais e não de economia.
      Se você acha a rentabilidade de aplicações LIVRES de risco no Brasil baixas, então compare com as do primeiro mundo.
      Sobre telexfree, não comento sobre pirâmide. De tempos em tempos ressurgem essas febres e me impressiona como as pessoas caem nas mesmas artimanhas. Procure algo na internet sobre Telextreme. Era algo parecido, criado alguns anos atrás. Exatamente nos mesmos moldes. Sumiu.
      Normalmente não aprovo comentários como esse que fez, mas fiz dessa vez apenas para que fique aqui registrado a sua “propaganda” pra quando o negócio ruir, eu ter aqui documentado que avisei.
      Pense comigo: trata-se sempre de uma relação risco x retorno. Se você acha que pode obter alto retorno, o risco vem junto.
      Além do mais, essas aplicações financeiras rendem alguma coisa com o dinheiro PARADO. Para obter rentabilidade nessa pirâmide aí que você fala, você tem que trabalhar arduamente pra ela. São coisas diferentes. Mas não se iluda. Essas coisas já existiram várias vezes. E acabaram. E já nascem com esse objetivo: acabar. É esperar pra ver.

      1. daniel    

        nesse momento o amigo acima que colocou grana na telexfree deve estar chorando ou protestando por ai. rsrs

        1. André Bona    

          Pois é… rs… E não foi por falta de aviso… rs…

          Pra você ter uma idéia, quando publiquei esse artigo relacionei CDBs do banco BVA, que posteriormente quebrou. Mesmo assim, quem investiu dentro dos limites do FGC (como é minha sugestão), teve todo o dinheiro de volta sem problemas.

          Já o pessoal da pirâmide aí… página policial…

    2. guilherme    

      Astênio vc só pode estar d sacanagem. O site fez um trabalho excelente escrevendo o artigo e vc vem falar d esquema de pirâmide? Ou vc é um pilantra q vende esse tipo d “investimento” ou um otário q cai nesse tipo d conto.

      1. André Bona    

        Hahaha Guilherme!

        Só deixei passar na moderação pra ficar a prova do golpe posteriormente, como acabou ficando… rs… Abs,

        1. Marcelo Toniato    

          comparar Telexfree com aplicação é sacanagem. kkkkkk

  2. Rafael de Almeida Leite    

    Olá, existe algum portal na internet para comparar a taxa de rentabilidade dos principais bancos nos investimentos em LCI?

    1. André Bona    

      Olá Rafael!

      Que eu saiba não, até porque as taxas podem variar diariamente. Os clientes de corretoras tem esse acesso. Se te interessar, conheça nosso serviço de assessoria, no menu superior da página.

      Abs,

  3. Isaias    

    Na hora da declaração de imposto de renda(DIRPF), o rendimento do LCI será lançado como isento ou tributado?

    1. André Bona    

      Olá Isaías, como vai?

      Eu poderia escrever tudo detalhadamente aqui pra você, no entanto, o Blog do Investidor já fez um artigo sobre isso, com o passo a passo completo.

      Vou colocar aqui o detalhamento que eles já disponibilizaram no Blog deles:
      =================
      LCI e CRI

      Este artigo apresenta um resumo sobre a tributação da Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e do Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e um guia passo a passo de como incluí-los na Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física.

      Tributação
      Os rendimentos da LCI, CRI e LH são isentos de Imposto de Renda.

      Declaração anual de LCI e CRI no Imposto de Renda
      Tenha em mãos o Informe de Rendimentos enviado pela instituição emissora do título, ele contém todos os dados que serão necessários. Caso não receba o Informe de Rendimentos do emissor, busque as informações junto à instituição financeira ou corretora na qual o título foi adquirido.

      I. Como declarar os ganhos (rendimentos) de LCI e CRI?

      O valor dos ganhos declarados corresponde à soma dos valores creditados como rendimento na sua conta ao longo do ano. No programa IRPF 2012:

      Entre na opção Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
      IRPF – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
      Clique no botão à direita de 24.Outros (especifique)
      IRPF – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis – Outros
      Clique no botão Novo
      IRPF 2012 – Rendimentos: Novo
      No campo Especificação, digite uma descrição contendo o tipo de investimento (LCI ou CRI), o nome e o CNPJ do emissor, conforme consta no Informe de Rendimentos e, caso seja aplicável, as informações sobre o agente de custódia (instituição financeira intermediária ou corretora)
      No campo Valor, digite o valor dos ganhos (rendimento) com cada título exatamente como consta no Informe de Rendimentos
      Clique em OK

      Se necessário, repita o procedimento dos passos 3 a 6 para incluir o rendimento de outros títulos, conforme a figura abaixo

      IRPF 2012 – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis – Quadro Auxiliar
      Clique em OK

      II. Como declarar o saldo investido em LCI e CRI?

      O valor que deve ser declarado na seção de Bens e Direitos corresponde à soma dos valores investidos nesses títulos. No caso de resgates parciais, o valor investido é reduzido proporcionalmente. No programa IRPF:

      Entre na opção Bens e Direitos
      IRPF – Bens e Direitos
      Procure entre as opções existentes se existe alguma linha com a discriminação “LCI do Banco XYZ, CNPJ 99.999.999/0001-99″. Caso já exista essa linha, selecione essa linha, clique no botão Editar e pule para o passo 5 abaixo. Caso não exista, clique no botão Novo
      IRPF – Bens e Direitos – Detalhes da LCI
      No campo Código, escolha a opção 49 – Outras aplicações e Investimentos
      No campo Discriminação, digite uma descrição contendo o tipo do investimento (LCI ou CRI), o nome e o CNPJ da instituição financeira conforme consta no Informe de Rendimentos. Opcionalmente, podem ser incluídas informações sobre o agente de custódia
      No campo Situação em 31/12/2012, digite o valor do saldo investido exatamente como consta no Informe de Rendimentos
      Clique em OK
      Se necessário, repita o procedimento dos passos 2 a 6 para incluir o saldo investido em outros títulos

      Crédito: Blog do Investidor

      ============

      Abs,

      André

  4. Ronan    

    Olá boa tarde! Tenho grande interesse em me tornar investidor mas o medo é grande, estou procurando estudar bastante sobre o assunto e tenho gostado muito do material que vocês tem disponibilizado.

    Procurei o meu banco (BB) e o LCI foi a indicação, com 80% da CDI, e tem também um CDB com 92% da CDI, qual é o mais vantajoso?

    1. André Bona    

      Ronan, você precisa fazer essas avaliações. Veja que disponibilizamos os conteúdos gratuitamente para auxiliá-lo nesse processo, mas você precisará aprender sobre as tributações dos investimentos e assim chegar a conclusão.

      Para entender melhor como funciona a nossa assesssoria de investimentos, nós disponibilizamos dois conteúdos contendo as dúvidas mais recorrentes:

      1) Vídeo explicativo: https://andrebona.com.br/site/assessoria-de-investimentos/

      2) Perguntas e respostas: https://andrebona.com.br/site/faq/

      Sugiro que verifique os dois links informados acima e, caso persista alguma outra dúvida, fique a vontade para nos contatar via chat online.

  5. angélica    

    prezado, gostaria de saber se a LCI é livre de tributação,e se no caso de pessoa jurídica paga se IR? Pq de acordo com algumas pesquisas essa isenção só vale para pessoa física.

    1. André Bona    

      Exato! Isento de IR para pessoa física.

  6. Luiz    

    Olá caro André. Desde já agradeço sua atenção. Mas poderia por favor explicar conseguiu este resultado?

    “Tributação do CDB = 10% – 17.5% = 1,75%”

    1. André Bona    

      Certamente Luiz. Se um CDB apresentar rentabilidade de 10% em 1 ano, por exemplo, terá um imposto de 17,5% sobre a sua rentabilidade.

      Uma rentabilidade de 10% tendo um desconto de 17,5% sobre ela (rentabilidade), esse desconto será de 1,75% (que é 17,5% da rentabilidade de 10%. Basta que você calcule quanto é 17,5% de 10. Verá que é 1,75.

      E seguindo o raciocínio, ao reduzir a rentabilidade de 10% do custo do imposto, você terá a rentabilidade liquida, de 8,25% a.a.

      Fazendo a prova pra facilitar:

      > Aplicação: 100 mil
      > Rentabilidade (10%) = 10 mil.
      > Imposto (17,5% sobre rentabilidade) = 1.750,00
      > Rentabilidade liquida = 8.250,00

      > Rentabilidade bruta: 10%
      > Impostos sobre rentabilidade: 17,50% = 1,75% do total
      > Rentabilidade líquida: 8,25%

      Entendeu?

      Abs,

      André

    2. André Bona    

      Na verdade, Luiz, ficou confuso mesmo. O correto é 10% x 17,5%. Vou corrigir no artigo. Abs,

  7. Luiz    

    Caro André. Agora ficou claro. Mais uma vez agradeço sua atenção e presteza. Cordial abraço. Luiz

    1. André Bona    

      Eu que agradeço pelo alerta Luiz! Abs,

  8. Caio    

    Olá, gostei da explicação. Mas ficou uma dúvida: Os rendimentos da LCI são diários, mensais ou só no resgate?
    Exemplo hoje a Cetip está em 11,09 %, a LCI do BB rende 80% e com vencimento em 2 anos, então dá 8,872% ao ano. Mas se HOJE eu comprasse uma LCI do BB, meu rendimento se baseia na Cetip de hoje? de daqui a 2 anos? Ou é fracionada diariamente ou mensalmente para cada variação da cetip?

    1. André Bona    

      Olá Caio! Quando dizemos que o CDI está a 11,09% a.a. significa o CDI ANUALIZADO. Mas a taxa mesmo é calculada diariamente. Então, a rentabilidade vai acompanhando um % desse CDI todos os dias. Se a Selic aumenta e consequentemente o CDI também, no meio do caminho ele vai acompanhando esse movimento. Trata-se de um aplicação Pós-fixada atrelada ao CDI. Ela também existe nas modalidades pré-fixadas e até mesmo atreladas ao IPCA. Mas no exemplo do artigo estamos falando de pós-fixadas atreladas ao CDI.

      Abs,

  9. bruno    

    André, boa tarde. Parabéns pelo conteúdo.
    apliquei 18k na cdb do itau, com rendimento final de 95%do cdi, pretendo deixar no mínimo o prazo max. ou seja 720 dias. Será que seria melhor aplicar no lci do bb q pagam 80% do cdi sem a dedução de ir ao final? como faço essa conta, levando em consideração as taxas atuais como parâmetro uma vez que são variantes?

    Outra dúvida, aonde seria melhor deixar uma reserva para urgências : cdb, cdb di, td, lft …. caso precise usar a quantia …

    Desde já agradeço. Um abs

    1. André Bona    

      Olá Bruno!

      Bom, 95% do CDI para 17 mil não é uma taxa ruim. Porém você pode ter SELIC na LFT e ter um bom fundo DI com liquidez imediata pra te dar 100 a 102% do CDI.

      Se a LCI estiver te pagando 80% do CDI, no final do prazo, em 2 anos, ela equivalerá a 94% do CDI. Portanto será a mesma coisa. Só será vantajoso se você tivesse que resgatar o dinheiro em prazo mais curto. Como vai levar pra mais longe, o benefício tributário da LCI será menor pra você.

      A conta da LCI frente a uma modalidade de investimento que tenha IR é simples.

      Pense comigo: 100% do CDI bruto = a quantos % do CDI líquido (descontado o IR)?

      Se de 0 a 180 dias a aliquota de IR é 22,50%, logo, até 180 dias, 100% do CDI bruto = 77,50% do CDI líquido
      Se de 180 a 360 dias dias a aliquota de IR é de 20%, logo, 100% do CDI bruto = 80% do CDI líquido no período
      Se de 360 a 720 a alíquota é de 17,5%, logo 100% do CDI bruto = 82,5% do CDI líquido
      Se acima de 720, é 15%, logo 100% do CDI bruto = 85% do CDI líquido

      =====

      Assim, você pega o tempo que pretende permanecer e faz a conta. Exemplo, ficarei mais de 2 anos.

      Logo, tenho um CDB a 100% do CDI e uma LCI a 85%, nesse prazo, renderão a mesma coisa.

      A reserva de emergência pode ser montada em CDBs, LFTs, Fundos DI e fundos de renda fixa com boa liquidez. A próxima etapa é achar os produtos que estejam com melhores perspectivas de rentabildiade.

  10. Bruo    

    André, obrigado.

    Duvida sanada, achei que no final de acordo com o prazo que manterei o investimento, seria mais ou enos a mesma coisa, cdb x lci, para o meu caso claro…

    Entendi pela sua resposta, que se por acaso eu quisesse melhorar meus rendimentos, a LFT seria uma boa opção, certo? pode ser que eu consiga um rendimento melhor, 100 a 102% do cdi, certo? há dedução de ir sobre os lucros / tx de adm? Posso aplicar diretamente através do gerente da conta, no meu caso Itau ou talvez seria melhor agenciar através de uma corretora (xp, easyinvest ….)? Ou será que a diferença seria pouca em relação a lft x cdb (que atualmente possuo)?

    Aproveitando, acha que é um bom momento para comprar ações da Petro ou ainda é arriscado?

    Muito obrigado pelas explicações e ajuda. é de muita valia. Como pode perceber estou começando nesse mercado e procurando estudar mais ….

    Um abs.

    Bruno

    1. André Bona    

      Olá Bruno!

      Não. No caso a LFT te pagará Selic. Selic anualizada está em 11,75% e CDI anualizado 11,59%. Se você tem 95% do CDI, você tem 11,01% (11,59 x 95%). Se você tiver a LFT, vai ter 11,75% – CBLC – corretora (a 0,10%) = 11,35% a.a. Mais que o CDB em questão. Mas será próximo de 98% do CDI.

      Melhorar um pouco mais, se fosse prum fundo DI que desse entre 100 e 102% do CDI.

      Sobre Petro, nada a declarar. Não comento sobre papéis específicos.

      Abs,

  11. bruno    

    Obrigado André. Diferença pouca né? Acho que manterei aonde estou e começarei a arriscar um pouco mais com quantias menores para conhecer o mercado e as outras formas de investimento.

    Muito obrigado. abs.

  12. Taynan    

    qto ta rendendo a lci que paga 80% do di?

    1. felipe    

      Taynam

      Depende de quanto você irá investir. No caso se você for investir, por exemplo, R$ 10.000 vamos tentar fazer as contas.
      Taxa DI hj : 11.59 % ao ano ( ela pode mudar com os meses )
      Juros : 80 % da taxa DI ( ou seja, se a Taxa DI não alterar durante o ano {impossível} você vai calcular assim:
      0.8 ( que é 80%) x 11.59 = 9.272% ao ano do valor investido, ou seja durante o ano você irá ganhar +/- R$ 927,00 no final do ano. Dependendo se a taxa não diminuir você irá ganhar um pouquinho mais.
      Agora se você quiser saber sobre o rendimento mensal ( vamos fazer de conta que a taxa não alterou,ok?)
      Você pega os 9.272% e divide por 12 que é a quantidade de meses que tem no ano, certo? Que vai da 0.77% ao mês de juros.

      0.77% é 0.0077 na forma decimal… então 0.0077 x 10000 = 77 reais ao mês +/- .. lembrando que esses valores podem ”oscilar”, MUDAR,ALTERAR..

      Bom, é isso , André Bona, me desculpe por qualquer coisa, não estou querendo ser arrogante nem nada do tipo, na verdade estou passando pela mesma situação que ele e peço para que verifique se o que lhe disse está certo, abraço

      1. André Bona    

        Fique a vontade. Uma outra forma de você fazer é entender que o CDI é diário, em cada dia útil. Assim são 252 dias de DI por ano. Logo você pode também saber o fator do DI diariamente calcular o 80% do DI, por exemplo, ao dia, ele calcular a taxa equivalente diária.

        Eu considero particularmente desnecessário fazer essa conta, pois ela sempre é uma estimativa. Basta olhar o DI na taxa anual atual e ver se o investimento está próximo dele. Não há nenhuma necessidade de fazer a conta de quanto isso será. Se o investidor compreender o que é o DI, é bobagem e perda de tempo ficar fazendo cálculo de algo que nunca vai ser exatamente aquilo. Basta entender: se o CDI é 12,25% a.a. hoje, logo 100% do CDI é isso. Ponto. Simples assim. Se o DI sobe ou cai, tranquilo. Ainda assim, o importante é render perto dele, pois ele sempre será melhor que a poupança e sempre será muito proximo da Selic.

        Abs,

  13. Antonio    

    Deixa so eu entender uma coisa.

    O LCI é insento de IR, fato. mas pelo que sei acho que o prazo maximo de aplicação é de dois anos, daqui a dois anos, quando eu for resgatar esse valor e colocar esse valor que esta na minha conta na minha declaração anual, esse valor resgatado será tributado eu não?

    1. André Bona    

      Olá!
      Não será tributado. Investimentos entram na parte de tributação exclusiva. Não somam-se aos seus rendimentos anuais tributáveis.
      Abs,

  14. Vania    

    André, bom dia.

    Qual o melhor investimento hoje, aplicando o valor de R$40.00,00 com duração de 01 ano para obter um maior rendimento ref. ao Resgate líquido.
    Investimentos atrelados a SELIC (pode dizer qual?) , CDI (pode dizer qual? ou outro (pode dizer qual?)?

    1. André Bona    

      Vania,O

      Orientação individual, pelo nosso serviço de assessoria: https://andrebona.com.br/assessoria-de-investimentos/

      Dúvidas de conteúdo, respondemos sem problemas!

      Abs,

  15. Carlos Henrique Silva    

    Bom dia. Em um site há informação de que na XP Investimentos é possível investir 3 mil em LCI com rentabilidade de 94%, essa informação é verdadeira?

    1. André Bona    

      As LCIs são emitidas por bancos e podem ser compradas pela plataforma da XP. As taxas e condições são definidas pelos bancos e pode mudar diariamente conforme o mercado. Pode EVENTUALMENTE acontecer, mas o normal é acima de 15 mil. Abs,

  16. André Moreira    

    Olá prof Bonna. Qual a melhor disposição de carteira, hoje, para acomodar 60 mil reais? Eles estão na poupança, mas com essa inflação alta…. não tem como. Pensei em separar em lci, cdb (ou algum fundo corrigido pela inflação) e deixar um valor na poupança mesmo (para alguma emergência). O que o senhor me diz? abç.

  17. Robson    

    Olá André,

    Hoje os bancos trabalham a LCI com liquidez inferior a 6 meses ?
    supondo que passou os 6 meses e caso eu queira deixar mais tempo, a liquidez seria diária ou teria que aplicar uma taxa pre fixada?

  18. Henrique    

    André, boa tarde. Tenho aplicação em LCI na Caixa Federal. Notei que o rendimento de novembro foi menor do que o de outubro… A taxa do CDI caiu? Essa oscilação é normal, ou a situação é que está preta mesmo?

  19. André Guilherme    

    Boa tarde meu xará. Gostaria de saber se para eu reaplicar numa lci eu preciso levar a grana novamente ao banco ou só avisar lá?

  20. Lucas Duarte    

    Olá André. Primeirente parabéns e obrigado pelos vídeos e artigos em seu canal, sempre acompanho e tem me ajudado muito. Tenho um valor aplicado em LCI (pelo BB com 80% do CDI) desde agosto de 2015 e gostaria de saber se o reajuste (pagamento dos juros) é realizado sobre o valor investido ou sobre o novo montante que tenho hoje? O juros é simples ou composto? Pergunto isso, porque essa semana fui ao BB para reinvestir e o funcionário me informou que só renderia sobre o que investi inicialmente. Obrigado pela atenção!

  21. Augusto    

    Primeiramente queria parabenizar o conteúdo do site, é o primeiro site sobre investimentos que eu comecei a entender e captar algo sobre esse universo.
    Tenho lido bastante sobre investimentos de renda fixa em geral e mais ainda sobre LCI. Desculpe minha enorme ignorância devido ao fato de começar a ler sobre isso recentemente, porém tenho uma pergunta. Tenho um valor que gostaria de investir em LCI, porém tenho uma duvida simples em relação ao rendimento. Digamos que eu tenho um rendimento de 10% ao ano, e meu contrato com o banco escolhido seja de 2 anos para o resgate do dinheiro investido.Esse rendimento de 10% que eu tenho ao ano eu só consigo tirar do banco após os 2 anos de contrato, ou isso me gera uma renda mensal de 0,83% que caia na minha conta todo mês como um salário ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *