*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

O controle financeiro é uma das principais atividades empresariais. Por meio dele, a saúde de qualquer negócio pode ser aferida, uma vez que os indicadores mais importantes são medidos monetariamente. Sendo assim, é importante jamais negligenciar os processos pertencentes a esse grupo.

Visando auxiliá-lo no controle financeiro da sua organização, hoje trouxemos algumas dicas de como aprimorá-lo por meio do uso de planilhas. Tratam-se de ferramentas extremamente simples, baratas e que podem facilitar muito sua gestão.

No final do artigo você ainda encontra o link para baixar um modelo gratuito de planilha de controle financeiro empresarial para utilizar em sua empresa. Boa leitura!

A gestão do fluxo de caixa

O primeiro aspecto (e um dos mais importantes) que pode ser controlado por meio da planilha é o fluxo de caixa. Ter uma perspectiva clara sobre as entradas e saídas financeiras ao longo do tempo é essencial para que você se planeje e tome ações no sentido de aumentar a rentabilidade.

Por meio da distribuição das despesas e receitas ao longo dos meses do ano, você tem uma perspectiva de médio prazo sobre o desempenho financeiros da sua empresa. Assim, a performance é previsível, reduzindo o número de surpresas que te aguardam pelo caminho.

O Cadastro de clientes

Outro fator muito útil para o controle financeiro empresarial e que pode ser gerido através de uma planilha, é o cadastro de clientes. Imagine quantas interações se fazem necessárias durante a apuração dos resultados e previsões para o seu negócio. Ter um cadastro atualizado nas mãos agiliza muito o trabalho, possibilitando contatos imediatos para resolução de questões.

Controle de vendas

As vendas permitem a apuração e a previsibilidade para o seu negócio. Elas são o motor do seu faturamento e precisam ser constantemente controladas para assegurar uma visão clara do desempenho de suas operações.

Sendo assim, faz todo sentido controlá-las junto dos demais itens do controle financeiro empresarial. Apenas mudando de aba, você tem a seu dispor toda a relação de vendas e condições praticadas.

Contas a pagar

No controle financeiro empresarial as contas a pagar são importantes para impedir esquecimentos e, consequentemente, penalizações por atraso. Além disso, elas compõem o fluxo de caixa, servindo com importante informação para avaliar a projeção dos próximos meses.

A nível empresarial essas questões fazem grande diferença, especialmente quando considerada a escala que assumem. Manter o controle das contas a pagar, portanto, é uma questão de gestão apropriada das saídas programadas e uma maneira simples de evitar gastos desnecessários.

Livro Caixa

O último aspecto relacionado ao controle financeiro empresarial através de planilha que queremos destacar é o livro caixa. Trata-se de um conjunto de informações que registra cada ocorrência (entrada ou saída) que representou alguma influência sobre o caixa da sua empresa.

Assim, você mantém um controle detalhado de entradas e saídas, evidenciando a data, o motivo e o saldo após a movimentação. Isso é essencial para criar rastreabilidade do seu fluxo financeiro, além de ser uma fonte ágil e simples de consulta para as informações que, eventualmente, sejam necessárias.

Controle Financeiro empresarial: o raio-x do desempenho

Um controle financeiro bem realizado pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Trata-se de uma atividade crítica, do tipo que nenhuma organização pode se dar ao luxo de negligenciar.

No entanto, falar é mais fácil do que fazer. É preciso encontrar caminhos que facilitem e tornem objetivo o desenvolvimento de cada tarefa descrita. Isso pode ser um verdadeiro desafio se o negócio não tiver uma cultura de gestão financeira enraizada.

No artigo de hoje procuramos oferecer uma ferramenta que pudesse auxiliar nesse processo, pois se trata de uma questão que ainda gera diversas dúvidas em gestores de empresa. O controle de cada etapa é igualmente importante e pode refletir intensamente no resultado empresarial.

Baixe sua planilha

O controle financeiro por planilhas é altamente dinâmico e ajuda a obter informações de forma ágil e desburocratizada. Se você gostou das dicas e acha que a ferramenta pode ajudar seu negócio, clique aqui e baixe uma planilha gratuita agora mesmo.

A consciência necessária ao empreendedor é de que a ferramenta possui limites. Se você perceber que seu negócio evoluiu em complexidade e que uma planilha já não é suficiente para controlar seu processo financeiro, talvez seja hora de cogitar a implementação de um sistema de gestão ERP. Pense nisso!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *