As fintechs têm avançado ano após ano no Brasil. Muita gente, no entanto, ainda não conhece estas startups inovadoras, que chegam ao mercado para solucionar problemas e oferecer serviços de alta tecnologia comuns ao setor bancário de maneira eficientes e menos burocrática.
E foi pensando nisso que o Portal André Bona decidiu produzir uma série inédita sobre fintechs. Hoje você vai conhecer o perfil de mais uma destas startups, que têm facilitado a vida do consumidor e resolvido suas dores no segmento dos serviços que, até pouco tempo atrás, eram oferecidos exclusivamente por grandes instituições.
Saiba um pouco mais sobre a Câmbio Nuts, que oferece aos consumidores uma forma diferente – e com muito mais benefícios – de comprar moeda estrangeira para sua viagem.
Raio-X: Câmbio Nuts
De acordo com o CEO da empresa, Marcelo de Castro, a Câmbio Nuts surgiu da observação sobre a grande carência de inovação no mercado de câmbio no Brasil – especificamente no mercado de câmbio turismo. “Este segmento de mais de R$ 70 bilhões por ano é completamente ignorado pelos grandes players do mercado”, explica Castro, mencionando o volume de gastos de brasileiros no exterior em 2018.
Segundo ele, a Câmbio Nuts nasce da parceria entre experientes profissionais do mercado financeiro e players consolidados do mercado do turismo, com o objetivo de transformar o câmbio turismo para turismo, a partir do uso da tecnologia em TI e finanças – visando diminuir burocracias e construir uma ponte entre a compra de moeda estrangeira e a viagem dos clientes.
Assim, a Câmbio Nuts oferece o serviço de compra de moeda estrangeira e adiciona a ele uma série de benefícios aos clientes – como a proteção contra variações cambiais e descontos em outras compras no site da empresa.
O diferencial da fintech, portanto, é justamente combinar a tecnologia com produtos financeiros antes inacessíveis para um turista pessoa física. “Essa combinação possibilita que, quem possui uma viagem marcada para o exterior e, consequentemente uma exposição à variação do câmbio proteja o seu poder de compra e vendas no exterior”, complementa Castro.
A solução do problema
Por meio de seus serviços, a Câmbio Nuts resolve a dor de muitos viajantes – inclusive daqueles que deixam para fazer o câmbio para a viagem na última hora, sem que seja necessário comprar moeda estrangeira aos poucos, como normalmente é recomendado por especialistas para diluir os efeitos da variação cambial.
Essa prática, apesar de recomendada por muitos acaba, no entanto, não sendo sempre eficiente, uma vez que ela não garante que o consumidor faça a melhor ou a pior compra em termos de cotação.
“A Câmbio Nuts vem para resolver este problema, permitindo que os clientes adiantem a compra da moeda estrangeira toda de uma vez! A compra é online e desburocratizada, nas melhores cotações do dia da compra e o cliente recebe em casa e não corre o risco de ver a cotação subir até o dia da viagem”, explica o CEO da empresa.
Caso a moeda estrangeira comprada se desvalorize até o dia da viagem – o que significaria que “teria sido melhor” deixar a compra para a última hora, o cliente recebe toda a queda da cotação de volta em “Nuts” como cashback, diretamente na carteira digital criada para o cliente no momento do cadastro.
O Nuts é a moeda utilizada na plataforma da fintech para compras produtos e serviços relacionados à viagem, como mais moeda estrangeira, gifts cards de transportes, consumos e serviços nos aeroportos, e ainda produtos e serviços para antes ou depois da viagem – como aluguel de equipamentos e impressão de fotografias da viagem.
“Tudo para que o cliente possa usar o que ganhou em produtos e serviços que já gastaria na viagem, aumentando assim o poder de compra destes nossos clientes em suas viagens”, reforça Marcelo de Castro.
O cenário atual
A Câmbio Nuts já está atuando no mercado e, segundo o CEO da fintech, os feedbacks sobre os serviços oferecidos pela startup são sempre positivos. “Quando as pessoas conhecem a Câmbio Nuts é como se uma porta para um novo mundo se abrisse”, aponta.
Por se tratar de um serviço inovador, no entanto, a maior dificuldade da empresa ainda é comunicar o que ela faz. “Como não existia esse serviço no mercado, as pessoas não entendem ou desconfiam do serviço, graças à incerteza que uma nova fintech deste tipo gera. Então, construir essa ponte entre os clientes e a empresa é um dos maiores desafios para a Câmbio Nuts”, reforça o CEO da companhia.
Projeções para o futuro
Apesar dos desafios, as projeções para o futuro da companhia são bastante promissoras. Para 2020, o objetivo é alcançar 100 mil clientes cadastrados. Além disso, a Câmbio Nuts espera aumentar o número de parceiros que disponibilizam serviços e produtos aos clientes da fintech.
“Nosso objetivo é ofertar ao cliente uma plataforma cada vez mais completa e ajudar as pessoas a solucionar a única dor de cabeça que uma viagem pode trazer, que é a variação cambial”, finaliza o CEO.
Serviço:
Câmbio Nuts
Site: www.cambionuts.com.br