Sou jovem, onde investir meu dinheiro?

De acordo com alguns especialistas financeiros, é muito mais interessante para um jovem entre 18 e 25 anos investir o seu dinheiro em uma formação superior do que fazer um investimento no mercado financeiro.

Tentar planejar o seu futuro, criar estratégias com “olhos de águia”, é essencial para quem deseja obter sucesso financeiro. Por isso analisar suas opções e investir na educação enquanto ainda pode contar com a ajuda dos seus pais, pode determinar o quão longe você vai chegar.

O primeiro salário ou o primeiro estágio são normalmente experiências inesquecíveis. O dinheiro parece muito mais do que na verdade é, e com o tempo percebemos que o salário mínimo nunca vai ser o suficiente. Isso se você deseja uma melhor qualidade de vida.

Nos primeiros anos no mercado de trabalho somos tentados todos os meses a gastar tudo o que ganhamos de uma vez só, depois é que percebemos que esse sentimento nunca vai embora. É necessário um plano para controlar as finanças pessoais.

Estudiosos afirmam que se você começa desde cedo, poupar acaba se tornando um habito que podemos levar para o resto de nossas vidas.

O criador do aplicativo de finanças, “Guia Bolso”, afirmou certa vez em uma entrevista que não importa porque você está poupando ou quanto, o importante é saber que poupar é tão comum para você quanto escovar os dentes.

O investimento mais escolhido pelos brasileiros, jovens ou mais velhos, é a caderneta de poupança. Para iniciar o seu pé de meia e para mantê-lo é necessário disciplina e muita estratégia. Economistas indicam depositar pelo menos 10% do salário mensal em uma conta poupança.

Atualmente existem inúmeros aplicativos que irão te ajudar a controlar suas finanças e até te ajudar com os números de sua poupança.

Wally+

A revista Exame fez uma pesquisa entre as melhores ferramentas online que vão te ajudar com a organização do seu orçamento, e manter um registro de todo dinheiro que sai e que entra.

Wally+ é um aplicativo que permite ao usuário tentar comparar sua situação financeira com a de outros usuários que também fazem uso do app. Também lhe permite fazer avaliaçõess de estabelecimentos comerciais e adicionar fotos. É uma rede social mais voltado para economia doméstica.

A intenção principal do aplicativo é mostrar para o usuário todo o final do mês o que ele anda fazendo com o próprio dinheiro, como ele esta gastando e quanto tempo ele demora para ficar sem dinheiro. Através desses dados ele te mostra porque você não está conseguindo poupar mais.

Investimentos

Se você já tem controle sobre as suas finanças e quer começar a investir, você precisa primeiramente tentar entender o mundo das aplicações financeiras. Tire um tempo para estudar esse mercado, seus riscos e suas vantagens, não comece a se aventurar ingenuamente.

Inicialmente alguns especialistas indicam que se você tiver pelo menos 500 reais para investir, pode-se começar depositando o valor em um Fundo DI com baixa taxa de administração.

Você ainda pode optar pelos títulos públicos pós-fixados e os CDBs. Mas ainda é indicado que se estude bastante a respeito dessas aplicações antes de tomar qualquer atitude, por isso, enquanto ainda existirem duvidas o interessante é permanecer na poupança e manter disciplinadamente a conduta de poupar sempre.

Orlando Fernandes, professor de economia na Escola Superior de Propaganda e Marketing, afirma que aos 20 anos você pode sim tentar correr mais riscos porque não deveria existir pressa em ganhar dinheiro nesta idade. O jovem ainda pode contar com a ajuda dos pais.

Porém, se você quer ter uma liberdade financeira em sua juventude, o arriscado não é a melhor indicação.

Já Liliane que dá aulas na Mackenzie comenta que jovens não deveriam entra no mercado de ações.

Foco e disciplina

Como você pode perceber entrar ou não no mercado financeiro é uma questão de opinião. Alguns incentivam que quanto mais cedo melhor, assim se aprende e adquire mais experiência para o futuro. Outros acreditam que o jovem deve se preparar mais.

Pode-se concordar entretanto que para lidar com dinheiro, investindo ou não, há de se ter disciplina e persistência. Pois nossa relação com ele tem que ser duradoura e sabia.

Estudar sobre finanças pessoais, e formas de se poupar dinheiro é investir no seu futuro! Seja para conseguir pagar por um ensino superior, fazer uma viagem internacional ou investir em ações.

E é isso nisso que nós queremos te ajudar aqui no Blog de Valor!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *