Conhecer o seu perfil de investidor é uma das etapas mais importantes para fazer melhores movimentações no mercado financeiro. A razão é que ele permite a você considerar suas preferências no momento de investir e tomar decisões mais adequadas para elas.
Nesse sentido, o suitability está entre as principais ferramentas para avaliar suas características pessoais e conhecer seu perfil. A partir dele, você poderá fazer investimentos mais estratégicos para alcançar seus objetivos no mercado.
Quer saber como funciona esse teste? Neste conteúdo, você conhecerá o suitability, como ele funciona e qual a importância de entender o seu perfil de investidor antes de investir.
Aproveite a leitura!
O que é o perfil de investidor?
Como você viu, definir seu perfil de investidor é essencial para estabelecer a sua estratégia no mercado financeiro. O principal objetivo é estabelecer uma classificação de acordo com sua tolerância aos riscos de perdas.
Nesse sentido, existem três tipos mais comuns de investidores no mercado:
- conservador;
- arrojado;
- moderado.
O investidor conservador é aquele que apresenta menor tolerância ao risco. Assim, ele prioriza a segurança na montagem de sua carteira de investimentos e pode declinar certo potencial de retorno em troca de mais previsibilidade em seus resultados.
Por outro lado, o investidor arrojado dá preferência para rentabilidades mais altas. Para que isso seja possível, ele costuma assumir mais riscos no mercado e renunciar a determinado grau de segurança.
Já o investidor moderado está posicionado entre os dois extremos. Desse modo, ele tem mais tolerância ao risco que o conservador, mas procura manter o equilíbrio de sua carteira com alternativas mais seguras e previsíveis.
Essa classificação considera diversos aspectos de seu estilo de vida e seus objetivos financeiros. Por isso, o perfil de investidor pode mudar de acordo com o momento em que você se encontra e suas metas para o curto, médio e longo prazo.
Qual é a importância de conhecer seu perfil?
Saber qual o seu perfil de investidor é necessário para organizar sua estratégia no mercado financeiro. O motivo é que a classificação facilita a análise das alternativas disponíveis e, consequentemente, sua tomada de decisão.
Para entender melhor, é relevante lembrar que, de maneira geral, o mercado se divide entre renda fixa e renda variável. Na renda fixa estão investimentos que estabelecem uma regra para a rentabilidade. Assim, eles se destacam pela previsibilidade.
Já na renda variável estão oportunidades com mais alto potencial de retorno. No entanto, os ativos e derivativos financeiros dessa classe não oferecem garantias de rentabilidade positiva. Muitos deles são negociados em bolsas de valores e estão expostos às variações do mercado — podendo haver perdas.
Dessa maneira, um investidor de perfil conservador pode priorizar os produtos de renda fixa. Por sua vez, o arrojado tende a optar pelos ativos e derivativos da renda variável.
Além disso, conhecer o seu perfil de investidor facilita seus estudos sobre as oportunidades do mercado. Afinal, se você tem baixa tolerância ao risco, não precisará necessariamente saber como funcionam os derivativos da bolsa — que são operações mais arriscadas.
Por fim, o entendimento facilita a realização dos seus objetivos financeiros. Como você saberá quais são as alternativas que podem compor o portfólio, será mais prático fazer as escolhas estratégias em busca de melhores resultados.
O que significa suitability?
Agora que você sabe a importância do perfil de investidor, é oportuno conhecer uma das principais ferramentas para identificá-lo. O suitability consiste em um teste que ajuda a identificar as características e preferências do investidor.
O termo vem do inglês e pode ser traduzido como adequação. A partir do questionário, a instituição financeira saberá quais são as oportunidades mais apropriadas para cada cliente, o que traz mais eficiência para o processo decisório dele.
Além disso, a própria Comissão de Valores de Mobiliários (CVM) trata sobre esse teste em suas regulações. De acordo com as instruções da autarquia, todas as instituições financeiras que atuam com investimentos devem aplicar o questionário de suitability para seus clientes, no mínimo, a cada dois anos.
Como funciona o teste análise de perfil de investidor?
Em relação ao funcionamento, o teste de suitability consegue determinar o nível de tolerância ao risco que um investidor pode assumir no mercado financeiro. A partir dessa classificação, a instituição poderá apresentar as alternativas mais adequadas para ele.
Para conseguir identificar essas características, o investidor faz o teste logo ao abrir sua conta de investimentos. As perguntas focam em elementos relativos ao estilo de vida dele e seus objetivos financeiros.
Nesse sentido, o questionário busca saber se ele já fez investimentos anteriormente e quais foram as modalidades escolhidas. Além disso, existem perguntas sobre os resultados que ele pretende atingir e em qual prazo. Outros aspectos mais pessoais fazem parte do questionário.
Com isso, o banco poderá organizar todas as respostas e definir a classificação do perfil de investidor mais adequada com base nelas. Desse modo, o cliente terá acesso às alternativas que melhor se encaixam a essas características.
No entanto, como você viu, o perfil não é imutável. Nesse sentido, caso seus objetivos ou sua experiência no mercado se alterem, você poderá fazer o teste novamente para entender se sua tolerância ao risco continua a mesma.
Como descobrir o seu perfil antes de fazer investimentos?
Como você aprendeu, a aplicação do teste de suitability é obrigatória para as instituições financeiras brasileiras conforme a CVM. Logo, você terá acesso ao questionário sempre que abrir uma nova conta de investimentos.
Porém, o teste de suitability não é a única forma de saber qual é o seu perfil de investidor antes de começar suas movimentações. Nesse sentido, o contato com uma assessoria de investimentos pode agilizar essa identificação.
O suporte profissional permite que você entenda melhor o que a classificação do perfil representa. Ademais, ele colabora para que você estruture uma estratégia mais eficiente para selecionar as alternativas mais adequadas às suas necessidades.
Como você entendeu, o conhecimento sobre seu perfil de investidor é um elemento indispensável para seus investimentos. Assim, você pode fazer o teste de suitability para identificar qual é a sua classificação no momento.
Este conteúdo ajudou você a entender melhor o significado de perfil de investidor e como descobri-lo? Compartilhe com outras pessoas que também podem ter dúvidas sobre o tema!