Tônica da Semana: E agora quem poderá nos defender?
Olhando a partida de ontem do México x Alemanha me veio a cabeça a Tônica dessa Semana…um insight sobre o que escrever … então aqui vai: “e agora quem poderá nos defender?”
Cade o Chapolin Colorado que irá nos salvar? Bolsa em modo paúra total …. precisamos de algum super-herói ou milagre…fica até difícil imaginar de onde poderia vir!
Semana passada o Paulo Guedes que é o cérebro econômico de Bolsonaro publicou suas 8 medidas ou iniciativas caso Bolsonaro seja eleito. Todas lindas, maravilhosas e de cunho bastante liberal…quase música para os ouvidos do mercado…até achei que pudesse trazer certo alento, mas aparentemente passou batido pelo mercado. Falta confiança de que eleito ele o fará, pois olhando o histórico Bolsora fez sempre o contrário do que está ali escrito.
Bolsa parece muito barata mesmo … olhando o P/E da bolsa comparada a outros latinos fica claro isso:
E olhando o histórico igualmente:
Mas a pergunta que não quer calar é: “who cares?!?!” Parece até que o gringo olha pro Brasil e diz:
Fluxo estrangeiro seguiu negativo com os gringos tendo tirado mais R$ 4 bilhões nos primeiros 13 dias de junho e um saldo total de R$ 17,6 bilhões desde fevereiro.
Só um detalhe aqui…no índice futuro os gringos já estão net comprados o que pode ser um sinal de alento em breve? Não sei, mas achei por bem comentar.
Realmente nosso tombo foi grande. Abaixo gráfico que compara o Ibovespa em dólar (linha verde), o MSCI de emergentes (linha vermelha) e o Dow Jones Commodities (linha preta). Correlação entre eles não é perfeita, mas existe e eles tendem a andar juntos….não no curto prazo, como podemos… […]
Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.