Tônica da Semana: E agora quem poderá nos defender?

Olhando a partida de ontem do México x Alemanha  me veio a cabeça a Tônica dessa Semana…um insight sobre o que escrever … então aqui vai: “e agora quem poderá nos defender?”

Cade o Chapolin Colorado que irá nos salvar? Bolsa em modo paúra total …. precisamos de algum super-herói ou milagre…fica até difícil imaginar de onde poderia vir!

Semana passada o Paulo Guedes que é o cérebro econômico de Bolsonaro publicou suas 8 medidas ou iniciativas caso Bolsonaro seja eleito. Todas lindas, maravilhosas e de cunho bastante liberal…quase música para os ouvidos do mercado…até achei que pudesse trazer certo alento, mas aparentemente passou batido pelo mercado. Falta confiança de que eleito ele o fará, pois olhando o histórico Bolsora fez sempre o contrário do que está ali escrito.

Bolsa parece muito barata mesmo … olhando o P/E da bolsa comparada a outros latinos fica claro isso:

E olhando o histórico igualmente:

Mas a pergunta que não quer calar é: “who cares?!?!” Parece até que o gringo olha pro Brasil e diz:

Fluxo estrangeiro seguiu negativo com os gringos tendo tirado mais R$ 4 bilhões nos primeiros 13 dias de junho e um saldo total de R$ 17,6 bilhões desde fevereiro.

Só um detalhe aqui…no índice futuro os gringos já estão net comprados o que pode ser um sinal de alento em breve? Não sei, mas achei por bem comentar.

Realmente nosso tombo foi grande. Abaixo gráfico que compara o Ibovespa em dólar (linha verde), o MSCI de emergentes (linha vermelha) e o Dow Jones Commodities (linha preta).  Correlação entre eles não é perfeita, mas existe e eles tendem a andar juntos….não no curto prazo, como podemos… […]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *