4 minutes
PRIMEIRAMENTE: AVISOS

Apesar de que pra muitos já começou, na verdade só semana que vem é que o carnaval começa…prometo fazer um post tipo samba-enredo narrando e dando um panorama macro mensal para o mês de março…aguarde e confie.

Além disso, antes do carnaval prometo divulgar a Carteira #Notbad de março na sexta dia 01/02/2019.

 

“SEGUNDAMENTE”: NÃO TEM TRADE TODOS OS DIAS

#prontofalei

Gosto de gastar algum tempo com lições para qualquer investidor. Sei que essa é uma tônica semanal e que o tema principal é o que move os mercados…mas sinto que preciso dizer certas verdades.

A corretora vai tentar te convencer do contrário, muitas “análises” e analistas vão dizer que existe sim, o site de notícias se beneficia daqueles que acreditam que é possível, os vendedores de cursos e de telas de computador adoram te levar a crer que existe…mas, NA MINHA OPINIÃO, a verdade é que:

Não tem trade todo dia! (CASTROALVES, WILL) 

Ok. Tecnicamente estou errado, pois é possível comprar e vender todos os dias. Sim. Mas falo da falsa ideia de que existem oportunidades de operar de forma lucrativa sejam com compras ou vendas todos os dias. Isso só existe em teoria e quando analisamos o passado. Veja, é fácil plotar num gráfico pontos de compra e venda lucrativos…e depois justificar dizendo que houve uma indicação de entrada (seta verde) ou saída (seta vermelha) por esse ou aquele indicador.

Mas a verdade é: quem entrou e saiu no momento certo? Quem foi o esperto? Quem foi o gênio? Quem estava ligado na notícia que “triggou” o movimento de alta?

Por isso gosto tanto das sábias frases de Buffet e Munger quando dizem:

“Our job is to find a few intelligent things to do, not to keep up with every damn thing in the world.” – Charlie Munger

“We don’t have to be smarter than the rest. We have to be more disciplined than the rest.” – Warren Buffett

Por que estou falando isso? Vaaaaarios motivos…vamos a eles:

(i) Porque de fato acredito nisso, e penso que deveria avisar os que estão iniciando no mercado.

(ii) Porque, como vocês podem acompanhar na minha Carteira Will, estou com uma posição de caixa e tenho quebrado a cabeça atrás de “oportunidades” nas últimas 3 semanas…até agora nada que me deixe convicto o suficiente.

(iii) Porque estudando grandes investidores você vê que a grande maioria deles monta posição e aguarda…ganha com a paciência.

(iv) Porque eu poderia listar ao menos uns 3 ativos que tive na minha carteira a meses atrás e que eu teria ganho muito mais se apenas tivesse-os deixado lá…quietos.

(v) Menos custos operacionais e com Imposto de Renda.

And the list goes on…

Deixo-vos um vídeo polêmico onde resumo tudo isso…

“TERCEIRAMENTE”: TRADE WAR

Voltando a semana…acredito que se temos um evento para “triggar” (dar o gatilho, catalizar) qualquer coisa nos mercados, é uma definição em relação a trade war entre as 2 maiores economias do mundo. A trégua previamente firmada estimava a data do dia 01/03 como o limite para um acordo para que as tarifas americanas sobre as importações chinesas (~US$ 200 bi) não subissem de 10% para 25%, caso nenhum acordo seja firmado. Na semana que passou o mercado lá fora já se animou com:

  • perspectiva de um memorando de entendimentos entre as 2 economias;
  • Trump disse que essa data de 01 de março pode ser postergada e deu a entender que cedo ou tarde os 2 chegariam a um acordo.

Isso é deveras importante porque impacta diretamente no crescimento econômico dos 2 gigantes da economia mundial. O gráfico abaixo da (Nordea Markets) compara os pedidos de bens duráveis nos EUA (azul claro) e as importações chinesas de produtos americanos (azul escuro)…deixando a entender que ao persistir a retalhação chinesa aos produtos americanos, a industria americana seria atingida em cheio! Obviamente que o contrário também é verdadeiro, ou seja, a China também é duramente afetada quando os EUA resolvem fazer jogo duro.

E porque isso é tão importante?

Porque a desaceleração da economia americana sendo levada ao limite, poderia levar o país a recessão!

Resultado de imagem para emoji apavorado

E isso fomenta todas aquelas teorias, gráficos e indicadores que mostram que os ativos estariam sobrevalorizados e haveria muito espaço para queda de preços dos ativos nos EUA …e, consequentemente, no mundo. #batenamadeira.

Anyway, o fato é que esse evento é o que tem mexido com mercado no mundo…enquanto escrevia…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

Leave A Reply