Tônica da Semana: Um empurrão de fora para bolsa? Mas e a esquiva?
Então vou dar meus adendos do que observei aqui do “corner”.
BOLSA…UM EMPURRÃO DE FORA?
Já comentei aqui algumas vezes, mas nunca é demais…somos emergentes…a meu ver o gringo olha para o Brasil com o mesmo olhar que assiste as barbaridades do Erdogan na Turquia, as peripécias do Putin na Rússia, a loucura que é a Índia e etc….tão importante quanto as doideras dos líderes é o movimento das commodities!!
Abaixo o gráfico de longo prazo onde comparo os emergentes (vermelho) o IBOV em dólar (verde) e commodities (preto)…dá pra ver que essas coisas andam juntas.
Pois bem, o ano de 2019 tem sido positivo para as commodities e isso tem ajudado os emergentes.
E daqui para frente? Vou listar alguns pontos que podem ajudar as commodities e consequentemente fazer preço nos mercado emergentes:
CHINA
Último dado de PMI da China fi bem ruim e mostrou contração da atividade manufatureira…
Porque isso é bom? Porque o governo chinês trabalha com meta de crescimento e olhando para o passado recente, essas desacelerações foram seguidas de pacotes de estímulos para “ajudar” no crescimento.
Se isso acontecer de fato, poderia fazer preços nas commodities e consequentemente na bolsa…vale ficar de olho…apostaria que após as festas do ano novo que acontecem essa semana, eles poderiam soltar algo nesse sentido.
PETRÓLEO
A mãe das commodities também merece atenção….após fortes quedas, já temos visto recuperação, com o oil saindo dos US$ 42 de mínima e batendo US$ 55 na sexta. Pois bem algumas notícias ajudam e devem continuar ajudando a empurrar a commoditie:
- Corte de produção anunciado em dezembro pela OPEP.
- Mais empresas americanas desativando sondas de perfuração por conta de um preço que não atrai o produtor.
- Sanções comerciais a Venezuela…EUA é o maior importador de petróleo venezuelano (gráfico abaixo)…logo as sanções são sim algo relevante.
- Queda nos estoques de gasolina, conforme último dado que saiu semana passada:
Como vocês sabem, pois publico minha carteira…penso que petróleo pode seguir se valorizando no curto prazo…logo como “mãe das commodities” isso poderia gerar impactos positivos para mercados emergentes como o nosso.
EUA
Já gerou impactos essa semana, mas penso que é mais um vento que ajuda os mercados emergentes e consequentemente o Brasil…o que é? O fato de que não vai ter hike! FED não vai subir juros nos EUA.
Isso tende a enfraquecer dólares e fortalecer commodities…se fortalece commodities…bom vcs já entenderam né?
Tenho um viés claro por estar comprado em ações e desejar ver estas se valorizarem mais e mais. Mas busco ser crítico em minhas ponderações sobre mercado…e realmente acredito em tudo que escrevi aqui! E se essas coisas se materializarem teríamos bons ventos soprando em nossa bolsa…e veja que nem citei a questão dos EUA e China chegarem a um acordo e encerrarem sua Trade War!
Seguindo…
Mas com dinheiro não se brinca é sempre bom olhar a big picture e “treinar a esquiva”, que no mercado seria o hedge! Então vou fazer uns adendos…pois apesar de otimista algumas coisas chamam atenção.
JUROS…”NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS”
Vagando pelos meus estudos de domingo à noite, me lembrei …[…]
Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!