Tônica da Semana: Um Evento Essa Semana Pode Mudar o Rumo do Ibovespa!
Estou na Dinamarca a passeio e também a trabalho então serei breve….mas aproveito para chamar atenção que nessa viagem fora do país tenho estudado algumas empresas…semana passada postei sobre o Manchester United (MANU) que tem ADR’s negociadas nos EUA. Essa semana vou falar da Nova Nordisk (NVO) a 6ª maior empresa dinamarquesa, mas que é maior que Petrobras e tem ADR’s nos EUA.
Bom mas vamos lá…Como diz o funk:
“eu so quero é ser feliz … investir tranquilamente no Ibovespa eu quero sim…e poder me orgulhar de alcançar um retorno que ninguém pode me dar”
Tá…. não ficou das melhores até porque funk não é meu forte…mas como diz a música “depois da tempestade agora eu quero a bonança” semana que passou foi ainda contaminada com o terror e caos instalado na Turquia…. como comentei na última tônica (“o que acontece na Turquia fica na Turquia”) os mercados são conectados e infelizmente existe o maldito contágio. Não por acaso o índice de volatilidade calculado pelo JP Morgan para países emergentes fez spike:
Mas internamente nosso ajuste se deu muito mais no câmbio….assim como aconteceu em vários outros países essa semana que passou.
A correlação da Lira com as outras moedas foi pras nuvens nos últimos dias:
Na bolsa eu diria que a correção foi bem tranquila em comparação a média de mercados emergentes nossa bolsa parece ter se segurado bem em 2018.
No mercado lá fora tivemos uma semana onde o S&P se recuperou marginalmente….a treasurie se estabilizou ….o VIX acalmou….único que destoou um pouco foi o ouro subindo, mas é recuperação das quedas a meu ver. Sigo achando o ouro um bom hedge.
Mas algumas coisas me deixam otimista … ou melhor … esperançoso para essa semana que se inicia.
- Turquia. Angela Merkel e o Quatar ofereceram ajuda aos Turcos, então pelo menos aparentemente as coisas parecem se acomodar por lá…além disso, temos feriado na Turquia e os mercados ficarão fechados durante a maior parte da semana para o Eid al-Adha!
EUA e China negociam trégua. Uma delegação de 9 membros de Pequim, liderada pelo vice-ministro do Comércio participará de reuniões com autoridades norte-americanas lideradas pelo subsecretário do Tesouro em Washington, na quarta e quinta-feira. As negociações comerciais de escalão mais baixo oferecem aos mercados financeiros um vislumbre de esperança de que as duas maiores economias do mundo possam acabar com as tensões comerciais. Negociadores chineses e norte-americanos estão trabalhando em um plano para manter as negociações para encerrar uma disputa comercial que resultaria em reuniões entre o presidente Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping em uma cúpula em novembro, informou o Wall Street Journal na…[…]
Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.