TÔNICA DA SEMANA: You gotta know, I’m feeling love

You gotta know, I’m feeling love
You gotta know, I’m feeling love

Ops sorry….foi mal..to com a música do Chet Faker na cabeça…a Gold da série O Mecanismo do Netflix. Top demais! Queria que refizessem uma com o Sarney e outra com o Collor também…rs. A política brasileira daria algumas trilogias que fariam frente a Star Wars com certeza! Aliás a sacada das lojas de corrupção no aeroporto foi sacada de mestre…se não viu clica aí:
Netflix abre loja de corrupção em aeroporto

Indo para Mercado….

Algumas coisas legais nesse gráfico aí debaixo que compara o desempenho do nosso Ibovespa (linha verde), com o índice Dow Jones de Commodities (linha vermelha) e o MSCI de Emergentes (linha cinza).

Primeiro, mostra que de fato no curto prazo “descolamos”, ou seja, tivemos uma performance superior a esses 2 índices os quais podemos guardam uma correlação com nosso mercado. Isso não quer dizer que todavia que nosso mercado vai cair amanhã para corrigir essa aparente distorção! O que ocorreu foi que a realização percebida nos mercados emergentes pós janeiro, não foi percebida por aqui. A explicação? A meu ver fundos multimercados nacionais que foram “empurrados” para bolsa e geraram força compradora sustentando nosso mercado. Veja que o fluxo estrangeiro no mês de março foi amplamente negativo (Fonte: @lucasgeneve)

Assim como a posição dos estrangeiros nos contratos futuros que ajudam a reforçar o que comentei acima (Fonte: @lucasgeneve):

Segundo, os quadrados destacados mostram que essas distorções são mais do que comuns….afinal essa correlação não é perfeita e existem os riscos idiossincráticos de cada ativo….em dezembro o Ibov catch up os demais índices….logo quem sabe agora isso também não possa ocorrer? Ou seja, não necessariamente nosso mercado precisa desabar para ajustar o descompasso relativo momentâneo, as commodities ou os mercados emergentes podem voltar a subir em maior velocidade.

Mas confesso que estou receoso com esse curto prazo….eu disse curto prazo! Julgamento de Lula, definição de candidatos, novas denúncias contra Temer….não sei se estou sendo influenciado pelos 3 capítulos da série O Mecanismo do Netflix, mas estou receoso….um receio pontual e de curto prazo apenas.

Mas todo esse receio pode cair por terra caso o Molusco seja preso….não digo nem tanto pela minha satisfação, mas porque acho que mercado reagiria positivamente…tipo reduziu o risco Lulalá de volta…

Então apesar do receio, estou de coração aberto e sigo posicionado…vamo Brasil!!

You gotta know, I’m feeling love
Made of gold, I never loved her
Another one, another you
It’s gotta be love, I said it

Ciclo de commodities a meu ver já virou lá em 2016 …[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *