Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »
Olá, tudo bem?
Esse video traz um conteúdo simples, porém essencial para escolher investimentos: trata-se do tripé dos investimentos: liquidez, segurança e rentabilidade.
Tripé dos investimentos
Existem 3 aspectos importantes relacionados aos investimentos e que influenciam diretamente nas nossas escolhas.
Esses 3 aspectos compõem o chamado tripé dos investimentos. São eles:
> Liquidez: a velocidade com que podemos resgatar um investimento e transformá-lo em dinheiro disponível
> Segurança ou risco: é o risco que estamos dispostos a correr para um investimento
> Rentabilidade: é o retorno que um determinado investimento pode nos oferecer
Não é possível, a nenhum investimento, oferecer as 3 possibilidades, mas pode-se obter até 2 delas..
O tripé dos investimentos e o erro de olhar somente a rentabilidade
Um dos erros comuns dos investidores é olhar somente as perspectivas de rentabilidade para um investimento. Às vezes, caímos no erro de olhar a rentabilidade passada para projetar a futura ou mesmo analisamos somente o potencial de retonro.
Porém é muito claro que para cada % a mais de retorno, abre-se mão de um % de segurança e/ou de um % de liquidez (ler artigo “Relaçao risco x retorno para a vida“). Assim, se você imaginar um triângulo com 3 vértices, sendo cada um deles um dos componentes do tripé dos investimentos, para chegar mais próximo da rentabilidade, terá que se afastar dos outros vértices.
Muitas vezes o erro de optar somente pela rentabilidade traz consequências graves. Uma delas é quando o investidor não planeja sua necessidade de liquidez e faz investimentos em toda a sua carteira com rentabilidades maiores com prazos de vencimento em 2 anos, por exemplo.
Ao se deparar com uma necessidade eventual de dinheiro, uma emergência financeira, ou mesmo uma oportunidade de comprar algum bem que deseja, não possui o dinheiro disponível e, por isso, perde a oportunidade ou acaba recorrendo ao crédito. Dessa maneira, embora realmente possua uma rentabilidade superior, está tendo que pagar um custo elevado em outra ponta, tendo portanto, perdas financeiras no geral, o que transforma sua rentabilidade em ilusória.
Obs: é até normal que pessoas digam: não precisarei desse dinheiro para 2 anos. Mas lembre-se que isso é uma previsão se TUDO DER CERTO. E nunca a nossa vida é tão exata. Portanto, reservar uma parte dos investimentos para liquidez é fundamental para o sucesso de uma carteira e de um plano financeiro.
Outro erro que pode ocorrer é quando se opta somente pela rentabilidade e não se avalia o risco a ser corrido. Muitas pessoas cometem esse erro tanto em investimentos de renda variável, quanto de renda fixa, como o tesouro direto.
No caso de ações, é mais simples entender. Muitas vezes o investidor tem uma determinada expectativa de rentabilidade. Porém o seu perfil de risco não suporta as oscilações do mercado de renda variável. Assim ele sai do mercado antes do que seria o prazo adequado por sentir desconforto, ainda que no longo prazo a tendência de valorização dos ativos em bolsa seja superior que os da renda fixa.
Já no caso do tesouro direto, tanto os títulos pré-fixados (LTN e NTN-F) quanto os títulos atrelados ao IPCA + % anual (NTN-B e NTN-B Principal) garantem taxas definidas no ato da compra SOMENTE SE FOREM LEVADOS ATÉ O VENCIMENTO. E podem oscilar, em vários momentos durante esse prazo entre a compra e o vencimento, tendo até mesmo desvalorizações. Por isso o prazo do investimento é fundamental para o fator risco também, além do próprio perfil do investidor, que identifica sua tolerância ao risco.
Como obter os 3 itens do tripé dos investimentos
Eu disse acima que isso não era possível com apenas um investimento. E realmente não é. Porém é possivel perfeitamente quando se visualiza uma carteira de investimentos como um todo.
Aí sim, teremos investimentos para liquidez, para o médio e longo prazo, com gerenciamento de risco, buscando uma rentabilidade superior ao longo do tempo. Ver artigo “Como alocar os seus investimentos“.
Portanto, por meio de uma carteira de investimentos planejada, organizada e bem distribuída, você pode obter os 3 itens do tripé dos investimentos.
Assista ao vídeo!
Grande abraço,
André Bona