Muitos brasileiros acabam adquirindo o crédito consignado sem saber quais são as suas características, seus custos, o quanto irão ficar devendo ou se realmente é algo que faz sentido e que pode ajudar na vida financeira.
No artigo de hoje vamos falar sobre quais os pontos que você deve saber na hora de decidir contratar ou não o crédito consignado.
O que é empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito muito comum e que possui características diferentes do empréstimo normal concedido pelos bancos.
Esta modalidade é considerada uma das mais baratas do mercado e pode ser obtida por funcionário públicos, de empresa privada (aos que possuem carteira assinada) e também os aposentados e pensionistas do INSS.
De onde o empréstimo é descontado?
Para funcionário público ou funcionários de empresas privadas, o desconto é direto da folha de pagamento, ou seja, do salário. Já para aposentados e pensionistas do inss o desconto é diretamente do benefício.
Como funcionam as parcelas mensais?
Uma pessoa pode contratar no máximo 30% do salário, é o maior percentual que o mesmo pode ser comprometido, lembrando que este percentual é em cima do seu salário que realmente está livre para você utilizar e não do valor bruto que está declarado em sua folha de pagamento ou no seu benefício.
Vamos mostrar um exemplo prático, um funcionário de empresa privada ganha R$ 1200,00 reais por mês foi adquirir um empréstimo consignado.
Nisso, ele terá que dividir a nova dívida em parcelas mensais de até 360 reais que são os respectivos 30% e que será descontado da sua folha de pagamentos automaticamente até que complete todo o pagamento do valor devido.
As pessoas precisam se lembrar que não podem contar o valor da parcela até que o crédito consignado acabe. Isso pode ocasionar um descontrole da vida financeira e faça com que esse crédito vire algo ruim.
Então no exemplo que demos aqui, a pessoa que contratou o crédito agora só terá R$ 840,00 reais por mês para o resto de suas contas.
O que ninguém te conta?
O que poucas pessoas sabem é que podem ter mais de um crédito consignado e de instituições diferentes, mas o valor total das parcelas só não podem exceder o percentual predeterminado de 30% do salário.
Quando falamos das taxas de juros dos empréstimos,cartão de crédito, cheque especial e etc, elas costumam ser bem altas, o que é diferente em crédito consignado. Então é muito mais barato para ter esse crédito o que é uma boa estratégica para realizar a troca inteligente de dívidas caras por dívidas baratas.
Os juros do crédito consignado são cobrados em formato anual, quando convertemos para saber qual é a taxa mensal, fica em torno de 2% ao mês, o que é cerca de 26,82% ao ano. Lembrando que o cheque especial, e cartão de crédito ultrapassam taxa de 300% ao ano.
Um ponto importante de destacar é que as taxas ficam ainda menores para os funcionários públicos e os pensionistas do INSS. Isso porque o risco de crédito deles é menor do que o de um funcionário de empresa privada.
Em caso de demissão, a empresa pode descontar até 30% do valor da rescisão para abater o empréstimo. Mas se isso não for suficiente, você terá que quitar o empréstimo ou renegociar essa dívida já que não tem mais um consignado e sim uma dívida.
Como contratar?
Para ter acesso ao crédito consignado, a empresa em que você trabalha precisa ter a folha de pagamentos feita por uma instituição que ofereça crédito consignado.
Então você pode ligar para o banco no qual recebe o seu salário e perguntar se existe essa possibilidade de contratar o crédito consignado. Lembre-se que existe a parceria entre o banco e a empresa, então quando você realiza o crédito consignado, a empresa fica ciente.
De maneira geral, em caso de score positivo, não é necessário ter um tempo vasto de empresa, se o seu score for ruim, existe a possibilidade da instituição solicitar um prazo mínimo para fornecer o crédito, como por volta de cinco meses.
Uma informação importante é que pessoas com nome negativado também podem solicitar o crédito consignado
Quando é cobrado?
As parcelas são cobradas mensalmente e assim que a contratação é realizada, o costume é que a primeira parcela seja cobrada no próximo recebimento de salário ou benefício. O valor do benefício cai na sua conta e depois você tem as parcelas mensais para quitar.
É extremamente importante lembrar que ter uma reserva de emergência faria com que você não precisasse adquirir um crédito consignado ou outros tipos de empréstimos.
Se você gosta deste tipo de conteúdo, deixe um comentário crítica ou sugestão para nós!
*Este artigo foi produzido pelo App Renda Fixa com exclusividade para o Portal André Bona.
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!