A Usiminas (USIM5) confirmou, na última quinta-feira (23), a contratação do banco de investimentos BTG Pactual. (BPAC11) para assessorá-la quanto às alternativas sobre o futuro da joint-venture do grupo siderúrgico – a Mineração Usiminas (Musa). Em comunicado ao mercado, a Usiminas não forneceu detalhes sobre sua nova parceria com o BTG Pactual.
De acordo com a siderúrgica, o BTG Pactual deve ajudar na avaliação sobre alternativas para o futuro da mineradora , localizada em Minas Gerais. Segundo a Usiminas, no entanto, não há “nenhuma decisão tomada quanto a qualquer eventual operação envolvendo a sua participação societária na Musa”.
A Usiminas possui 70% do controle da joint-venture de mineração, enquanto o grupo japonês Sumitomo detém os 30% restantes da Musa.
Venda a caminho?
Na imprensa e no mercado, entretanto, existem rumores antigos de que a Usiminas tenha decidido se desfazer da sua participação na Musa – que foram renovados após a saída do executivo Wilfred Bruijin do comando da mineradora, em junho. Neste caso, o BTG Pactual teria como principal missão assessorar a Usiminas neste processo de venda de sua participação.
A capacidade de produção de minério de ferro da joint-venture – prevista para se esgotar até 2025 – também é vista como um obstáculo à frente da Usiminas. Caso a siderúrgica mantenha sua participação de 70% na mineradora, terá de desembolsar uma importante soma de capital para investir na companhia e elevar a capacidade de produção de minério nos próximos anos.
De acordo com informações do jornal Valor Econômico desta sexta-feira (24), fontes confirmaram o interesse da Usiminas em vender sua participação na Musa, em um negócio que estaria próximo a R$ 1 bilhão. Nesta tarde, as ações da Usiminas (USIM5) eram negociadas a R$ 8,16 na B3 – em alta de 1,75%.
Sobre o BTG Pactual digital
O BTG Pactual digital é a plataforma digital do BTG Pactual – o maior banco de investimentos da América Latina e quinto maior banco brasileiro, com mais de 35 anos de expertise em investimentos e gestão de recursos atuando no Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Argentina, Estados Unidos e Inglaterra.
Além de disponibilizar diversas opções de investimentos de diversas instituições por meio de uma única conta – assim como fazem as corretoras, a plataforma aberta do BTG Pactual digital também oferece uma assessoria de investimentos gratuita aos pequenos e médios investidores.
Para ter acesso à assessoria e ao know-how da equipe BTG Pactual, basta que o investidor utilize a plataforma do BTG Pactual digital diretamente no seu computador ou smartphone, sem taxas ou tarifas mensais. Para fazer seu cadastro gratuito no BTG Pactual digital, clique aqui!