A Usiminas (USIM5) confirmou, na última quinta-feira (23), a contratação do banco de investimentos BTG Pactual. (BPAC11) para assessorá-la quanto às alternativas sobre o futuro da joint-venture do grupo siderúrgico – a Mineração Usiminas (Musa). Em comunicado ao mercado, a Usiminas não forneceu detalhes sobre sua nova parceria com o BTG Pactual.

De acordo com a siderúrgica, o BTG Pactual deve ajudar na avaliação sobre alternativas para o futuro da mineradora , localizada em Minas Gerais. Segundo a Usiminas, no entanto, não há “nenhuma decisão tomada quanto a qualquer eventual operação envolvendo a sua participação societária na Musa”.

A Usiminas possui 70% do controle da joint-venture de mineração, enquanto o grupo japonês Sumitomo detém os 30% restantes da Musa.

Venda a caminho?

Na imprensa e no mercado, entretanto, existem rumores antigos de que a Usiminas tenha decidido se desfazer da sua participação na Musa – que foram renovados após a saída do executivo Wilfred Bruijin do comando da mineradora, em junho. Neste caso, o BTG Pactual teria como principal missão assessorar a Usiminas neste processo de venda de sua participação.

A capacidade de produção de minério de ferro da joint-venture – prevista para se esgotar até 2025 – também é vista como um obstáculo à frente da Usiminas. Caso a siderúrgica mantenha sua participação de 70% na mineradora, terá de desembolsar uma importante soma de capital para investir na companhia e elevar a capacidade de produção de minério nos próximos anos.

De acordo com informações do jornal Valor Econômico desta sexta-feira (24), fontes confirmaram o interesse da Usiminas em vender sua participação na Musa, em um negócio que estaria próximo a R$ 1 bilhão. Nesta tarde, as ações da Usiminas (USIM5) eram negociadas a R$ 8,16 na B3 – em alta de 1,75%.

Sobre o BTG Pactual digital

BTG Pactual digital é a plataforma digital do BTG Pactual – o maior banco de investimentos da América Latina e quinto maior banco brasileiro, com mais de 35 anos de expertise em investimentos e gestão de recursos atuando no Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Argentina, Estados Unidos e Inglaterra.

Além de disponibilizar diversas opções de investimentos de diversas instituições por meio de uma única conta – assim como fazem as corretoras, a plataforma aberta do BTG Pactual digital também oferece uma assessoria de investimentos gratuita aos pequenos e médios investidores.

Para ter acesso à assessoria e ao know-how da equipe BTG Pactual, basta que o investidor utilize a plataforma do BTG Pactual digital diretamente no seu computador ou smartphone, sem taxas ou tarifas mensais. Para fazer seu cadastro gratuito no BTG Pactual digital, clique aqui!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *