Se você acompanha nosso blog sabe o quanto valorizamos e recomendamos a busca constante pelo conhecimento. A educação e a informação são valores importantíssimos para qualquer empreendedor ou investidor que deseja se destacar.

O sucesso vem por meio de muito, mas muito trabalho! Por isso, tão importante quanto alimentar a mente é alimentar o espírito. Isto é: ter a capacidade de se motivar e motivar as pessoas que nos cercam. Uma boa forma de buscar motivação e inspiração é por meio da leitura: ela permite que viajemos sem sair do lugar, conhecendo a história e os desafios enfrentados pelos personagens.

E que tal apostar em obras que narram a trajetória de empreendedores de sucesso? Uma inspiração a mais, não é mesmo? Pensando nisso, separamos no post de hoje 10 biografias destes empreendedores de sucesso que você deve ler agora mesmo! Confira!

1. O estilo Bill Gates de gerir

Bill Gates é um empresário, magnata, filantropo e autor norte-americano. Ficou conhecido em todo o mundo após fundar, junto com Paul Allen, a Microsoft em meados da década de 1970. Sua empresa ainda hoje se mantém como a maior do mundo no mercado de softwares.

Ele criou um império multibilionário que teve início na garagem da casa dos pais. Gates não apenas fundou uma empresa a partir do nada, mas foi um dos pioneiros da revolução digital.

A obra apresenta ao leitor 10 segredos que o transformaram em um empreendedor visionário. Há dicas valiosíssimas para executivos e administradores sobre como aproveitar as melhores oportunidades e sobre como contratar os melhores profissionais, por exemplo. Vale a leitura!

2. Perdendo minha virgindade

Richard Branson é o homem à frente do grupo Virgin. Começou a empreender aos 16 anos de idade e com apenas 22 já era dono de uma franquia de lojas de discos. Depois, Branson diversificou suas atividades e hoje o conglomerado conta com cerca de 400 empresas, que atuam em diversos setores da economia, como aviação, transporte ferroviário e entretenimento.

O título do livro faz referência ao nome da empresa: “Virgin”. Richard batizou sua primeira loja de discos com esse nome porque se dizia virgem no segmento. Assim como uma fita em branco, ele foi adquirindo informação com o tempo e se tornou um dos maiores empresários do ramo.

O livro é escrito pelo próprio Branson e é um relato franco e bem humorado sobre sua história de mais de 25 anos. O autor mostra como conseguiu atingir o sucesso mesmo quebrando todas as regras.

3. Bilionários por acaso: a criação do Facebook

O livro relata como jovens de uma tradicional universidade americana que queriam apenas chamar a atenção do sexo oposto acabaram criando uma empresa que mudaria para sempre a forma como milhões de pessoas se relacionam.

A surpreendente história por trás da criação da rede desenvolvida para aproximar os usuários é, ironicamente, repleta de desavenças e disputas judiciais entre Mark Zuckerberg e os demais membros do grupo de estudantes que lançou o Facebook.

4. A fantástica história de Silvio Santos

Silvio Santos é uma das personalidades mais marcantes da televisão brasileira, mas muitas pessoas não conhecem a história do homem por trás do SBT e do Baú da Felicidade. Silvio começou sua carreira como camelô, no Rio de Janeiro, e depois passou a vender refrigerantes e cerveja nas barcas.

O livro é escrito por Arlindo Silva, homem próximo de Sílvio, que foi seu assessor de imprensa durante 25 anos, além de ter sido também diretor de jornalismo do SBT. As histórias sobre a infância pobre, os anos como paraquedista e o início na rádio são realmente inspiradoras.

5. O sonho brasileiro

O livro conta a história do comandante Rolim Adolfo Amaro, fundador da empresa aérea TAM. Rolim é um homem de origem humilde, mas, com um estilo de gestão bastante peculiar, conseguiu criar uma das empresas líderes no mercado de  aviação até os dias de hoje.

Muitas vezes, lemos sobre empreendedores estrangeiros que começaram com nada além de uma ideia e um espaço na garagem de casa e ficamos com a impressão de que isso não pode ser feito no Brasil. Uns dizem que os impostos são muito altos, e outros que a burocracia acaba sufocando o pequeno empresário.

Sabemos que o país ainda está a caminho de seu desenvolvimento pleno e que nem sempre as condições são ideais, mas não podemos desistir de nossos sonhos. Esta obra é uma prova cabal de que todos esses argumentos não passam de desculpas.

6. Steve Jobs – a biografia

Fundador da Apple, Steve Jobs foi, junto com Bill Gates, uma das personalidades mais importantes ao longo da chamada revolução digital, que trouxe os computadores para dentro dos lares das pessoas e ajudou a conectar o mundo por meio da internet e de um computador pessoal..

O livro destaca traços importantes da personalidade de Steve Jobs: a paixão pela inovação, a busca pela beleza e o perfeccionismo. Características que foram absorvidas pela Apple, Next, Pixar e todos os outros lugares por onde Steve Jobs passou.

7. Walt Disney – o triunfo da imaginação americana

O autor Neal Gabler consegue demonstrar com seu livro todo o trabalho duro por trás do estúdio liderado por Walt Disney. Não apenas do ponto de vista artístico, mas, sobretudo, os desafios enfrentados por Walt e seu irmão Roy no mundo dos negócios.

Sem dinheiro para investir, o estúdio dos irmãos Disney enfrentava pesada concorrência em um mercado emergente, mas que já contava com grandes concorrentes, como era o caso, por exemplo, das tirinhas e animações do Gato Felix.

8. Ford: o homem que transformou o consumo e inventou a era moderna

O livro conta a história da persistência de um homem em criar um automóvel cada vez melhor e mais barato, de modo que pudesse ser adquirido por uma família americana de classe média. O resultado desse processo não foi apenas a criação de um carro popular e um enorme mercado consumidor disposto a comprá-lo. Ford transformou os métodos e criou a produção em massa.

9. Elon Musk: como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro

Musk é um grande revolucionário sul-africano. Trouxe inovações significativas em diversos setores, como o de pagamentos com o Paypal, e o automotivo com o Tesla. O livro não é exatamente um manual recheado de dicas para empreendedores iniciantes, mas pode ser uma excelente fonte de inspiração.

Ao ler a obra, no entanto, é difícil não colocar nossos próprios atos em perspectiva e refletir como, por vezes, pensamos pequeno.

10. Sam Walton – made in America

A obra conta com detalhes a trajetória dos irmãos Sam e Bud Walton que, juntos, fundaram a maior empresa varejista do mundo: o Wal-Mart. Muitas lições podem ser tiradas desse livro pelo empreendedor iniciante, especialmente na parte que retrata a fixação de Sam por oferecer ao cliente a maior variedade e o menor custo.

É o título de cabeceira de grandes empresários, como Jorge Paulo Leman e Marcel Hermann Telles.

Esperamos que essas obras sobre empreendedores de sucesso sirvam de motivação para que você realize seus sonhos. São livros — e histórias — realmente inspiradoras, que nos mostram que nenhum obstáculo é grande demais a ponto de não ser superado.

E aí, gostou do nosso artigo? Então curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a muito mais conteúdos interessantes!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *