O currículo foi, por muito tempo, um documento padronizado e com muitas regras que o deixavam burocrático e pragmático. Com o passar do tempo, esse objetivo evoluiu e hoje é possível encontrar currículos criativos e que transmitem muitas informações pessoais e características dos candidatos.

Mas, para atingir esse objetivo, é ideal saber como fazer um currículo adequado e que transmita boas informações sobre você.

Por isso, listamos 10 curiosidades e dicas que ajudam a criar um currículo vencedor, para que você se destaque na hora de buscar uma recolocação no mercado. Anote nossas dicas, deixe a criatividade fluir e, acima de tudo, tenha bom senso ao se apresentar para os recrutadores.

Considere esses 10 itens para aprender como fazer um currículo de destaque e criar um currículo vencedor:

1. Trabalhos voluntários

Muitas pessoas conhecem essa estratégia de listar os trabalhos voluntários em seu currículo. E certamente ela é totalmente válida, mas a nossa dica vai além de só registrar o trabalho voluntário realizado: registre seus aprendizados, erros e o impacto que sua vida – e dos outros – tiveram com a experiência.

2. Trabalhos extras além do cargo

Ok, sabemos que, muitas vezes, é necessário realizar algumas tarefas que vão além do job description. Isso é normal em várias funções e, principalmente, nas empresas menores. Então, aproveite essa realização e liste-a no currículo, afinal, se você foi além do que sua função exigia, nada mais justo do que valorizar o ponto e mostrar aos recrutadores, não é verdade?

Novamente, se quiser listar os aprendizados e dar uma visão geral da experiência, vá em frente. É sempre positivo mostrar que uma ação gerou uma transformação, mesmo que mínima e, esse caso, não é diferente.

3. Liderança em projetos

Mesmo que você não tenha um papel de liderança explícita na empresa, é possível que alguns projetos tenham sido conduzidos por você. Nessa hora, deixe bem claro que foi um projeto pontual, com a participação (ou não) de outros colaboradores e os motivos e objetivos que foram buscados durante a liderança.

Cada vez mais é importante, para as empresas, recrutar pessoas com experiência na liderança de tarefas. Portanto, não tenha vergonha de mostrar o que você realmente conquistou como profissional.

4. Trabalhos e projetos acadêmicos

Essa dica vale para os iniciantes no mercado de trabalho e também para pessoas com experiência que estão na graduação, pós-graduação, mestrado e afins.

Listar a participação em projetos acadêmicos, como empresa júnior, incubadoras e grêmio estudantil, por exemplo, é uma boa forma de mostrar pontos positivos profissionais e pessoais. Indo além, até a linha de pesquisa para um projeto de conclusão do curso pode ser válido para chamar a atenção de recrutadores e empresas.

É muito comum que as empresas contratem candidatos sem experiência profissional, mas que sejam ativos em alguma atividade na faculdade. Então a dica é: exiba suas qualificações sempre que for possível e necessário.

5. Projetos paralelos e pessoais

Novamente, uma dica que vale para profissionais com e sem experiência. Os projetos paralelos e pessoais são uma ótima oportunidade para ir além das regras tradicionais do currículo. Um projeto de estudo de determinada área, da criação de um software para automatizar as luzes da casa ou, ainda, que possam ajudar outras pessoas, certamente são valiosos na hora de se mostrar como profissional.

Para esse caso específico, até um blog que você mantém atualizado constantemente pode ser enquadrado como um projeto paralelo e pessoal. Independente se o seu objetivo é ganhar visibilidade ou disseminar conhecimento, mostre que você está ativo em seu tempo livre.

6. Contar uma história

Nossa sexta dica é uma das mais valiosas deste artigo. Contar uma história é uma dica fundamental de como criar um currículo vencedor, diferenciado e especial, pois é um jeito de fugir dos padrões dos documentos tradicionais, além de ajudar a prender a atenção dos recrutadores.

Para esse caso específico, é importante enfatizar que o documento, como um todo, é montado em uma estrutura com começo, meio e fim, onde o objetivo é apresentar sua evolução profissional, com destaque para tudo o que você aprendeu nas empresas por onde passou.

7. Destaque números e conquistas

Independentemente do que você decidir listar no seu currículo, é fundamental apresentar números, metas e conquistas que foram atingidos.

É claro que em algumas situações não será possível mostrar o exato crescimento de uma empresa – e sua parcela exata de contribuição no período, mas é importante informar como a empresa estava antes da sua chegada e qual foi (ou é) a realidade quando você saiu – ou montou seu currículo.

8. Valorize suas redes sociais

Atualmente, as redes sociais foram além do uso pessoal e se expandiram para ajudar na escolha por um profissional. No caso de pessoas que podem, sem qualquer tipo de prejuízo, mostrar abertamente suas redes sociais e seu comportamento na web, é um ponto muito positivo para ignorar.

Se você não vê problemas no seu comportamento online – sempre é bom rever e tomar cuidado, por sinal – vá em frente e liste suas redes sociais no seu currículo.

9. Hobbies

Tão importante quantos os requisitos técnicos que você possui são as atividades que realiza em seu tempo de folga.

Você gosta de pintar? Toca algum instrumento? Pratica algum esporte radical ou arte marcial? Então liste-os em seu currículo, pois as empresas, cada vez mais, prezam pela saúde mental e física dos colaboradores, já que isso contribui para o aumento da produtividade, criatividade e potencializam a permanência do colaborador na empresa.

10. Ideias

A última dica de como criar um currículo vencedor, e não menos importante, diz respeito às ideias. Sim, isso mesmo. Listar as ideias que saíram ou não do papel podem ser um grande diferencial em como fazer um currículo.

Novamente, expor os pontos positivos e o impacto causado, além dos erros e aprendizados, dizem muito sobre o profissional que você é – ou está procurando ser. Mostre aos recrutadores e empresas que você pode ir além do “combinado” e se apresente como uma ótima escolha para o mercado de trabalho.

Gostou do conteúdo? Deixe seus comentários, críticas ou sugestões. Elas são fundamentais para melhorar nossos conteúdos.

Até a próxima!

 

Luana Biral, especial para o Blog de Valor

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *