O Natal, época muito aquecida do comércio brasileiro, seja físico, seja online, já está próximo. E é justamente na primeira quinzena do mês que os comerciantes começam a se preparar efetivamente para vender mais no Natal.
Por se tratar de um período ainda mais especial e envolvido com muito amor e desejo de presentear, é necessário apostar em estratégias certeiras, capazes de ampliar o volume de vendas e, claro, trazer mais lucratividade para o negócio.
Quer saber como vender mais no Natal e garantir ainda mais lucro durante as festas? Acompanhe o artigo e veja 10 dicas para vender mais no Natal que farão total diferença em suas vendas.
Boa leitura!
1. Ofereça descontos nos pagamentos à vista
Com o recebimento de benefícios e demais bônus, como 13º salário e PLR, há um alto volume de dinheiro circulando por aí, principalmente via cartões de débito. Aproveite esse momento para oferecer bons descontos à vista pois, certamente, o consumidor dará preferência pela sua mercadoria.
Esteja atento: segundo a Lei Nº 13.455, de 26 de Junho de 2017, é permitida a cobrança de valores diferenciados para pagamentos realizados no cartão de crédito ou débito e dinheiro. No entanto, o lojista deve disponibilizar, em local visível, tais valores e porcentagens.
2. Aposte nos parcelamentos sem juros
O parcelamento também é outro meio de pagamento muito popular, principalmente para comprar de alto valor.
Procure ampliar as possibilidades de cartões de crédito aceitos e, além disso, ative campanhas de pagamento sem incidência de juros. Esse é um diferencial importantes e certeiro para quem deseja vender mais no Natal.
3. Crie promoções específicas para a data
Além de facilitar o pagamento, para vender mais no Natal é necessário criar promoções sazonais, ou seja, especiais para o período.
Você já sabe que o cliente está estimulado a fechar a compra, certo? Aproveite essa vantagem e crie promoções com combos, produtos com preços diferenciados da concorrência, brindes, dentre outros.
4. Utilize suas redes sociais para vender mais no Natal
As redes sociais já se tornaram as melhores amigas dos comerciantes e no Natal não é diferente. Quem busca elevar as vendas neste final de ano deve cuidar e, principalmente, movimentar suas páginas.
Crie conteúdo visual atrativo, estimule o engajamento dos seguidores com promoções exclusivas, enquetes e curiosidades. Crie conteúdos que estejam relacionados ao seu nicho e promova o que vende mais no Natal.
5. Capriche no visual merchandising
Falando sobre lojas físicas, o cuidado deve ser ainda maior. O impacto visual e emocional causado por uma vitrine bem planejada e apresentada pode estimular ou enfraquecer a compra de determinado produto.
Para vender mais no Natal, aposte em vitrine temáticas, com cores e objetos que interfiram nas emoções e no desejo de compra do cliente.
6. Ofereça atendimento de qualidade
Principalmente em épocas de festas, como é o caso do Natal, é comum que as lojas físicas tenham seu movimento duplicado, triplicado ou até quadruplicado. O mesmo vale para os e-commerces.
No entanto, mesmo com toda a movimentação, é preciso manter a qualidade do seu atendimento. Ser educado, prestar atenção nas solicitações do cliente e atendê-lo de maneira solícita conta muitos pontos no momento da compra.
Quantas vezes você já presenciou uma cena na qual potenciais compradores entram em determinada loja, não são recepcionados adequadamente e, em menos de 1 minutos, deixam o estabelecimento? Isso é mais frequente do que se imagina, mas pode ser solucionado com atitudes simples e inteligentes.
7. Invista no marketing sensorial
Como vender mais no Natal? Além de uma vitrine atrativa, o marketing sensorial é outra carta na manga para vender mais no Natal.
Não sabe o que é marketing sensorial? Trata-se de uma estratégia capaz de oferecer experiências e vivências personalizadas aos seus clientes, de modo que se lembre facilmente da sua marca.
A tática abrange a exploração dos 5 sentidos, tato, olfato, visão, paladar e audição, estimulando as compras por desejo e impulso. Som ambiente, temperatura, iluminação e cheiros especiais fazem parte destas estratégias, que podem turbinar as vendas natalinas.
8. Treine e motive sua equipe
O Natal é, normalmente, o período em que as empresas contratam funcionários extras para dar conta dos atendimentos cujo volume é maior. No entanto, além de contratar funcionários de perfis alinhados a empresa, é preciso treiná-los de acordo com as suas expectativas.
Logo após a chegada dos novos membros do time, crie sessões de integração e treinamento, repassando – para os novatos e amadores – os valores, missões e processos do negócio. Este momento é interessante, também, para renovar a motivação da equipe, veterana e novata, e traçar metas e prêmios.
9. Faça marketing de conteúdo
Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Trata-se de um conjunto de estratégia de marketing que visa atrair o seu consumidor, educá-lo e sanar seus problemas. Como resultado, você se torna autoridade no seu segmento e reforça sua marca no mercado, favorecendo o consumo pelo seu produto ou serviço.
O marketing de conteúdo reúne uma infinidade de possibilidades. Criar conteúdo para blog e materiais ricos, como ebooks e infográficos, são dois deles. Utilizando estes canais para ações para vender mais no Natal, é possível ampliar sua audiência e elevar sua lucratividade nesta época do ano.
10. Fidelize seu cliente
Não basta vender mais no Natal. O esperado é que você conquiste seu cliente e mantenha-o próximo de sua marca, seja pelos próximos meses, seja para próximo Natal. Sendo assim, é interessante traçar estratégias de fidelização que façam este cliente se tornar fiel e, principalmente, voltar a comprar.
Existem algumas ações simples, mas bem efetivas, para fidelização de clientes. Cupons de desconto, que garantem descontos nas próximas compras; e-mails de agradecimento pós-compra; trilhas de e-mails que reforcem a marca e cartão fidelidade são algumas opções que turbinam suas ações natalinas.
Conclusão
Como você viu, aproveitar o Natal para escoar o seu estoque e lucrar mais é uma decisão assertiva. No entanto, somente destacam-se entre os consumidores as empresas que conseguem atrair a atenção de maneira inteligente, prestar atendimento de excelência e oferecer produtos e serviços de qualidade.
E você, está preparado para vender mais no Natal? A hora é agora!
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1 comentário
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