As compras estão presentes na nossa vida. Nem sempre dá para abrir mão de comprar um produto, porém você pode negociar para conseguir um desconto. Por isso, neste artigo, você vai ver bastante o termo barganhar. Isso mesmo. É com ele que você vai descobrir formas de garantir desconto nas compras.

Olhe ao seu redor. Qual foi a última coisa que comprou? Fez um bom negócio? Conseguiu desconto na aquisição? Pois bem, saber negociar é um ponto fundamental para quem quer cuidar do dinheiro e ter uma vida financeira saudável.

Sabia que com algumas técnicas dá para aumentar suas chances de economizar? É só seguir a leitura.

Faça uma pesquisa

O primeiro ponto que você deve se atentar é estar bem informado sobre o produto comprado. Faça antes de tudo uma pesquisa de preço para ver quanto vale o item desejado. Esse tempo gasto vai valer muito a pena.

Uma dica é usar os sites que comparam os preços na internet. Com eles você consegue ver ao longo do tempo como o preço se comportou e se esse é o momento ideal para fazer a compra.

Tenha em mente o que você quer

É preciso ter em mente o que você precisa e o quanto custa. É interessante definir o preço máximo que você deseja gastar para não ter surpresas no final do mês.

Além disso, como você já está bem informado sobre o preço, dá para saber se o desconto oferecido é mesmo real ou se não passa de uma estratégia dos vendedores.

Respire fundo antes de fechar a compra

O consumidor deve fugir das compras por impulso. É preciso conhecer lojas e produtos semelhantes ao que está procurando. quer um exemplo? Você quer trocar de celular e foi dar uma volta no shopping e logo vê uma placa grande amarela anunciando uma promoção “imperdível”.

A sua reação é comprar logo para garantir que o celular não acabe. Calma. Dê uma volta nos outros estabelecimentos e verifique o preço daquele mesmo item.

Achou diferença? Pois é assim que funciona. Não haja por impulso!

Olha aqui de novo dá pra usar o comparador de preços da internet para saber se é um bom negócio comprar na loja física ou virtual.

Compre no final do mês

Dá para esperar para fazer a compra. Em caso positivo, espere até o final do mês. Nessa época as lojas querem bater as metas de vendas e estão mais propícias a darem um desconto nas compras. Aproveite o momento para fazer suas comprinhas com desconto.

A Black Friday também está chegando e pode ter uns “achados” em algumas lojas. O importante é já estar atento ao quanto realmente custa o produto que quer adquirir. Assim, você não é enganado em promoções conhecidas como ‘metade do dobro’. Um falso desconto.

Sem nervosismo

Não vá para uma loja se estiver nervoso. Isso pode causar um grande prejuízo já que pode comprar por impulso. A sensação de prazer por conta da dopamina, aquele neurotransmissor, vai passar em poucos minutos e a conta no cartão não.

E adivinha quem é que vai ter que pagar isso quando a fatura chegar? Compre só depois de refletir se precisa mesmo daquilo naquele momento.

Se for, por exemplo, uma peça de roupa, essa nova blusa compra vai combinar com alguma peça que já tem no guarda-roupas? Ou vai ter que comprar também um sapato e calça que combine? Olha o gasto extra que isso pode desencadear. A blusa será mesmo um achado na liquidação?

Não demonstre demais o que sente

Na hora em que você está negociando a compra não demonstre demais o que sente porque isso atrapalha o processo. O vendedor percebe sua empolgação e quer logo que você compre aquele item. O que nem sempre é um bom negócio.

Quer uma dica para garantir desconto nas compras? Então anota aí: dizer que achou algo “interessante” é uma boa forma de demonstrar que gostou de algo na medida, sem exageros.

Não tenha vergonha de barganhar

Se você está numa loja física, não tenha medo de barganhar. Sim, isso mesmo, equivale a pechinchar um desconto. Seja simpático com o vendedor. Você já está com as emoções controladas e quer fazer um bom negócio, não é mesmo?

Trate educadamente todos ao seu redor, independente do desconto. Argumente do jeito certo e tente entender o que a outra parte busca. A palavra-chave aqui é o equilíbrio.

Saber dosar o preço e tentar um desconto maior do que de fato será. No desenvolvimento do negócio vai ter um ponto bom para as duas partes.

Escolha a forma de pagamento

Outro ponto que pode garantir algum desconto nas compras é pela escolha da forma de pagamento. Quem paga suas contas à vista, via boleto, normalmente obtém um desconto de 5%. Isso é mais vantajoso, não é mesmo?

Ou então, dependendo do valor, vale a pena parcelar em até 12 vezes sem juros, aproveitando de quebra os pontos do cartão de crédito.

Mas isso vai depender muito da situação e da compra. O importante é lembrar de todas essas dicas antes de efetivar a compra. Até porque você já sabe da importância de economizar dinheiro, não é mesmo?

*Este artigo foi produzido pelo Gorila com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Robinson Dantas

Robinson Dantas é CEO do Gorila Invest e possui mais de 18 anos de experiência no mercado financeiro. Além disso, é fundador da Iporanga Investimentos, onde era responsável pela gestão de risco e membro do conselho da holding FS2. Antes, passou pelo Morgan Stanley na área de Equity Derivatives Trading em Nova Iorque.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *