No mesmo grau de importância que temos a conquista de novos clientes para o sucesso do negócio, temos também a fidelização dos clientes mais antigos. Ao utilizar estratégias de fidelização de clientes, por exemplo, você transforma um cliente satisfeito em um propagador da sua marca, resultando em mais vendas.

Além do marketing boca a boca conduzido pelo cliente fidelizado, as estratégias de fidelização possibilitam que os clientes fiéis elevem seu ticket médio e tornem-se grandes parceiros na construção da sua história.

Tem um negócio e não sabe como fidelizar clientes? Fique atento ao nosso artigo de hoje e conheça estratégias que podem ser aplicadas a partir de hoje. Entenda como, por que e qual a importância de fidelizar clientes.

Acompanhe!

Estratégias de fidelização de clientes: por que utilizar?

Esteja certo de que fidelizar clientes é bem mais acessível do que conquistar novos. Aliás, através da fidelização também é possível conquistar novos fãs para a sua empresa.

Veja a seguir porque as estratégias de fidelização são tão importantes para o negócio:

  • Permitem respostas de qualidade em pesquisas de satisfação;
  • Criam fãs defensores e propagadores da marca;
  • Elevam a lucratividade;
  • Fortalecem a autoridade e o respeito à marca

A seguir, separamos 6 das melhores estratégias de fidelização de clientes. Anote as diretrizes e comece a aplicá-las desde já.

1.  Conheça o comportamento do seu público-alvo

Sempre quando falamos sobre estratégias de fidelização de clientes e vendas, o assunto “público-alvo” vem à tona. E não é para menos. Se você não conhece o seu consumidor, bem como seu comportamento, como traçará estratégias de vendas que o atinjam em cheio?

Sendo assim, para criar estratégias de fidelização de clientes você precisa, antes de tudo, para quem vende seus produtos ou serviços.

Além do público-alvo, que é mais generalista, há também a persona. Conhecê-la é indispensável. A persona nada mais é do que uma representação semi-fictícia, porém considerando informações reais, do seu cliente ideal.

Através da persona você sabe a faixa etária do seu cliente, seu grau de instrução, hobbies, interesses profissionais, status de relacionamento, desejos, anseios, sonhos, dentre outros pontos bem pessoais e individuais.

Ao saber quem é e como o seu cliente se comporta, fica mais simples saber como fidelizar clientes.

Caso você já possua clientes, busque informações nesta base já existente. Se pretende conquistar novos clientes, descubra para qual perfil você pretende vender e desenvolva pesquisas capazes de coletar tais informações.

2.  Ofereça os canais de atendimento que seu cliente prefere

Uma outra estratégia de fidelização de clientes de grande é a aposta em canais de comunicação diversos. Não estamos mais na época de que a única opção para atendimento é o e-mail.

Hoje, com inúmeros canais de atendimento disponíveis, o cliente tem poder de escolha. Ao oferecer várias opções, como WhatsApp, chatbot, linha direta ou telefone, por exemplo, ele tem a possibilidade de optar pelo que mais lhe agrada.

O cuidado, neste caso, é dar sequência ao atendimento através do canal que ele foi iniciado. Se um cliente entra em contato com a empresa via mensagens de whatsapp, provavelmente ele não gosta de atendimentos telefônicos.

Prestar atenção a estes pequenos detalhes é crucial sobre como fidelizar clientes.

3.  Eleve e diversifique a oferta de produtos e serviços

Outra dentre as principais dicas de como fidelizar clientes é sempre renovar o estoque. Se o cliente retorna frequentemente a sua loja, seja física ou virtual, e encontra as mesmas opções de produtos e serviços, é bem provável que se desinteresse ao longo dos tempos e acabe se distanciando.

Agora, se semanalmente você verifica a necessidade de novos produtos e opta por trazer novidades que estejam alinhadas aos gostos da sua persona, as chances de fidelizar este cliente são bem mais expressivas.

4.  Preste atendimento próximo e humanizado

Em uma realidade cada vez mais tomada por atendimentos informatizados e robotizados, prestar atendimento próximo e humanizado faz toda a diferença. O foco no atendimento ao cliente deve ser uma das principais estratégias de fidelização de clientes.

Ao atender o cliente, demonstre sua preocupação em auxiliá-lo com excelência. Questione sobre suas dores e forneça soluções efetivas. O consumidor deve ter a certeza de que a empresa está se desdobrando para oferecer a melhor solução.

Empresas que se importam com seus clientes são bem-vistas pelo público, elevando as chances de fidelizar novos clientes.

5.  Desenvolva programas de fidelidade

Criar programas de fidelidade é uma das principais dicas de como fidelizar clientes. Apesar de se tratar de uma simples ação, os programas de fidelidade têm o poder de aproximar o cliente e torná-lo parte do dia a dia da empresa.

Você pode aplicar um programa que ofereça brindes ou descontos para os clientes que mais consumirem em um determinado período. O acúmulo de pontos pode ser por itens adquiridos ou valores gastos.

O controle de consumo pode ser realizado em um simples cartão de visitas, ou através de um ficha cadastral. É importante que o estabelecimento e o cliente possuam uma cópia, para fins de controle pessoal.

6.  Efetue pesquisas de satisfação

Uma das únicas maneiras de saber exatamente o que o cliente pensa sobre sua marca é através das pesquisas de satisfação, comumente realizadas no pós-venda.

É interessante saber que a relação comercial entre você e o cliente não se finaliza com a compra do produto. Pelo contrário. É no pós-venda que a empresa deve abordar o consumidor e aplicar as estratégias de fidelização de clientes.

Depois de vender, entre em contato com o cliente e fornece informações complementares sobre a solução que ele contratou. De quebra, questione sobre sua experiência, se possui críticas ou sugestões.

Tomar nota dessas informações permite que a empresa atenda as necessidades do cliente. E, se for acaso, ajuste processos em prol da satisfazer e fidelizar novos clientes.

Ao apostar em estratégias de fidelização de clientes, você aproxima o seu cliente da sua empresa. O propósito? Elevar a lucratividade com mais vendas, mas também conquistar um fã capaz de divulgar a sua marca na roda de amigos, entre os familiares e na internet!

E então, compreendeu a importância de fidelizar clientes e, principalmente, como agir? Para crescer ainda mais, o que acha de aprender sobre finanças e investimentos e levar sua vida pessoal e profissional para outro nível? Então inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail.

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Autor

Equipe André Bona

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