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Possui uma empresa e está buscando novos clientes? Saiba que se você não é visto na internet, provavelmente está distanciando novas oportunidades.

Nos dias de hoje, o consumidor pesquisa muito antes de contratar um serviço ou adquirir um produto. E é neste ponto que surge o inbound marketing, conhecido também por marketing de atração.

Embora a mídia tradicional não esteja em desuso, é fato que as redes sociais, junto aos demais canais digitais – como o YouTube, por exemplo – dominam o mercado e tornam-se o melhor e mais ativo canal para a sua empresa aproximar-se do cliente e, assim, conquistar novos apaixonados pela marca.

Não é familiarizado com o marketing e não sabe o que é e como funciona o inbound marketing? Fique tranquilo! Leia nosso artigo e saiba como apostar na produção de conteúdo de valor para conquistar mais clientes e vender mais!

Boa leitura!

Inbound marketing e marketing digital: atrair para converter

Apesar de parecer uma ferramenta muito nova – pelo menos aqui no Brasil, o inbound marketing já é utilizado nos Estados Unidos desde o ano de 2009. Com o passar dos anos e o afunilamento dos conceitos e estratégias, o inbound marketing e o marketing digital popularizam-se junto às pequenas, médias e grandes empresas.

Vale destacar que o custo reduzido das ações que envolvem o marketing digital e o marketing de conteúdo – comparando às grandes campanhas de rádio e TV, por exemplo, tornam-se ainda mais interessante como método de prospecção de clientes.

A partir de agora você conhecerá os principais conceitos relacionados ao inbound marketing e como ele pode ser utilizado de forma poderosa na elaboração de seus próximos conteúdos de blog.

O que é inbound marketing e como funciona a metodologia?

O inbound marketing e o funil de vendas estão relacionados e regem o passo a passo para as ações que devem ser realizadas. A metodologia possui fases independentes, mas que se complementam para um resultado eficaz.

As 4 etapas são:

1.   Atração de tráfego

Não há como atingir novos clientes sem conquistar uma audiência, certo? No caso do inbound marketing, a atração de tráfego é o ponto de partida.

Nesta etapa, a sua preocupação deve ser a de atrair consumidores que realmente estejam interessados pelo seu produto ou serviço. Afinal, as chances de convencer esse potencial cliente em cliente fiel, lá no final da etapa do funil de vendas.

Não é interessante para uma empresa dedicar seu time de prospeção, de marketing e vendas com clientes que não oferecem chances de conversão. Sendo assim, é essencial conhecer a sua audiência e depositar energia em quem realmente está interessado no que você oferece.

No inbound marketing, o perfil de cliente ideal possui nome: buyer persona. Trata-se de uma representação fictícia, porém, com informações reais, do seu cliente.

A persona possui idade, formação, área de atuação, desejos, interesses e dificuldades. Ou seja, representa fielmente as características de um cliente real.

Já sabe quem é a seu público? É hora de encontrá-lo.

2.   Conversão de novos visitantes em leads

Na fase de conversão, você já possui um alto volume de visitantes, porém, precisa transformá-los em leads. Os leads são potenciais consumidores do seu produto, ou seja, pessoas interessadas na sua solução e que realmente podem ser tornar clientes num futuro próximo.

A conversão de visitantes em leads exige nutrição. Nutrir leads significa alimentá-los com materiais relevantes e conteúdos de valor, de forma que seja possível captá-lo.

A captação de leads pode ser realizada de diversas formas e, em todas, o conteúdo é chave importante. Alguns exemplos de ações para a etapa de conversão são: a criação de formulários em páginas de venda, elaboração de e-books gratuitos – com preenchimento de formulário para download, criação de materiais com botões de chamadas para ações – seja se inscrever em uma newsletter, conferir ou baixar outro material, dentre outros.

Com os leads em mãos, é hora de convertê-los em clientes reais.

3.   Conversão de leads em clientes

Nesta etapa, há duas opções que podem ser consideradas: efetuar uma venda dentro do próprio blog ou site da empresa ou encaminhar essa demanda de marketing para um time de vendas. Os dois caminhos são amplamente proveitosos e podem oferecer bons resultados.

Existem algumas ferramentas cruciais para a conversão de leads. Podemos destacar algumas:

E-mail marketing

Há quem diga que o e-mail marketing morreu. Mas não, é uma ferramenta crucial no inbound marketing e funil de vendas.

Interessante dizer que o e-mail marketing é útil em várias estratégias dentro do inbound marketing, como em uma landing page ou através de uma inscrição em newsletter.

O ideal é criar conteúdo relevante e planejado, de modo que o lead receba informações periódicas e de valor, agregando conhecimento e alimentando o desejo de compra.

CRM (Customer Relationship Management)

Apostar no uso dos sistemas de CRM é outra escolha acertada no inbound marketing e marketing digital.

Estes softwares concentram todas as informações do cliente, obtidas em todas as fases do processo – da atração ao encantamento, que falaremos a seguir.

O grande foco do CRM é disponibilizar ao time de vendas todas as informações sobre o lead, exatamente quando ele precisa.

Chats

Uma conversa direta com o potencial cliente oferece altas chances de conversão. Neste contato, o time de vendas pode abusar dos argumentos a favor do produto.

Além disso, caso o lead possua dúvidas que o estejam impedindo de concluir a compra, o próprio vendedor pode saná-los, de forma simples e direta. As chances de conversão são bem interessantes!

Botões de Whatsapp

Assim como chat de vendas, os botões com redirecionamento para o Whatsapp também são bons caminhos para o fechamento de uma venda.

Ao mesmo tempo em que o aplicativo possibilita contato pessoal, mantém certa impessoalidade – uma vez que não exige adição do contato da empresa no número pessoal do cliente, nem a divulgação de dados pessoais adicionais.

4.   Encantamento dos novos clientes

A fase de encantamento de clientes talvez seja a mais especial do inbound marketing. Neste cenário, você já atraiu, converteu e vendeu sua solução. Agora, é hora de transformar o seu cliente em fã e, consequentemente, propagador voluntário da sua marca.

Na fase de encantamento do inbound marketing, o grande cuidado é manter o monitoramento do cliente conquistado. Afinal, não é porque ele já se tornou fã do produto ou serviço que não há o risco de conquista pela concorrência, certo? Neste ponto, há alguns caminhos a serem considerados:

  • Acompanhamento de mídias sociais;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Avaliação dos serviços e produtos;
  • Novas ações baseadas na experiência do usuário.

O esperado, nesta quarta e última etapa da metodologia do inbound marketing, é manter a impressão positiva do cliente e impôr a sua solução como a melhor disponível no mercado. Não dar espaço para a concorrência é primordial!

Não há saída: em um mercado cada vez mais acirrada e repleto de bons fornecedores e prestadores de serviço, é preciso se destacar. Apostando em técnicas de inbound marketing, é possível atrair o cliente certo e oferecer exatamente o que precisa e quando ele precisa.

Entender como funciona o inbound marketing e criar conteúdo de valor é crucial para elevar suas vendas. Agora que você já sabe o que é inbound marketing, que tal rever suas estratégias de captação de clientes?

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Artigo publicado originalmente em 16 de outubro de 2019. Atualizado em 30 de abril de 2020.

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