Muita gente não imagina que usar o Whatsapp para negócios pode ser extremamente vantajoso para uma empresa. Ainda que a maioria das pessoas esteja mais do que acostumada a utilizar esse aplicativo todos os dias, usá-lo nos negócios ainda não é um hábito comum.

Mas, sabendo do seu enorme potencial como ferramenta utilizada nas relações de trabalho, o WhatsApp lançou seu aplicativo de negócios no início de 2018, chamado Whatsapp Business, disponível na maioria dos países do mundo. Desde então, o Whatsapp para negócios tem sido cada vez mais usado por companhias de todos os lugares, principalmente como ferramenta de apoio às vendas e marketing de uma empresa.

Continue acompanhando nosso artigo para entender como o Whatsapp pode contribuir com uma empresa, favorecendo especialmente o relacionamento com os clientes e impulsionando o negócio. Acompanhe!

O que é Whatsapp Business e como funciona?

O WhatsApp Business é uma versão do Whatsapp para negócios. Ou seja, uma alternativa da plataforma com opções para empresas em todo o mundo criarem um canal de contato e comunicação com seus clientes, possibilitando consultas, tira dúvidas, divulgação e as mais variadas interações.

O WhatsApp Business funciona da mesma forma que o Whatsapp comum, através de mensagens com base no número de telefone dos usuários. Porém, em uma experiência mais moderna e que resulta em engajamentos mais eficazes que o “antigo” SMS.

Vale ressaltar que, além das ferramentas mais específicas, o WhatsApp Business permite utilizar um perfil empresarial, deixando a comunicação com o cliente mais formal e profissional, passando maior segurança e confiabilidade.

Serviços disponíveis

Com o WhatsApp para negócios, as empresas podem enviar lembretes de compromissos, alertas e notificações de pedidos, vídeos de demonstração de produtos, códigos de verificação, cartões de embarque, pesquisas bidirecionais de clientes, mensagens de suporte e muito mais.

A comunicação acontece de forma imediata e mais pessoal, além de todas as mensagens serem protegidas pela criptografia (segurança já conhecida por quem faz uso do WhatsApp), tornando a troca de informações mais confiável e segura.

Assim como o WhatsApp comum, o WhatsApp Business não tem preço, sendo um aplicativo gratuito. Em alguns smartphones ele pode vir pré-instalado, mas o comum é fazer o download do Whatsapp Bussiness nas lojas de aplicativos, como qualquer outro app.

O WhatsApp Business, portanto, não é pago.

Para fazer a conexão com o cliente, basta baixar o aplicativo, configurar um perfil do WhatsApp Business e associá-lo ao número comercial da sua empresa.

5 formas de usar o Whatsapp para negócios

Em sua própria descrição, o Whatsapp Business destaca que a plataforma é indicada para pequenos negócios: “O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que foi pensado com o proprietário de pequenas empresas em mente. Com esse aplicativo, as empresas podem interagir facilmente com clientes, usando ferramentas para automatizar, organizar e responder rapidamente a mensagens”, explica.

Há variadas formas e objetivos pelos quais uma empresa pode tirar vantagem do Whatsapp para negócios. Destacamos 5 das estratégias mais eficazes e utilizadas pelos empreendedores:

1.   Para aumentar a comunicação com seus clientes

Empregar o Whatsapp Business como parte da estratégia de comunicação de uma empresa ajuda bastante na criação de uma boa relação entre a marca e os clientes. A ferramenta cumpre essa promessa, oferecendo às empresas um ambiente fechado e pessoal para se comunicarem individualmente com seus clientes.

2.   Para desenvolver a personalização da sua empresa

Com o WhatsApp para negócios, as empresas criam “perfis de negócios”. Ou seja, sua identidade de negócios exclusiva e totalmente personalizada.

Isso permite, portanto, que a empresa forneça detalhes específicos aos clientes, como informações de contato por email e por telefone, links para mídias sociais, endereços de lojas, URLs de websites. É possível também sugerir ofertas ou detalhes comerciais, facilitando, inclusive, o acesso a essa informações por parte dos clientes.

3.   Como canal de atendimento ao consumidor

O famoso SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ganha agilidade e eficácia quando feito via Whatsapp Business, principalmente para tirar dúvidas dos clientes. Há também uma tendência crescente de usar mensagens do Whatsapp para negócios para fins de “comércio conversacional”.

A técnica é permitir que as equipes de vendas e suporte respondam perguntas sobre produtos ou atendimento ao cliente com mensagens contextuais ricas que, em última análise, facilitarão uma nova transação ou manterão o atual cliente satisfeito.

4.   Para aplicar o marketing direto

O marketing direto é muito mais eficaz, permitindo o envio de promoções, conteúdos e materiais específicos para o gosto e os interesses de cada cliente. Os resultados tendem a ser bem mais positivos, além de evitar o envio do mesmo conteúdo para clientes que não estão interessados naquele assunto.

5.   Para pagamentos instantâneos

Apesar de não possuir uma diversidade em relação às formas de pagamento, o WhatsApp para negócios possibilita o envio de pagamentos de maneira moderna com transações P2P. Os clientes precisam atualizar o app e permitir a opção, mas ainda assim o sistema instantâneo de pagamento em tempo real facilita muito as transações interbancárias.

Vantagens de aderir ao Whatsapp Business

Além de pontos já citados, como uma maior personalização da empresa e a facilitação da comunicação com os clientes, o Whatsapp Business tem como vantagem o acesso a estatísticas importantes do número de mensagens enviadas, entregues e lidas com sucesso, ajudando a identificar seus clientes ativos e inativos com facilidade.

A utilização de mensagens automatizadas para enviar boas-vindas ou outros tipos de mensagens padronizadas também é muito útil, além de garantir agilidade nas respostas, o que agrada a maioria dos clientes.

A segurança das mensagens também é ponto positivo na utilização do app. Inclusive para ter a confiança dos clientes, que já estão acostumados a usar o Whatsapp comum todos os dias. As chamadas “conversas reais” agradam todos os tipos de clientes, que hoje querem entrar em contato com empresas com interações bidirecionais e fáceis.

O WhatsApp para negócios funciona, portanto, como uma solução que atende a essas demandas dos consumidores, principalmente por ser o primeiro aplicativo a oferecer mensagens bidirecionais (conversas instantâneas) confiáveis ​​e de qualidade em todo o mundo. Sendo assim, se você busca boas ferramentas para estar cada vez mais próximo do seu público-alvo, o WhatsApp poderá ser uma ótima opção!

Se você curtiu este conteúdo, aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receber com exclusividade em seu email outros materiais sobre finanças e investimentos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *