Nem sempre percebemos o Marketing de Oportunidade imediatamente quando nos deparamos com ele, mas é fato que essa técnica do mercado publicitário está mais presente no nosso dia a dia como consumidores do que muitas pessoas imaginam. Afinal, ela aproveita justamente de temas e situações em alta no momento para promover a divulgação de um produto ou serviço de um jeito, quase sempre, bem natural.

Entender como o Marketing de Oportunidade funciona e quais são os principais gatilhos que ele desperta nos consumidores em geral é fundamental para que você passe a utilizar essa ferramenta poderosa em sua empresa de forma assertiva. Assim, você está garantindo resultados que poderiam não ser alcançados com outras técnicas de marketing e vendas, ou ainda potencializando as soluções que a sua empresa já usa.

Vale sempre ressaltar que usar uma nova técnica não exclui as outras que você já utiliza na sua empresa. Quanto mais dicas e aprendizados, mais chances de resultados positivos, certo?

Continue lendo este artigo e descubra como o Marketing de Oportunidade pode ser tão valioso para sua empresa.

Mas, afinal, o que é o Marketing de Oportunidade?

Como o próprio nome já diz, o Marketing de Oportunidade trabalha com a ideia de aproveitar todas as oportunidades possíveis para se conectar com seus clientes (ou clientes em potencial), principalmente surfando na onda de assuntos e acontecimentos que estejam sendo muito comentados no momento.

Por isso mesmo, é comum que, ao olhar os exemplos de Marketing de Oportunidade, você perceba que as ações não são trabalhadas por um período de tempo muito longo. Geralmente, os cases são rápidos e certeiros com o público, mesmo que tenham sido elaborados por um bom tempo pela equipe de marketing.

Um artigo da revista Forbes ressalta que o Marketing de Oportunidade também é uma forma de destacar o seu produto ou serviço em meio às tantas empresas com propostas semelhantes à sua, e que oferecem produtos também semelhantes ao seus. Ou seja, o Marketing de Oportunidade é uma forma de se destacar entre os seus próprios concorrentes.

Mas, embora o conceito de Marketing de Oportunidade fale justamente sobre enxergar e aproveitar chances para a divulgação da sua empresa, é importante saber que nem todas as situações que parecem oportunas são de fato. Aliás, elas podem ser, mas não exatamente para o seu estilo de negócio.

É essencial ter uma visão completa e bem definida da sua empresa e, principalmente, de quem são os seus clientes e o público-alvo que você deseja atingir. Isso faz toda a diferença na hora de escolher em quais oportunidades apostar.

Como aplicar o Marketing de Oportunidade na sua empresa?

Colocando o conceito de Marketing de Oportunidade em prática, muitas vezes as ações podem ser parecidas com outras estratégias de marketing, em especial com o Marketing de Guerrilha. A semelhança está, principalmente, nos seguintes aspectos que as duas estratégias utilizam e que você deve apostar:

  • uso de linguagem direta e impactante;
  • busca por oferecer uma experiência única e inovadora ao público;
  • utilização de grande criatividade e, quase sempre, bom humor e irreverência;
  • investimento pequeno em relação aos outros tipos de publicidade

Mas, diferente do Marketing de Guerrilha, o Marketing de Oportunidade não precisa ser tão agressivo ou, necessariamente, acontecer em locais públicos e com um grande fluxo de pessoas. Entre as ferramentas mais utilizadas para esse estilo de publicidade, por exemplo, estão as redes sociais.

O Marketing de Oportunidade pode ser aplicado de diversas formas, como aproveitando uma data comemorativa, um evento especial e pontual e até mesmo os famosos (e sempre muito instantâneos) memes – as piadas que viralizam na internet e acabam promovendo a interação de todo mundo. Aliás, essa é a grande sacada do Marketing de Oportunidade: promover a interação de pessoas que são seus clientes em potencial, mas que talvez ainda não conheçam a sua marca.

Por isso mesmo, o bom humor é uma das ferramentas mais usadas nessa estratégia de marketing. Evite peça muito críticas ou ácidas. Se a ideia é também promover algum tipo de reflexão com a campanha, ainda assim o ideal é que tudo seja feito de forma leve.

Alguns exemplos de Marketing de Oportunidade para inspirar a sua empresa

Muitas empresas utilizam o Marketing de Oportunidade em sua publicidade, principalmente aquelas que contam com um público-alvo jovem, antenado e que está sempre conectado às redes sociais.

Separamos 3 cases interessantes de Marketing de Oportunidade para você conferir e se inspirar a ter ideias para aplicar na sua empresa:

1.  Burger King e as alfinetadas em seus rivais

O Burger King vive alfinetando outras redes de fast food rivais, em especial seu eterno concorrente, o McDonald’s. Mas as provocações não são feitas de forma aleatória, e sim baseadas em próprias ações da concorrência ou de terceiros. Ou seja, aproveitando as oportunidades que surgem.

Em 2018, o BK aproveitou uma pesquisa publicada pelo instituto Ipsos que mostrava a preferência do público em relação às redes de fast food e brincou com a ideia de um “empate técnico”, mesmo o Mc ficando na frente.

2. SBT e a comemoração da vice liderança

O caso do SBT também chega a ser engraçado. A emissora de Silvio Santos vestiu mesmo a camisa de vice líder e fez uma campanha de comemoração aos 12 meses consecutivos na posição. A ação foi tão completa que alguns apresentadores da emissora até fizeram seus programas vestindo uma faixa de vice-campeão.

Muita gente pode estranhar e até mesmo achar “ridículo” uma comemoração de segundo lugar. Porém, considerando que a primeira posição é há muitos anos ocupada pela Rede Globo, a ideia do SBT foi mostrar que entre tantas outras emissoras concorrentes, eles tiveram a preferência do público por um ano completo. Afinal, rir de si mesmo é sempre uma boa opção.

3. Netflix, sempre

Se tem uma marca que aproveita toda e qualquer oportunidade para fazer seu marketing é a Netflix. A empresa já aproveitou desde memes até associações de seus programas com diversas personalidades para criar campanhas criativas e muito engraçadas para as estreias de suas séries.

Em 2016, a Netflix convidou a icônica Inês Brasil (famosa entre a comunidade LGBT+) para emplacar a divulgação de mais uma temporada da série Orange is the new Black, mostrando Inês como uma prisioneiras e interagindo nada menos que com a protagonista. O resultado foi, é claro, um “boom” de compartilhamentos nas redes sociais.

Esses são apenas alguns exemplos de cases de sucesso de empresas que apostaram (e sempre apostam) no Marketing de Oportunidade. O próximo case pode ser o da sua empresa!

Gostou das dicas? Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais conteúdos no seu e-mail!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *