*Este artigo foi produzido pelo Mobills com exclusividade para o Blog de Valor.

 

A leitura é muito importante para abranger nosso conhecimento, além de aprimorar a nossa capacidade de aprendizado. Inclusive, facilita na hora de aprender mais sobre finanças. Existem vários livros que abordam finanças e que são ótimos para iniciantes e avançados nesse mundo da economia.

Sendo assim, você irá conhecer neste artigo 10 livros para aprender sobre finanças para aprimorar seus hábitos financeiros e entender melhor a forma de gerir o seu dinheiro.

Lembre-se que não existem gastos com educação, apenas investimentos. Assim, a quantia investida nestes livros é incomparável perto do conhecimento que será adquirido.

1. Os Segredos da Mente Milionária

Escrito por T. Harv Eker, empresário américo-canadense, o livro Os Segredos da Mente Milionária mostra 17 princípios básicos sobre as diferenças na forma de pensar dos ricos em comparação com as pessoas comuns.

No começo da obra, o autor conta um pouco de sua história pessoal, que começou cheia de fracassos e depois tudo mudou quando substituiu suas crenças negativas relativas ao dinheiro por ideias positivas.

O livro faz refletir sobre suas ações e pensamentos e traz uma abordagem leve, sem termos difíceis para leigos.

2. O Homem Mais Rico da Babilônia

George Samuel Clason lançou em 1926 o livro O Homem Mais Rico da Babilônia, que é considerado o exemplar mais antigo e famoso sobre finanças pessoais do mundo.

Os ensinamentos mostrados no livro são baseados nas práticas de sucesso dos antigos babilônios, que apesar de serem antiquadas, ainda são bastante úteis nos dias atuais.

A obra fala sobre como é importante cultivar suas habilidades, estudar e se tornar mais experiente e sábio. Tudo isto ajuda você a manter um orçamento saudável e controlado.

Também te mostra como fazer o que ama te ajuda a ser bem sucedido e que pensar no futuro é essencial para um crescimento pessoal e financeiro.

3. Pai Rico, Pai Pobre

Robert Kyosaki escreveu o livro Pai Rico, Pai Pobre se baseando em sua história de vida. Ele nasceu em uma família de classe média no Havaí, e apesar de seu pai (chamado na obra de “pai pobre”) fosse um homem muito inteligente e honesto, nunca conseguiu atingir a liberdade financeira.

Por outro lado, o pai – “pai rico” – de seu melhor amigo era um comerciante local que foi acumulando uma grande riqueza ao longo da vida, chegando a se tornar o mais rico de onde morava.

Através de ensinamentos simples, o “pai rico” foi o responsável por ensinar Kyosaki os assuntos relativos a finanças e economia.

4. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Você já assistiu Até que a Sorte nos Separe? O filme brasileiro que estreou em 2012, e depois teve duas continuações, foi baseado no livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos de Gustavo Cerbasi.

A obra discute sobre um dos maiores problemas que os casais enfrentam: a questão financeira na relação. Este assunto provoca várias discussões na família, sendo até uma das maiores causas de separação.

A falta de conversa entre o casal acarreta decisões e escolhas ruins. É muito importante ter cumplicidade e sempre ser sincero. Mentiras e omissões só acabam com o relacionamento.

O livro virou uma referência para casais que desejam construir um orçamento familiar saudável e voltado para a liberdade financeira.

5. 10 Passos Para Nunca Mais Faltar Dinheiro no Seu Bolso

A trajetória da jornalista Nathalia Arcuri no mundo das finanças começou ainda criança, aos 8 anos, quando passou a juntar dinheiro para comprar seu carro, que só teria aos 18 anos.

Em seu livro 10 Passos Para Nunca Mais Faltar Dinheiro no Seu Bolso, Arcuri – que tem um negócio próprio e é dona de um dos principais canais do YouTube de entretenimento financeiro – fala sobre seu case de sucesso, ajudando a inspirar pessoas que, assim como ela, desejam ser milionárias.

6. Finanças Femininas

Carolina Ruhman Sandler e Samy Dana escreveram o livro Finanças Femininas pensando nas mulheres reais do dia a dia que têm seus sonhos, planos e dificuldades.Mas por que um livro focado apenas em mulheres?

Apesar da má fama de gastarem mais que os homens, pesquisas revelam que mais de 80% das mulheres são responsáveis pela administração do orçamento doméstico. O que prova que nós, mulheres, somos mais conscientes em relação ao dinheiro.

Com uma linguagem simples e direta, a obra traz dicas para colocar as finanças em ordem para uma vida financeira mais saudável e tranquila.

7. Quero Ficar Rico

Rafael Seabra possui 10 anos de estudo sobre finanças. Dono de um blog, lançou seu livro Quero Ficar Rico para ajudar as pessoas a conquistar a independência financeira, não importando o valor de seus salários.

Na obra, ele mostra que tudo está ao seu alcance, basta ter disciplina, planejamento e não ter medo de arriscar.

O livro possui uma linguagem simples e te prende do começo ao fim. Mesmo que você seja leigo no assunto, consegue entender o que ele quer passar com seus ensinamentos.

8. Pense e Enriqueça

Também conhecido como Quem Pensa Enriquece, o livro de Napoleon Hill foi escrito em 1937 e é baseado no trabalho anterior de Hill, A Lei do Triunfo, que é o resultado de mais de 20 anos de estudo analisando mais de 500 pessoas que acumularam grandes fortunas.

Hill estudou os hábitos desses milionários e desenvolveu 16 princípios que devem ser aplicados para a conquista do sucesso.

A obra é considerada um clássico até hoje, e seus ensinamentos e dicas são atemporais.

9. Os Axiomas de Zurique

A Suíça é um dos países com a maior renda per capita do mundo. Você já se perguntou como um país pequeno, sem litoral e terras produtivas, nem reservas de petróleo, carvão ou minério conseguiu tal provento?

No livro Os Axiomas de Zurique escrito por Max Gunther, você vai descobrir quais as regras foram usadas por um grupo de investidores suíços para ganhar fortunas no período pós Segunda Guerra Mundial, minimizando os riscos enquanto os lucros aumentavam.

A obra te mostra 12 axiomas (leis que não podem ser provadas) principais e mais 16 secundários que te faz pensar sobre dinheiro de um jeito totalmente novo.

10. Sonho Grande

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de 40 anos, o maior império da história do capitalismo brasileiro e se tornaram muito importantes no cenário econômico mundial.

Eles compraram três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Heinz e Burger King. A fórmula de gestão que desenvolveram se baseia em simplicidade, meritocracia e a busca contínua por redução de custos.

O livro Sonho Grande conta o relato detalhado da trajetória desses três empresários e, ao mesmo tempo, te mostra os acertos e erros na vida empresarial deles, pois até os milionários já erraram, basta aprender com o erro e não desistir.

Conclusão

Depois de ler um pouco sobre esses 10 livros, qual mais te interessou? O mundo financeiro é repleto de cases de sucesso e histórias inspiradoras para você atingir o seu objetivo.

Apesar de ter sido listado numericamente, as obras não tem uma ordem de preferência e você pode começar por qualquer um. Lembre-se que a leitura é essencial para expandir nossos conhecimentos! Boa leitura!

 

Isabelle Lima

*O Mobills é um aplicativo de controle financeiro, que permite ao usuário cadastrar e gerenciar suas contas de forma eficiente, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado do Blog e Valor, com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *