Algumas dicas de sustentabilidade são valiosas para serem aplicadas no dia a dia de uma empresa. Esse tema não é novo, mas ganhou muita força nos últimos anos. Dessa forma, se tornou imperativo que as companhias aplicassem esse conceito no ambiente corporativo.

Inclusive, a própria sociedade cobra uma postura em sintonia com os valores de proteção ambiental dos agentes econômicos.

Apesar da importância, existem empreendedores que ainda não sabem como aplicar o conceito na prática ou precisam de ideias para implementá-lo.

Esse é o seu caso? Então acompanhe a leitura do artigo e confira 11 dicas de sustentabilidade para você utilizar na sua empresa!

1.Conheça as leis e normas ambientais

A primeira das dicas de sustentabilidade para aplicar na sua empresa é bem importante, porém negligenciada por muitos.

Conhecer as leis ambientais pode lhe ajudar a adotar medidas coerentes com a sustentabilidade e regras estabelecidas. Além disso, você previne erros e a possibilidade de ser punido com multas ou processos judiciais.

Por isso, reserve um tempo para pesquisar e conhecer as leis ambientais, tanto as da esfera federal quanto possíveis normas estaduais e municipais. Verificar tratados internacionais também é aconselhável para identificar o que órgãos internacionais esperam dos agentes econômicos e países em relação ao tema.

2. Esteja sempre informado

É essencial estar sempre informado em relação às mudanças de pensamento e posicionamento do mercado e do público em relação à sustentabilidade. Portanto, procure sempre pesquisar e entender sobre novas práticas, inovações e exigências da população.

Ainda mais importante, esteja perto do seu público-alvo para entender o que ele mais prioriza no momento de comprar de uma marca e o que acreditam ser mais importante em relação ao assunto.

3.Veja o exemplo de outras empresas

Se você é um empreendedor que não tem noção de como aplicar a sustentabilidade na sua empresa, essa pode ser a dica ideal para iniciar.

Uma maneira de implementar práticas sustentáveis é justamente ver o que outras companhias estão fazendo. Você pode procurar empresas dos mais diversos segmentos para ter ideias do que implementar no seu negócio.

Se conhece outros empreendedores, converse com eles para descobrir quais práticas aplicam, quais mudanças foram necessárias, quais as consequências e benefícios causados e como os colaboradores reagiram e elas.

4. Busque parcerias sustentáveis

Não adianta apenas aplicar práticas que ajudam o meio-ambiente dentro da empresa se por fora, você tem parceiros que são acusados de utilizar bens ou serviços que prejudicam a natureza.

Para fortalecer ainda mais esse conceito e principalmente, demonstrar coerência para os consumidores, busque fazer parcerias com companhias que também se comprometem com a defesa da natureza e preserva o meio no qual está inserida.

5. Separe o lixo

Separar o lixo é um dever de todos, mas ainda há estabelecimentos que não realizam essa atividade. É comum, por exemplo, que cada colaborador tenha seu lixeiro individual e assim, misturem produtos distintos.

Além de separar o reciclável do não reciclável, é preciso separá-los pelo material de fabricação. Por exemplo, plásticos, vidros, metais e papéis devem ser colocados em locais diferentes.

Sendo assim, comece a implementar essas lixeiras separadoras. Além de ajudar o meio-ambiente, sua empresa facilitará o trabalho dos encarregados da limpeza e da coleta do lixo.

6. Elimine o plástico

Se sua empresa ainda é adepta dos copos descartáveis, sacolas plásticas e outros produtos feitos desse material, procure eliminá-los ou substituí-los por alternativas ecológicas.

Incentive seus colaboradores a trazerem canecas ou garrafas de suas casas para utilizar no ambiente corporativo quando precisam. Copos plásticos, além de causarem danos ao meio-ambiente, implicam em custos extras que podem ser eliminados.

7. Elimine o papel

Trocar o papel por programas digitais também é outra forma eficiente de tornar a empresa sustentável. Além de diminuir o desperdício, ajuda a reduzir as despesas.

Aposte na tecnologia e incentive a utilização de tablets, celulares ou do próprio computador para anotar reuniões, avisos, lembretes e informações relacionadas ao trabalho de cada um.

Existem diversos programas que podem substituir muito bem o papel, como o Evernote, Google Docs, Google Keep, dentre outros. Ainda, é possível implementar aplicativos que ajudam no compartilhamento de informações, como o Trello.

8. Utilize fontes de energias renováveis

É possível ir além e implementar a utilização de energias renováveis na sua empresa. Um exemplo que vêm crescendo e ganhando adeptos é a energia solar.

A instalação de placas solares para fornecer energia para um estabelecimento se mostra muito eficiente e pode, inclusive, trazer economia para o empreendedor. Além da energia solar, há a energia fluvial e a eólica, dentre outras possibilidades.

Considere utilizar essas fontes alternativas no dia a dia da empresa e em processos produtivos, dependendo da atividade empresarial dela.

9. Utilize aparelhos eletrônicos com sabedoria

Atualmente, empresas precisam utilizar diversos aparelhos para desempenhar suas atividades. Computadores, ar-condicionado, micro-ondas, geladeiras e outros equipamentos, se utilizados com sabedoria, podem tornar sua empresa mais sustentável.

Existem aparelhos que foram fabricados com materiais mais ecológicos e de uma maneira que não consuma muita energia. Muitos deles utilizam selos que os identifiquem como econômicos e ecológicos. Investir nesses produtos pode ser vantajoso, principalmente no longo-prazo.

10. Tenha a sustentabilidade como causa

Essa é talvez uma das dicas de sustentabilidade mais diferentes que você pode aplicar na sua empresa. Além de implementar o conceito no ambiente corporativo, pode ser interessante também desenvolver projetos de proteção ambiental, conscientização da população e até de recuperação de áreas desmatadas, por exemplo.

Dessa forma, seu negócio poderá contribuir com o meio-ambiente, o desenvolvimento da mentalidade da população e ainda, aproximar sua empresa da sociedade, criando laços de confiança com ela.

Ainda, os projetos podem aumentar o brand-awareness e fazer sua marca ser bem vista pelo público.

11. Faça mudanças na estrutura da empresa

Conhecer bem o local físico da empresa é essencial. Uma das primeiras atitudes que todo empreendedor preocupado com a sustentabilidade deve ter é verificar possíveis problemas, como vazamentos de água, instalações elétricas antigas, entre outros.

Feito isso, é preciso arrumá-los com urgência. Depois, implemente mudanças que, mesmo sutis, podem fazer diferença no final, inclusive no setor financeiro.

Por exemplo, você pode pintar as paredes de branco para refletir melhor a luz, fazer obras para utilizar mais a luz ambiente, usar apenas lâmpadas LED, substituir equipamentos que desperdiçam, dentre outras possibilidades.

Aqui você viu 11 dicas de sustentabilidade que empreendedores devem aplicar nas empresas. Quanto mais você implementar de maneira efetiva, melhor.

Portanto, escolha as mais acessíveis para iniciar e deixe seu negócio em harmonia com o meio-ambiente e muito mais bem visto aos olhos do seu público-alvo!

Quer mais uma dica relevante para fazer seu negócio crescer ainda mais? Então veja agora 7 empresas do setor financeiro que apostaram no conteúdo para construir autoridade! 

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *