*Este artigo foi produzido pelo Mobills com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Se você é o tipo de pessoa que não tem o costume de realizar investimentos, saiba que você deve começar a investir o quanto antes. Independentemente da sua situação financeira no momento, você precisa pensar sobre reservar um dinheiro para este fim.

Está endividado? Então busque maneiras de sair das dívidas rapidamente, de fazer seu controle financeiro e começar a juntar dinheiro pensando no seu futuro.

Por outro lado, se você já consegue juntar algum dinheiro, mas acaba deixando na poupança por falta de conhecimento, saiba que também precisará melhorar sua educação financeira e começar a investir melhor, porque você está literalmente perdendo dinheiro.

A sua idade também não é um fator impeditivo, entretanto, quanto mais cedo você começar, mais rápido atingirá a tranquilidade financeira.

Portanto, chega de desculpas. Se você pretende construir sua riqueza, você necessariamente tem que aprender e começar a investir seu dinheiro. Ao não investir, você está deixando de lado oportunidades valiosas de aumentar seu patrimônio.

Mas atenção: se você não estudar um pouco sobre o assunto, também existe a possibilidade de você perder seu dinheiro em investimentos; mas se investir sabiamente, você multiplicará seu patrimônio em muitas vezes.

Se você ainda não acredita nisso e acha que não precisa investir seu dinheiro, continue a leitura e descubra 11 motivos para começar a investir seu dinheiro hoje mesmo.

1. Investir faz seu dinheiro trabalhar para você

Para aumentar sua renda, existem duas maneiras principais de ganhar dinheiro: ou você trabalha pelo seu dinheiro, ou seu dinheiro trabalha para você. Em vez de desperdiçar seu dinheiro, ou mantê-lo em uma conta bancária recebendo taxas de juros mínimas, você pode ganhar mais dinheiro ou vê-lo crescer, investindo sabiamente.

Os investimentos inicialmente podem não trazer grandes retornos, mas se você tiver consistência, há recompensas esperando por você no longo prazo. Investir também é uma ótima apólice de seguro contra interrupções de carreira que podem ter um grande impacto na sua vida, caso você não esteja preparado com uma reserva de emergências.

2. Invista para vencer a inflação

A inflação é uma inevitabilidade econômica, desse modo, o dinheiro que você fez ontem vai valer menos amanhã, devido à inflação. Por essa razão, é essencial que você invista, visando manter o seu poder de compra e evitar que o seu dinheiro seja devorado pelo aumento da inflação.

Mas este é apenas mais um de muitos motivos para começar a investir seu dinheiro agora mesmo!

3. Não investir seu dinheiro é o maior risco

Pense nisso: investir representa um risco, como todos sabemos, mas as consequências de não investir podem ser ainda mais graves. Assim, a longo prazo, assumir um risco agora poderia representar menos risco do que não arriscar nada!

Você não deve deixar seu dinheiro ficar ocioso. A melhor coisa que você pode fazer é pesquisar uma ampla gama de investimentos e escolher aquele que corresponda aos seus valores e objetivos financeiros de longo prazo.

4. Sua liberdade está em jogo

Investir não é simplesmente ficar rico. É sobre um dia ter a liberdade financeira de poder se sustentar sem depender de uma renda proveniente apenas do seu trabalho.

Porque aqui está a verdade: em algum momento você terá que parar de trabalhar. A única pergunta é se você será forçado a parar antes de estar preparado financeiramente ou se poderá optar por parar de acordo com seus próprios termos.

E a única pessoa que pode garantir que você é capaz de fazer isso em seus próprios termos é você. Ninguém vai te dar o dinheiro que você precisa para se sustentar.

Então, depende de você economizar o quanto vai precisar. Sua liberdade realmente está em jogo aqui. E não há melhor momento para começar a criá-la do que agora.

5. Não importa se você errar

Muitas pessoas nunca começam a investir porque estão preocupadas em cometer um erro. Parece uma coisa grande e complicada demais, que você tem que gastar uma tonelada de tempo e energia para acertar, e você não pode perder dinheiro.

A verdade é que, durante a primeira década da sua vida de investimento, os retornos que você obtém realmente não importam muito. Bons ou ruins, eles não terão muito impacto sobre quanto dinheiro você terá.

O que importa, muito, é a sua taxa de poupança. Quanto mais você economizar no início, mais dinheiro você terá, mesmo que seus retornos não sejam grandes durante esses primeiros anos.

Isto é realmente uma ótima notícia para você, porque elimina toda a pressão de ter de escolher os investimentos “certos” e todo o risco de cometer um grande erro. Mesmo que você se atrapalhe e não receba o retorno que deveria receber, tudo bem, desde que sua taxa de poupança esteja onde precisa estar.

Como já mencionado, a palavra-chave em investimentos é consistência. Se manter investindo mensalmente é o mais importante! Por isso, não deixe que o medo ou a insegurança o impeça de começar a investir. O próprio ato de começar é muito mais relevante do que acertar.

6. A prática leva à perfeição

À medida que o tempo passa e seu dinheiro cresce, suas decisões de investimento vão se tornar cada vez mais importantes. Logo, quanto mais cedo você começar, mais tempo terá para praticar e aprimorar sua capacidade de investidor, fazendo seu dinheiro render cada vez mais.

Você pode aprender e até errar agora, porém, obterá as habilidades e a experiência necessárias para tomar decisões mais inteligentes no futuro.

7. Não há hora como agora

“A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos. A segunda melhor época é agora” – Provérbio chinês

Tudo isso obviamente se aplica se você está na casa dos 20 ou 30 anos com décadas antes da aposentadoria. Contudo, e se você for um pouco mais velho que isso? É tarde demais para começar?

Claro que não!

Você não pode alterar o que já aconteceu, mas pode começar a fazer as coisas de maneira diferente agora. E cada pedacinho conta.

Não importa onde você esteja na vida, você deve começar a investir agora.

8. Poupar para a aposentadoria

Se você está trabalhando, você deveria estar poupando dinheiro para a aposentadoria. Caso não esteja, é bom você se preocupar com isso.

Mas quais seriam os investimentos ideais pensando nisso? Com base na sua tolerância pessoal ao risco, você pode considerar arriscar mais em uma idade mais jovem, pois investimentos com maiores riscos também costumam trazer maiores retornos.

Por outro lado, tornar-se mais conservador à medida que envelhece pode ser sábio, especialmente à medida que você se aproxima da idade de aposentadoria.

9. Obtenha retornos mais altos

Para aumentar seu dinheiro, você precisa colocá-lo em um local onde possa obter uma alta taxa de retorno. Quanto maior a taxa de retorno, mais dinheiro você ganhará.

Enquanto tem pouco dinheiro, não vai ser tão fácil conseguir excelentes taxas de retorno, mas ao passo que seu patrimônio for crescendo, você terá acesso a investimentos com taxas mais interessantes.

Portanto, se você quiser ter a chance de obter um retorno maior do seu dinheiro, precisará explorar as opções disponíveis no mundo dos investimentos.

10. Alcançar objetivos financeiros

Investir pode ajudá-lo a alcançar grandes objetivos financeiros. Isto porque, ao investir seu dinheiro com consistência, você multiplicará seu patrimônio, e terá condições de realizar seus maiores sonhos.

O retorno sobre seus investimentos poderá ser usado para comprar uma casa, um carro, iniciar seu próprio negócio ou contribuir no início da vida financeira dos seus filhos.

11. Seja parte de um novo empreendimento

Novos empreendimentos precisam do apoio financeiro, e eles buscam os investidores para esse apoio. Alguns investidores podem gostar da emoção de investir em um novo produto ou serviço de ponta, ou fazer parte de algo como um negócio ou filme que os introduza a um mundo glamouroso.

Quem sabe, investindo dinheiro, você não possa fazer disso no futuro. Já imaginou?!

Conclusão

Você também pode investir seu tempo com sabedoria, fazendo algumas pesquisas sobre as diferentes opções de investimento disponíveis para você. Não se apresse em nada, mas lembre-se de que quanto mais você deixar seu dinheiro ocioso, menos tempo terá para ver seu dinheiro crescer e gerar riqueza.

Investir seu dinheiro pode gerar muitas opções e grandes oportunidades, mas para isso você tem que esquecer todas as desculpas utilizadas um dia, focar nos  motivos para começar a investir seu dinheiro e iniciar seus investimentos agora mesmo!

 

Cecília Mesquita

 

*O Mobills é um aplicativo de controle financeiro, que permite ao usuário cadastrar e gerenciar suas contas de forma eficiente, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *