2 minutes

Confira os principais destaques da economia e do mercado financeiro na última semana e acompanhe os próximos eventos econômicos desta semana:

 

Política e Mercado Financeiro


1. A agência de classificação de risco Moody’s alterou, na última sexta-feira (26), a perspectiva da nota do Brasil de “estável” para “negativa”, em meio à crise política que refletiu no mercado financeiro e ao aumento das incertezas em relação às aprovações das reformas. Com a mudança da perspectiva, a Moody’s sinaliza que não descarta um rebaixamento da nota do Brasil nos próximos meses.

2. A presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos, pediu demissão ao presidente Michel Temer na última sexta-feira (26), alegando motivos pessoais. No mesmo dia, o economista Paulo Rabello Castro – que ocupava a presidência do IBGE,foi anunciado como novo presidente da instituição.

3. O índice Ibovespa subiu 1,36% na última sexta-feira (26), acumulando ganhos de 2,3% na semana e recuperando parte das perdas registradas após a eclosão da nova crise política brasileira com as gravações da JBS.
O dólar encerrou a semana passada em alta de 0,25%. Na sexta-feira (26), a moeda recuou 0,54%, quebrando uma sequência de dois pregões seguidos de alta.

 

Seu bolso

1. O preço da gasolina caiu nos postos de combustíveis do país na última semana, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). O valor médio do combustível no país durante a semana encerrada em 27 de maio ficou em R$ 3,606 – uma queda de 0,41% e o menor valor desde 22 de novembro de 2015.

2. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, na última sexta-feira (26), que a bandeira tarifária das contas de luz será verde em junho, que garante contas de energia sem cobrança extra no próximo mês. A mudança acontece após dois meses de bandeira tarifária vermelha, com taxa extra a cada 100kWh consumidos.

 

O que vem por aí:


1. O Copom (Comitê de Política Monetária) decide sobre a taxa básica de juros da economia brasileira na próxima quarta-feira (31). Atualmente, a taxa Selic está em 11,25%.

2. Na quinta-feira (1) será a vez do IBGE divulgar os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do primeiro trimestre de 2017 e o PIB anual. De acordo com levantamento da Bloomberg, o PIB trimestral deve apresentar uma expansão de 1,2% da economia após dois anos de recessão.

3. Os preços dos combustíveis podem cair ainda mais para o consumidor nos próximos dias, depois que a Petrobras decidiu, na última sexta-feira (26), reduzir os preços da gasolina em 5,4% e do diesel em 3,5% nas refinarias brasileiras.

Share.

Sócia-fundadora e CEO da ABContent. Cursou Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, tem formação em Marketing e Pós-Graduação em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi repórter, colunista e editora em diversos veículos de comunicação nas editorias de Economia, Negócios e Mercado de Capitais.

1 comentário

  1. Bona, boa noite!
    Gostaria que falasse sobre fundos de investimento, no que tange a quebra de algum deles e, quanto tempo faz?
    Atenciosamente,
    Rodrigo Luis Tres.’.

Leave A Reply