Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »

 
Olá, tudo bem?

Você sabe como as pessoas que investem em ações ganham dinheiro? É isso que vou te falar nesse vídeo.

Como ganhar com ações:

Quando um investidor compra ações de uma empresa, ele se torna sócio dessa empresa. Torna-se dono da empresa na fração correspondente ao número de ações que possui.

Por isso existem duas formas de ganhar dinheiro quando se é dono de parte de uma empresa, neste caso, ganhar com ações:

1. Recebendo parte dos lucros da empresa, distribuídos periodicamente aos seus proprietários. São os chamados dividendos. Veja aqui num outro artigo como é feito o pagamento dos dividendos.

2. Com a valorização da empresa, ou seja, de suas ações em bolsa de valores. As empresas se valorizam ao longo do tempo, pois mantendo sua atividade lucrativa e bem administrada crescem, ganham mercado e com isso aumentam seu tamanho e lucratividade. Por isso, as suas ações se valorizam ao longo do tempo.

Os investidores e as escolas de análise

O posicionamento dos investidores em bolsa normalmente ocorre seguindo duas grandes escolas de análise: a análise fundamentalista, que se preocupa em avaliar os aspectos relacionados à saúde da empresa, suas perspectivas, cenários, lucratividade e etc, e a análise técnica, que se preocupa únicamente em avaliar os aspectos relacionados às oscilações de preços de uma determinada ação.

Para entender melhor as escolas de análise, veja esse outro artigo que trata exclusivamente do assunto.

Então, agora que você já sabe como ganhar com ações, deve estar ciente que o investimento em bolsa de varlores é um investimento incluído na classe de renda variável, onde não há garantia nenhuma de rentabilidade, pois depende essencialmente do bom desempenho das empresas onde o investidor optou por investir.

Também é correto entender que nem todo o investidor, dado o risco que o investimento em ações representa, possui perfil para investir em ações. Ou se possuir, pelo menos deve ser num percentual do patrimônio controlado de acordo com sua tolerância. Para saber seu perfil de investidor, clique aqui.

Quando o investidor compra ações, ele procura: ou as empresas com expectativa de valorização; ou as empresas boas pagadoras de dividendos; ou aquelas com os dois requisitos, dependendo de sua estratégia de investimento.

Um forte abraço!

André Bona

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *