O investidor que busca segurança no momento de investir pode encontrar diversas alternativas na renda fixa. É o caso dos títulos do Tesouro Direito, certificados de depósitos bancários (CDBs), entre outras aplicações. Porém, também é possível recorrer às alternativas do mercado nacional.
Por exemplo, os títulos públicos norte-americanos (treasuries) são considerados as aplicações de renda fixa mais seguras no âmbito internacional. Afinal, os Estados Unidos possuem a maior economia global — portanto, o risco de calote é bastante baixo.
Felizmente, é possível se expor a esses títulos americanos sem precisar tirar seu capital do Brasil. Quer saber como? Confira 4 BDRs de ETFs para investir em renda fixa internacional!
O que é um ETF?
Para facilitar a compreensão sobre o assunto, vale aprender primeiro o que é um ETF. Os exchange traded funds (ETFs), ou fundos de índice, são alternativas de investimento coletivo. Seu objetivo é replicar o desempenho de um indicador do mercado financeiro.
Logo, o portfólio de um ETF terá uma composição que segue a carteira teórica do índice de referência escolhido. Por exemplo, um ETF que tenha como referência o Ibovespa (IBOV), será composto das ações das companhias de maior representatividade no país, seguindo o IBOV.
As operações do fundo são realizadas por um gestor profissional. Em contrapartida, seus serviços são remunerados pelos cotistas do ETF por meio da taxa de administração. Os resultados no investimento, normalmente, acontecem com a valorização e venda das cotas.
O que é um BDR?
Também é preciso entender o que é BDR. Sigla para brazilian depositary receipts, esse é um investimento nacional que está atrelado a uma alternativa internacional. O conceito pode ser traduzido como certificado de depósito de valores mobiliários.
Na prática, a emissão de um BDR depende de uma instituição depositária. Ela realiza o investimento no exterior e o deposita junto a um agente custodiante. A medida é importante para que o ativo não seja negociado no mercado.
Na sequência, são emitidos os BDRs com lastro no investimento internacional. Por fim, os certificados são disponibilizados para negociação na bolsa de valores brasileira.
Entretanto, tenha em mente que aquele que compra um BDR não está adquirindo o investimento internacional, mas sim um certificado atrelado a ele. Apesar disso, o titular do BDR tem acesso a proventos, como os dividendos, caso eles sejam distribuídos.
O que é um BDR de ETF e como funciona?
Agora que você sabe o conceito de ETF e BDR, chegou o momento de aprender o que é um BDR de ETF e como ele funciona.
Até o ano de 2020, os BDRs somente podiam ter lastro em ações de empresas estrangeiras. Porém, no final daquele ano, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou a emissão de BDRs lastreados em outros tipos de investimento, como os ETFs.
Logo, o BDR de ETF é um certificado atrelado à cota de um fundo de índice internacional. O funcionamento é semelhante a um BDR comum. No entanto, é preciso estar atento à paridade — em alguns casos, um certificado pode corresponder apenas a uma fração da cota do ETF.
Por exemplo, uma paridade de 1:8 significa que cada BDR corresponde a uma fração de 1/8 (um oitavo) da cota do ETF. Assim, o investidor que queira ter o equivalente a 1 cota inteira precisará adquirir 8 BDRs.
Vale a pena investir em BDRs de ETFs de renda fixa internacional?
Não é possível definir se o investimento em BDRs de ETFs de renda fixa internacional vale a pena sem antes avaliar o seu perfil e os objetivos. Afinal, o investimento é uma decisão pessoal e dependerá daquilo que o investidor está buscando no mercado.
O BDR pode ser útil ao investidor que deseja expor seu capital a investimentos estrangeiros de forma simples e prática. Afinal, como o certificado é negociado na bolsa brasileira, o investidor não precisará se vincular a instituições internacionais, nem ter custos com câmbio de moedas.
O certificado também é uma alternativa para quem está interessado em diversificar e proteger a carteira de investimentos. Ter um BDR que está descorrelacionado com o mercado nacional pode ser uma forma de equilibrar os riscos do portfólio e evitar prejuízos quando a bolsa está em queda.
O aumento das taxas de juros no âmbito internacional também pode motivar o investimento nessas alternativas. Isso porque, normalmente, o aumento dos juros reflete na remuneração dos títulos de renda fixa e, assim, seu retorno se torna mais atraente.
4 BDRs de ETFs para investir em renda fixa internacional
Agora que você já viu o que é o BDR de ETF e se essa alternativa vale a pena, confira 4 BDRs de ETFs para investir em renda fixa internacional!
1. BGOV39
O iShares US Treasury Bond ETF (BGOV39) é um BDR de ETF que tem como benchmark o ICE US Treasury Core Index. Esse índice segue o desempenho dos títulos públicos norte-americanos. O ETF de código GOVT, na bolsa americana e a sua paridade com o BDR é de 1:3.
2. BIYT39
O iShares 7-10 Year Treasury Bond ETF (BIYT39) também é um BDR de ETF. O índice espelhado é o ICE US Treasury 7-10 Year index, composto por treasuries com vencimento entre 7-10 anos. Seu código no mercado americano é IEF e cada cota do fundo tem uma paridade de 1:10 com o BDR.
3. BSHV39
Outro BDR de ETF de renda fixa é o iShares Short Treasury Bond ETF (BSHV39). Ele acompanha o ICE Short US Treasury Securities Index — um índice que acompanha treasuries com vencimento em um ano ou menos.
Esse fundo é negociado sob o ticker SHV nos Estados Unidos. Já a paridade da cota do ETF com o BDR BSHV39 é 1:10.
4. BSHY39
Também entra para a lista de BDRs de ETFs para investir em renda fixa o iShares 1-3 Year Treasury Bond ETF (BSHY39). O índice replicado é o ICE US Treasury 1-3 Year Index, que contempla títulos públicos americanos com vencimento entre 1-3 anos. Nesse caso, o ticker no mercado norte-americano é SHY. Já a paridade é de 1:8.
É importante destacar que todas essas alternativas contam com a distribuição de dividendos, pois a depositária faz o repasse dos pagamentos recebidos — já com os descontos no país de origem. Então esses BDRs podem se adequar a quem busca renda passiva.
Viu como é possível expor seu capital a alternativas de renda fixa internacional sem precisar tirar seu capital do Brasil? Contudo, se for investir nos BDRs, não deixe de avaliar o seu perfil de investidor e objetivos financeiros para fazer as melhores escolhas.
Quer aprender mais sobre investimentos? Acompanhe nossas publicações no YouTube e Instagram!