*Este artigo foi produzido pela Juridoc com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Se você é proprietário de uma pequena empresa, trabalha no setor comercial como colaborador ou pretende ter um negócio próprio em breve, você deve saber que cada venda fechada é crucial para crescimento e sucesso de um negócios. Mas, assim como muitos outros empreendedores ou futuros administradores, você deve se perguntar todos os dias sobre o que é possível fazer para aumentar a taxa de fechamento de negócios.

A boa notícia é que há muitas maneiras de aumentar as vendas de uma empresa sem incorrer em custos adicionais.E embora as abordagens possam variar dependendo do mercado e da atividade, existem cinco ações para aumentar as vendas de um negócio que podem ser aplicadas em qualquer empresa.

Quer saber quais são estas 5 ações para aumentar as vendas de uma empresa? Então continue a leitura e confira!

1. Defina metas e objetivos de vendas

Quando você entende seu nicho de negócios e sabe o que faz melhor e quem precisa de seu produto e serviço, com certeza terá uma melhor abordagem do seu cliente.

Por isso, tudo o que você precisa fazer para começar é colocar no topo das suas decisões bastante clareza e visão. Sua missão e objetivos ou metas devem ser de conhecimento de toda a sua equipe.

Anote as metas diárias, mensais e do ano. Defina quantas vendas você pretende fazer por mês e o valor de cada uma. Não se esqueça de ter na ponta do papel qual o seu lucro por venda.

Tudo isso é importante porque, quando se traça um objetivo, é mais fácil de concentrar sua atenção e agir.

2. Qualifique suas técnicas de negociação

Os negociadores qualificados geralmente estão bastante preocupados em encontrar uma solução ou um arranjo que seja satisfatório para ambas as partes. Eles procuram as situações chamadas de “ganha-ganha”, em que ambas as partes estão satisfeitas com os resultados da negociação.

Mas dentro de uma estratégia de negociação, há fatores importantes, como preço, meios e condições de pagamento. As condições de pagamento, por exemplo, podem definir uma venda, visto que muitas vezes é inviável para alguns clientes pagar um produto à vista.

Logo, para atender às necessidades dos seus consumidores, esteja sempre pronto para negociar com seus fornecedores e estabeleça uma boa relação com eles.

Para firmar relações em longo prazo com seus fornecedores, faça uma boa gestão de seus contratos, elabore bons acordos por escrito, negocie termos que sejam claros para ambos os lados e não perca prazos de pagamentos e renovação.

3. Mantenha os clientes que você já conquistou

Quando um cliente compra seu produto ou serviço, isso não deve ser o fim de seu relacionamento com ele. A dica é se concentrar em manter um forte relacionamento com seu cliente. Dessa forma, você cria mais confiança e agrega valor ao seu produto.

Isso até pode parecer meio óbvio, mas geralmente quando uma empresa tem dificuldade em crescer, é muito comum que os empreendedores considerem que isso aconteça por falta de novos clientes.

De fato, para qualquer empresa é importante conquistar novos consumidores. Mas nem sempre a melhor estratégia é focar todos os esforços apenas na aquisição de novos clientes.

Uma das suas melhores táticas de vendas pode ser reter os já existentes, visto que ira atrás da sua base de clientes pode ser muito mais econômico do que lançar novas estratégias para conquistar novos consumidores.

4. Utilize o marketing digital, mas seja consistente em sua mensagem

O advento dos smartphones e das redes digitais direcionou a maioria das empresas a explorar seus produtos e serviços de forma online. Sem dúvidas, o marketing digital é uma necessidade mesmo para empresas que não tem a base de seus negócios na internet.

Embora essa nova maneira de divulgar produtos e serviços pareça um grande facilitador para todos os tipos de empresa, é necessário fica cada vez mais atento ao que é divulgado na internet. Por isso, o melhor que uma empresa pode fazer hoje é manter-se consistente em sua mensagem para não perder o valor de sua marca.

Portanto, assim que você definir sua visão, valores e posição empresarial, seja coerente em sua atuação nas redes sociais. Hoje em dia, os consumidores buscam produtos, serviços e marcas com os quais se identificam.

E,quando o cliente tem uma boa experiência de compra, o relacionamento se torna mais significativo e duradouro.

5. Automatize seus processos

Para se tornar competitivo, você não pode continuar a lidar com todas as tarefas manualmente e, ao mesmo tempo, ser estratégico e aumentar seu poder de negociação.  Na maioria das vezes, uma das razões pelas quais as empresas não estão maximizando as vendas é porque seus gestores estão tentando fazer tudo sozinho e utilizando processos ineficientes.

Em resumo, a automação é uma maneira poderosa de aumentar produtividade das equipes de vendas, aumenta a taxa de negócios e melhorar  a receita. Softwares para a gestão de contratos, por exemplo, elimina tarefas demoradas, reduzindo grande parte do trabalho tedioso para a elaboração, análise, revisão e assinaturas desses documentos.

Também é possível aderir à tecnologia no que tange à automação de marketing, atendimento e outros setores vitais para o seu negócio. Dessa forma, é possível pode reduzir milhares de horas de trabalho desperdiçadas, melhorando a produtividade.

Portanto, se você deseja mudar o jogo a seu favor é importante simplificar os processos de negócios com a ajuda da automação para que a sua equipe se  concentre em obter mais leads e vendas com menos trabalho manual e mais insights.

Dados do Aberdeen Group apontam que as empresas que usam automação de vendas atingem taxas de conversão mais altas de 53% e taxa de crescimento anual de 3,1%. Impressionante, não é?

Esperamos que esses cinco passos básicos ajude você a melhorar seu desempenho, reduzir custos e garantir seu espaço no mercado, seja da sua própria empresa ou do negócio no qual você trabalha!

 

 

*Juridoc é uma plataforma de automação e gerenciamento de contratos e documentos que permite um processo eficiente, com redução de tempo e custos. O software simplifica todo o ciclo de vida do contrato, agiliza o fluxo de trabalho e aprimora a conformidade.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *