*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.
Buscar as melhores estratégias para aumentar os lucros da sua empresa certamente lhe tira o sono, não é mesmo? Mas saiba que isso não é privilégio de micro e pequenos empresários: empresas de todos os portes estão em um ciclo contínuo de procura por boas estratégias comerciais, traçando um planejamento para manter seus números positivos.
No artigo de hoje vamos lhe apresentar 5 estratégias para aumentar os lucros da sua empresa, com dicas que envolvem mudanças desde a postura comercial adotada até investimentos em tecnologia.
Acompanhe!
1 – O preço do seu produto ou serviço é o certo?
Uma das estratégias para aumentar os lucros da empresa está em rever o valor que cobra por sua mercadoria ou prestação de serviço. Será que avaliou todos os custos que estão agregados ao produto que entrega ao seu cliente?
Muitos empreendedores não se preocupam em levantar os gastos que têm da produção até a entrega da mercadoria ao cliente. Da mesma forma, os prestadores de serviço não calculam coisas como “homem-hora”, “hora-extra”, etc., quando partem para entregar o orçamento ao contratante. Se este for o seu caso, então é muito provável que o “seu preço” precisa ser reajustado.
O valor que cobra em seu negócio é um dos principais indicadores de como conseguirá aumentar os lucros da empresa e, fazendo uma boa análise, verá onde pode economizar, ou o que deve ser melhorado quando o assunto é gestão financeira empresarial. Assim, você cobrará o justo e ganhará mais.
2 – Quanto mais clientes, maiores são os lucros
Das estratégias para aumentar os lucros de um negócio, a captação de mais cliente deve constar, sem dúvidas, nas primeiras colocações. Claro que não é preciso sair desenfreadamente atrás de mais público: é preciso antes avaliar sua infraestrutura para saber a quantidade de pessoas que sua empresa consegue atender.
E, atualmente, um dos campos perfeitos para se buscar mais consumidores é a web. Por isso, para conseguir mais clientes e alavancar seus ganhos, o gestor precisará entender e buscar soluções do marketing digital – segmento que reúne conceitos e processos específicos para internet e outras mídias associadas.
A partir do trabalho de uma assessoria em marketing digital, por exemplo, ou por meio do seu próprio trabalho na área, você conseguirá traçar planos para captar e conservar novos clientes. Isso mesmo: não adianta apenas ter mais clientes, para aumentar os lucros da sua empresa, mas é preciso também usar estratégias para mantê-los.
3 – Encante seu cliente
Ainda seguindo a ideia de captar e manter clientes vinculados à sua marca, é válido investir em técnicas ou campanhas que os tornem fiéis. É preciso ter em mente que você deve ter um aliado da sua empresa, que sempre retorne ao seu estabelecimento e que propague sua marca.
Esse é o fator que tem levado muitos empreendedores a investirem em programas de fidelidade e até mesmo em treinamentos para que sua equipe de atendimento trate de forma diferenciada o seu público.
Um exemplo claro dessa necessidade de encantar o cliente é o fato de que muitas empresas tem trabalhado fortemente para eliminar o “atendimento robótico” do “call center”, mantendo um padrão de qualidade, mas abrirão mão por completo de um script. O atendente passa a ser mais intuitivo, deixando o interlocutor mais à vontade em suas solicitações ou questionamentos.
A experiência melhora, o consumidor fica satisfeito e, certamente, se tornará um cliente fiel – ajudando você a aumentar os lucros da sua empresa ao longo do tempo.
4 – A gestão financeira nunca pode ser esquecida
Os lucros de um negócio estão associados diretamente a uma boa gestão financeira. Caso você não tenha o hábito de gerenciar a movimentação financeira de sua empresa, será muito mais difícil alcançar ou manter números positivos no caixa.
Esta premissa é bastante simples: empresas que não avançam na administração de suas finanças, não conseguem crescer. O ritmo dos negócios hoje não admite mais o controle por livro-caixa e até mesmo planilhas.
A necessidade é de mais precisão nas respostas, e integração com os outros setores da empresa. Dessa forma a atitude mais correta é de implantar um sistema ERP para fazer a gestão da sua empresa.
A gestão das finanças já deve começar quando o vendedor finaliza a venda. Quando as vendas são corporativas, que normalmente tem prazos específicos nos boletos bancários, é que essa necessidade se torna maior.
O comercial fecha a negociação, a nota fiscal é emitida, o financeiro já precisa emitir e enviar a cobrança. Sem ferramentas como o sistema de gestão empresarial , é difícil concorrer e aumentar os lucros.
5 – Fazer parcerias é sempre bom
Para fechar a lista com 5 estratégias para aumentar os lucros da sua empresa, é hora de falar sobre consolidação de boas parcerias. Pequenos e médio empreendedores devem enxergar nos parceiros comerciais um caminho importante para complementar sua atuação no mercado.
Uma boa forma de ilustrar esta situação é o marketplace. Imagine fazer parte do site de uma grande rede varejista? Vender seus produtos utilizando o canal de uma marca famosa é, sem dúvida, uma das estratégias mais importantes para aumentar os lucros de um negócio.
Por isso, vale avaliar seu segmento e buscar parcerias estratégicas que possam agregar valor ao seu negócio e ajudar você a aumentar os lucros da empresa de maneira gradativa e saudável.
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*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.