Quando você abre uma empresa, os planos são os mais positivos possíveis, certo? Alto nível de produção, boa competitividade, inovação, processos automatizados. Mas, na prática, não é tão simples assim. Ao negligenciar os fatores críticos de sucesso, por exemplo, você compromete o planejamento estratégico e impede o crescimento do negócio.
Dentre as muitas habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento assertivo da empresa, saber como encontrar os fatores críticos de sucesso do seu negócio deve estar no topo das prioridades, especialmente no momento de traçar o planejamento empresarial.
Mas você sabe o que são e como encontrar os fatores críticos de sucesso do seu negócio? É exatamente sobre este assunto que trata o conteúdo de hoje.
Continue a leitura e entenda melhor sobre os fatores que podem turbinar o crescimento e desenvolvimento da empresa.
Acompanhe!
5 exemplos de fatores críticos de sucesso
Para lhe auxiliar na reflexão e compreensão sobre os fatores críticos de sucesso do negócio, confira a seguir 5 exemplos de atitudes que, se bem executadas, garantem o sucesso da empresa.
1. Executar as tarefas com pontualidade e compromisso
Há quem diga que a procrastinação é o mal do século. Você concorda? Procrastinar nada mais é do que adiar o cumprimento de uma tarefa, sem motivos plausíveis.
É o famoso “empurrar com a barriga”. Se não cumprir com seus compromissos na data planejada é prejudicial a sua vida pessoal, imagine o que acontece no ambiente profissional?
Quando há um planejamento, seja diário, semanal ou mensal, ele deve ser cumprido. As tarefas definidas como prioridade, por exemplo, devem ser consideradas as mais importantes. Dentro da sua empresa, procrastinar pode significar a falência.
Não há como fugir: o grande segredo de evitar a procrastinação é ter seus compromissos bem claros e, principalmente, distinguir os gatilhos que lhe levam à não realização das tarefas.
Vale destacar que a procrastinação e falta de compromisso, mesmo que em níveis mais leves, é a grande responsável da desorganização de processos – que impede o amadurecimento e desenvolvimento do negócio como um todo.
2. Investir em ações de marketing
Uma das decisões tomadas por empresas, quando há o ajuste de investimentos e despesas, é a de zerar os investimentos em marketing. Para muitos, adotar campanhas e estratégias de marketing ainda é visto como um investimento desnecessário.
No entanto, este é um dos grandes fatores críticos de sucesso do negócio que devem ser aprofundados e aplicados com êxito.
Você precisa saber que, independente do porte do seu negócio, a presença digital é crucial. Segundo pesquisa realizada pela Hootsuite e We Are Social, 89% dos consumidores brasileiros buscam por serviços ou produtos na internet, antes de efetuarem suas compras. Partindo destes dados, fica simples compreender a necessidade de estar na internet.
Há quem pense que manter uma presença online é algo custoso e apenas para grandes empresas. Mas não é bem assim.
Estratégias de marketing digital, por exemplo, custam infinitamente menos do que as estratégias de marketing tradicional e offline. E é um ponto de partida, inclusive, para pequenos empreendedores.
3. Considerar os feedbacks dos clientes
A relação entre empresa e cliente é um dos grandes fatores críticos de sucesso do negócio, além de ser um termômetro para a saúde da empresa. Aproximar-se do seu público, entender suas necessidades e, principalmente, ouvir suas solicitações e reclamações é imprescindível para o ajuste de processos e alinhamento de todas as demandas.
O que muitos empresários não observam é que, se o cliente está se dispondo a realizar uma reclamação, é porque ele tem ainda acredita nesta relação. Por isso, cada reclamação deve ser recebida com positividade e, principalmente, ouvidos bem abertos.
Existem algumas maneiras de facilitar o envio de sugestões e reclamações, como formulários criados via Google, formulário no próprio site da empresa, caixinha de sugestões se o seu negócio possuir uma base fixa presencial, canal direto via e-mail, WhatsApp e muitos outros.
4. Implementar sistemas de automação e inovação
Outro dentre os principais fatores críticos de sucesso do negócio é a necessidade de modernizar processos. Com um mercado cada vez mais tecnológico e munido de ferramentas virtuais, quem não aposta na automação, por exemplo, acaba perdendo espaço para a concorrência – o que é totalmente prejudicial para uma empresa.
Interessante dizer que você não deve aguardar os resultados negativos para modernizar seus processos. Mesmo com boa produtividade, investir em tecnologia ampliará a sua capacidade de produção e organização.
Neste aspecto, há algumas ações simples capazes de modernizar o cumprimento das demandas e afastar, de uma vez por todas, este que é um dos fatores críticos de sucesso do negócio. Confira, a seguir:
- sistemas de CRM para gerenciamento e unificação dos departamentos da empresa;
- ferramentas de e-mail marketing para criar e disparar trilhas de e-mail;
- sistemas de contabilidade online, evitando o desgaste das reuniões presenciais;
- armazenamento de dados na nuvem para mais segurança.
5. Valorizar o seu time de colaboradores
No tópico 3, a atenção aos clientes foi citada como um dos principais fatores críticos de sucesso do negócio. Porém, o cuidado com os colaboradores não pode ser deixado de lado. Afinal de contas, os colaboradores são o coração da empresa e a ponte que liga o negócio aos seus clientes.
Se o atendimento não é dos melhores, a imagem que o seu negócio passará também não será de qualidade.
Dedique parte do seu tempo à relação com os colaboradores. Analise e reflita sobre seus sentimentos e atitudes no dia a dia da empresa. Funcionários desmotivados são prejudiciais a qualquer negócio. Se um único colaborador insatisfeito é capaz de comprometer o desenvolvimento do negócio, imagine dez deles?
Procure saber sobre suas insatisfações, sugestões e desejos. Como o colaborador é um dos termômetros entre você e seus clientes, a visão dos processos, tanto internos quanto externos, é diferenciada e merece total atenção.
É interessante destacar que estes são apenas alguns exemplos de fatores críticos de sucesso, gerais e comuns a qualquer empresa. No entanto, é válido saber que dependendo do segmento, existem fatores críticos de sucesso de negócio ainda mais específicos. Na área da indústria, por exemplo, os fatores são diferentes de uma empresa no segmento da saúde.
Cabe ao gestor refletir, analisar e interpretar os processos e resultados obtidos pela empresa, além da intervenção positiva dos fatores críticos de sucesso.
E então, gostou do artigo? Compreendeu melhor sobre os fatores que devem ser aprimorados visando o crescimento da sua empresa? Compartilhe conosco sua opinião!
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