Você tem um projeto para ser entregue no dia seguinte. Sabe que, para respeitar o prazo, é preciso iniciar imediatamente. Mas, antes de começar o brainstorm, dá uma pausa para conferir a caixa de e-mails: nisso se vão 2 minutos.

Após conferir os e-mails, resolve assistir um episódio do seu seriado favorito: lá se vão mais 30 minutos. Terminando o seriado, decide verificar a rede social por quase 1 hora: mais 60 minutos desperdiçados com tarefas não previstas em sua agenda.

Ao final do dia, uma sensação de arrependimento, aliado à ansiedade e decepção, toma os seus pensamentos. Isso tem nome: é a procrastinação!

Entende-se por procrastinar o ato de adiar e deixar para depois tarefas urgentes, mesmo com a consciência de que se tratam de ações importantes. Tenha em mente: você precisa evitar a procrastinação para obter sucesso.

Apostando em alguns truques poderosos, você irá evitar a procrastinação de uma vez por todas e, com êxito, concluirá todos os seus objetivos. Quer saber mais? Então acompanhe o artigo e aprenda como vencer a procrastinação!

Saiba como vencer a procrastinação com 9 truques certeiros

Conseguir evitar a procrastinação vai muito além de realizar todas as tarefas planejadas. Refere-se também à busca por uma vida leve, realizada e mais feliz. Ao postergar suas ações, principalmente as mais importantes, as chances de viver dias negativamente mais intensos – emocionalmente falando – são bem maiores.

Conheça agora 9 ações para evitar a procrastinação e que eliminarão a necessidade de “apagar incêndios” a todo momento, direcionando seu foco ao que realmente importa: ser feliz!

1.   Defina metas e objetivos claros e tangíveis

Não há como fugir. Para evitar a procrastinação é preciso, inicialmente, criar listas com objetivos e metas claras. Mas não basta imaginar uma meta grandiosa demais, sabendo que será praticamente impossível cumpri-la.

Atente-se a listar itens com chances reais de conclusão. Caso contrário, a decepção por estar longe demais do resultado final poderá contribuir com o adiamento da tarefa – ou seja, a procrastinação.

Uma boa opção é relacionar as metas conforme o tempo para realização – curto, médio e longo prazo. Assim, torna-se mais simples visualizar os objetivos e encará-los com seriedade e dedicação.

2.   Priorize as tarefas mais importantes

Antes de começar a realizar suas tarefas, é importante priorizá-las de acordo com o grau de importância, em ordem crescente. Quando você deixa de concluir uma atividade importante, terá plena convicção que ela se tornará urgente.

Sendo assim, sempre que “pular” uma tarefa com alto grau de importância, terá que realizá-la de última hora, passando-a à frente de outros projetos e complicando toda a agenda. Prato cheio para a procrastinação, não é mesmo?

3.   Defina prazos reais

Muitas pessoas têm problemas com o cumprimento de prazos. Geralmente isso ocorre devido à falha na definição de prazos reais.

Para conseguir concluir uma atividade na data desejada, é importante definir um prazo real para ela. Possui uma encomenda que é produzida em 4 dias? Não defina um prazo de 4 ou 5 dias mas, talvez, de 6 dias. Você conta com um fôlego extra em casos de imprevistos e mantém tudo sob controle.

Se você está interessado em como evitar a procrastinação nos estudos, essa dica torna-se ainda mais valiosa. Defina datas-limite para o estudo das disciplinas de acordo com o volume de conteúdo.

Disciplinas mais complexas exigem mais tempo para leitura; resolução  de exercícios e interpretação. Sendo assim, estas devem possuir períodos mais longos para estudo.

4.   Inclua horários específicos para cada tarefa

Apenas listar as tarefas a fazer nem sempre é o suficiente para quem deseja evitar a procrastinação. Muitas vezes é preciso definir horários específicos para cada atividade, com início e fim. É interessante utilizar uma agenda que permita delimitar estes horários ou até mesmo um aplicativo capaz de lembrar o horário de início e término para cada uma das tarefas.

Neste cenário, uma boa dica é apostar na Técnica Pomodoro, ferramenta de gestão de tempo que divide o horário de trabalho em blocos de 25 minutos de foco total, com pausas para descanso – mental e físico – de 5 minutos.

5.   Mesmo que imperfeito, faça!

Prontificando-se a concluir uma tarefa, todos desejam realizá-la da forma mais perfeita possível, não é mesmo? No entanto, muitas vezes você se prende em busca do plenamente perfeito e, por inúmeros motivos, não consegue atingir o objetivo desejado.

Há pessoas que se desmotivam e acabam adiando os próximos passos, seja por decepção ou ansiedade. Para este grupo, um recado: é imprescindível lembrar-se da máxima: ‘é melhor imperfeito do que não feito’. Mesmo que o projeto não saia como o planejado, a sensação de dever cumprido será ponto crucial na luta para evitar a procrastinação.

Outro lembrete: não esqueça que as tarefas podem ser revisadas, analisadas e ajustadas posteriormente!

6.   Divida as tarefas em mini-tarefas

Sabe como vencer a procrastinação de uma forma mais leve? Divida uma grande tarefa em várias mini-tarefas. Reduzindo o volume e a complexidade da ação, concluí-la pode parecer mais fácil e menos desgastante.

Quantas vezes você já se sentiu desanimado para iniciar um projeto complexo e longo, deixando-o para depois e realizando outras atividades que não eram tão importantes? Tenha certeza que esta dica auxiliará demais a evitar a procrastinação.

7.   Torne os compromissos públicos

Para muitas pessoas, manter as suas atividades e compromissos públicos gera uma sensação de cobrança, a qual motiva o cumprimento da tarefa em face a aprovação de um terceiro. Se este for o seu caso, vale a pena compartilhar os seus compromissos com algum familiar ou amigo próximo – mas deve ser alguém que realmente lhe apoie e torça pela sua evolução pessoal e profissional, correto?

Sempre que pensar em adiar a realização daquela tarefa, automaticamente você imaginará a reação de quem conhece aquele compromisso.

8.   Evite distrações tecnológicas

Pode parecer clichê, mas reduzir o tempo de uso de distrações tecnológicas, principalmente as redes sociais, pode transformar a sua rotina diária.

Para não desperdiçar tempo produtivo nas redes, o ideal é acessá-las em horários pré-determinados, por um curto espaço de tempo. É interessante reservar este acesso para o final do dia, momento em que todas as tarefas planejadas forem cumpridas.

Se for difícil para você, não hesite em desinstalar os aplicativos do smartphone ou, pelo menos, desativar as notificações!

9.   Se perceber que procrastinou, não se odeie!

Procrastinar não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, pode acontecer com todo mundo – principalmente nos dias de hoje, quando a pressão e o senso de urgência são colocados em voga a todo momento.

O que você deve fazer é adotar atitudes que, além de contribuir com a produtividade, lhe auxiliem a evitar a procrastinação – resultando na conclusão de metas e conquista de objetivos. Com as ações para evitar a procrastinação compartilhadas no artigo de hoje, é possível minimizar os dias mais tensos e ansiosos, transformando-os em períodos felizes, leves e satisfatórios.

Gostou do conteúdo? Se lhe ajudou, compartilhe em suas redes e ajude seus amigos na luta diária contra a procrastinação!

E você, como dribla a procrastinação? Utiliza algum truque diferente dos que foram compartilhados? Deixe seu comentário!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *