*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Dizem que 10 em cada 10 pessoas das gerações mais novas sonham em trabalhar em home office, tendo mais liberdade e mais qualidade de vida.

Principalmente nas grandes cidades, que sofrem com o trânsito intenso, poder trabalhar em casa traz muitas vantagens. Trabalhar em casa elimina o tempo de deslocamento até a empresa, permite estar mais próximo da família e proporciona mais liberdade para realizar qualquer atividade.

Mas, quando esse objetivo é alcançado, surge um novo impasse: como manter a produtividade com tantas distrações? Dependendo do dia, até mesmo aquelas tarefas que normalmente fugimos, como lavar louça, parecem mais interessantes do que o trabalho em si.

O home office pode ser sinônimo de equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal se for bem organizado. Por isso, hoje, vamos dar algumas dicas para aumentar a sua produtividade no trabalho em home office.

Confira!

1.   Rotina

É muito comum acreditar que, por trabalhar em casa, a pessoa realiza suas tarefas quando quiser, o que não é verdade. Assim como em qualquer outro trabalho, o home office exige rotina e planejamento para funcionar.

É fundamental estabelecer horários para acordar e para iniciar o trabalho, considerando o horário comercial, já que provavelmente você precisará ter contato com outras pessoas.

Descubra qual horário do dia você se sente mais eficiente e produtivo, com mais energia. Também é importante determinar pausas para o café da manhã, o almoço e para finalizar o expediente.

Introduzindo pausas curtas ao longo do dia você consegue ter picos de foco, intercalados com momentos de relaxamento.

2.   Demarcar território

É importante ter um espaço físico específico para trabalhar em casa. Esse cuidado é fundamental para ajudar você a compreender que está na hora de trabalhar quando estiver localizado nele.

Pode ser um cômodo específico ou um canto na sala, mas é essencial que os móveis e todos os objetos estejam organizados e acessíveis. A barreira física representada pelas paredes ou até mesmo a mesa ajuda a limitar as interações com a família, fazendo com que eles compreendam e respeitem seu espaço.

Também é importante separar os meios virtuais de trabalho. E-mails, telefones, redes sociais, etc, devem ser exclusivos do trabalho. Portanto, eles não devem ser misturados com os pessoais. Isso melhora a credibilidade profissional e diminui as distrações.

3.   Blindagem

Uma das principais dificuldades de quem trabalha em casa é abstrair tudo o que acontecem em sua volta. Por isso é importante ter um espaço próprio para o trabalho.

A blindagem necessária precisa acontecer através de acordos com todos os integrantes da casa e aos poucos a família irá entender e respeitar os seus horários de trabalho.

Elimine também as distrações tecnológicas. Tire as notificações do celular. Dessa forma você não ficará tentado a olhar suas redes sócias ou qualquer outra coisa durante o trabalho.

4.   Planeje o seu dia

Para ter clareza e conseguir começar bem o seu dia é importante planejá-lo. O ideal é fazer isso no final do dia anterior, sendo essa a última atividade de trabalho.

Fazer uma lista com as tarefas pendentes e elencar por ordem de prioridade ou prazos de entrega é uma boa forma de organizar suas atividades.

Deixe as mais difíceis ou complexas para os momentos em que você está mais disposto. E, ao longo do dia, quando você fica mais cansado, coloque atividades mais simples.

Com o que trabalhar no seu Home Office?

Hoje cerca de 37% dos trabalhadores brasileiros já conseguem trabalhar em home office pelo menos uma vez por semana. Muitas empresas já perceberam as vantagens, até mesmo econômicas, de manter o funcionário nesse modelo de trabalho.

Mas, se você pretende abrir um negócio, saiba que já existem também diversas possibilidades de trabalhos virtuais.

Um mercado que está em alta nos últimos anos é o de revenda de produtos online. Utilizando técnicas de marketing digital é possível se afiliar a produtos digitais e vende-los na internet, ganhando comissões a cada conversão.

A dica é escolher um nicho de mercado interessante, que tenha bastante apelo e buscar produtos de qualidade para revender. É o caso da revenda de softwares de gestão empresarial, que um sistema importante para todas as empresas e que ainda tem muito mercado a ser explorado.

Nesse caso, como o produto é por assinatura e o cliente tem fazer pagamentos mensais, o revendedor recebe uma comissão também todos os meses. O melhor é que tudo é acertado antecipadamente, então você consegue prever seus rendimentos.

Essa é apenas uma das maneiras lucrativas de ganhar dinheiro em casa. Se você se identificou com esse modelo de trabalho, invista nessas dicas e comece a ter mais qualidade de vida, mesmo trabalhando.

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *