4 minutes

O preço dos combustíveis oscila constantemente. Embora essas variações interfiram no valor final de grande parte dos produtos consumidos pelos brasileiros, é geralmente no gasto com gasolina que ele mais atinge as pessoas.

Por isso, compreender como economizar gasolina pode ser fundamental para manter a sua saúde financeira e evitar problemas no orçamento. Além disso, identificar os motivos que fazem o preço da gasolina subir também pode ser de grande importância para entender a dinâmica dessas movimentações.

Você ficou interessado e deseja entender melhor como economizar no gasto com combustível? Então acompanhe a leitura deste artigo e confira 6 dicas para gastar menos com gasolina!

Por que o preço da gasolina aumenta?

Antes de conhecer as 6 dicas de como economizar gasolina, é importante identificar quais são os motivos que fazem com que o preço dos combustíveis aumente em determinados momentos.  Afinal, esse conhecimento pode ajudá-lo a antecipar as altas nos preços e economizar de forma mais eficiente.

Veja a seguir alguns dos principais motivos que interferem no preço dos combustíveis!

Preço do dólar

O valor de mercado do dólar está diretamente ligado à alta dos combustíveis. Isso ocorre porque o preço do petróleo, base da gasolina e do diesel, depende do custo do barril no mercado internacional.

Sendo parte do grupo das commodities (produtos de origem primária), a classificação de qualidade e o preço do barril de petróleo é padronizada internacionalmente, sendo feita em dólar. Assim, quando o real fica desvalorizado em relação ao dólar, o preço aumenta.

Composição do preço

Outro aspecto que interfere no preço dos combustíveis é sua composição. São diversos os custos de produção, distribuição e cobrança de impostos que estão presentes no valor final pago pelo consumidor.

Portanto, identificar cada um desses aspectos é fundamental para compreender as altas. Em geral, a composição do preço da gasolina no Brasil é dividida em:

  • realização da Petrobras: custo que a empresa tem na exploração, produção e lucro sobre o combustível;
  • impostos: cobrados pelo Governo, federal, estadual e municipal;
  • custo do Etanol Anidro: parte do combustível que chega ao consumidor precisa ser misturado ao Etanol Anidro, e o processo é cobrado no valor final;
  • distribuição e revenda: valor acrescido ao preço para compor a margem de lucro da empresa que distribui e revende o combustível.

É importante notar que a forma como cada um desses aspectos impacta o preço final do combustível pode variar de acordo com as decisões adotadas pelos Governos Federal ou estaduais. Assim, questões de cunho político também interferem na precificação do combustível.

Mercado internacional

Embora o Brasil seja um produtor de petróleo, nós ainda precisamos importar essa mercadoria de outros grandes produtores. Logo, a dinâmica do mercado internacional interfere diretamente no valor dos combustíveis.

Ou seja, quando o barril de petróleo sofre alta em seu preço, essa oscilação é refletida também nos combustíveis comercializados no mercado nacional.

6 Dicas de como economizar gasolina

Agora você compreende melhor como funciona a precificação do combustível e quais os fatores que influenciam o valor final. Portanto, é hora de acompanhar as principais dicas de como economizar gasolina.

Confira 6 formas de gastar menos combustível no seu veículo!

1. Tenha cuidado com o ponto morto

Muitos acreditam que andar com o carro no ponto morto é uma forma eficiente de economizar gasolina. Contudo, isso não é verdade. Além de impedir você de utilizar o freio motor (fundamental para sua segurança), o ponto morto eleva o consumo de gasolina.

Se seu carro utiliza injeção eletrônica, ele precisa ficar sempre engrenado para consumir menos. Isso ocorre porque esse tipo de sistema identifica quando o motor não precisa acelerar e corta o combustível da câmara.

O mesmo acontece nas descidas. Dependendo do veículo, o mais indicado é deixá-lo em marcha alta nesses momentos, mas sem acelerar enquanto estiver descendo.

2. Carregue somente o necessário

Outra dica importante para economizar combustível diz respeito ao peso do carro. Quanto maior for a carga que o veículo precisa levar, mais gasolina será utilizada. Afinal, haverá uma maior exigência do motor.

Esse também é um dos motivos pelos quais carros mais pesados tendem a consumir mais combustível em comparação com carros mais leves.

Portanto, para garantir que o veículo não está gastando mais gasolina do que o necessário, evite carregar no carro objetos que não terão utilidade — principalmente aqueles mais pesados.

3. Seja sutil na condução

Pode parecer apenas um detalhe, mas a maneira como você conduz o carro também influencia diretamente no consumo de combustível. O hábito de dirigir em altas velocidades e acelerar bruscamente, por exemplo, além de ser perigoso, impede a economia de gasolina.

O melhor é trocar de marcha de forma suave e acelerar o veículo aos poucos e com calma, mantendo uma velocidade constante. O mesmo vale para os momentos de frenagem. Frear o carro de forma brusca exige muito do motor.

4. Não acelere parado

Um hábito comum e que gera um grande desperdício de combustível é acelerar o carro quando ele está parado. Essa prática pode ser verificada principalmente quando o semáforo está fechado, mas prestes a abrir.

5. Atente-se ao uso do ar condicionado

Passar calor pode ser bem desconfortável. Por isso, em cidades muito quentes, o uso do ar condicionado chega a ser até mesmo uma questão de saúde. Entretanto, ele pode ser um vilão na hora de saber como economizar gasolina.

Mesmo que seja utilizado de forma moderada, o ar condicionado chega a consumir 10% a mais de combustível quando está ligado. Portanto, evitar utilizá-lo em dias mais amenos ajuda na economia de gasolina.

6. Faça escolhas inteligentes

Por fim, fazer escolhas inteligentes é fundamental para compreender como economizar gasolina. Existem carros mais ou menos econômicos. Então optar por um carro que lhe traga menos despesas pode ser uma atitude vantajosa.

Além disso, em muitas situações é possível deixar o carro em casa e fazer seu deslocamento de outras maneiras (transporte público, caronas ou aplicativos, por exemplo). Assim, considerar alternativas é uma forma inteligente de economizar.

Como você viu, para saber como economizar gasolina é necessário levar em consideração diversas questões. Então mantenha atenção ao movimento nos preços e siga nossas 6 dicas para evitar custos desnecessários!

Se você se interessou por este conteúdo e tem a intenção de aprofundar seus conhecimentos sobre finanças, nos siga nas redes sociais. Estamos no YouTube, Instagram, Spotify e SoudCloud!

 

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

Leave A Reply