Manter as contas mensais em dia não é tarefa fácil. Mas, com um pouco de esforço e dedicação, é totalmente possível. Para isso, é essencial que você saiba, em primeiro lugar, economizar dinheiro.

Quem costuma gastar de forma impulsiva e desregrada, muitas vezes acaba vendo suas despesas mensais virarem uma bola de neve ao fim de cada mês. Mas saiba que, com pequenas atitudes, você pode perfeitamente organizar suas contas evitando gastos desnecessários.

Neste artigo, vamos falar de 3 despesas essenciais que você pode cortar do seu orçamento sem comprometer seu bem estar. As despesas mensais de uma pessoa podem, sim, ser controladas sem grandes sacrifícios, promovendo saúde financeira e a possibilidade de realizar investimentos.

Acompanhe!

1- Alimentação

Gastos com alimentação representam uma parte significativa do orçamento da maioria das pessoas. Uma coisinha aqui, outra ali, e de repente o cartão de crédito e a conta bancária acabam estourando.

Mas como reduzir gastos com alimentação?

Para isso, existem duas palavras-chave: inteligência e autocontrole.

Você pode, por exemplo:

  • evitar ir às compras de estômago vazio, especialmente no mercado;
  • fazer uma lista de compras e levar uma calculadora. Siga a lista! Não se deixe seduzir pelas gôndolas. Tente organizar um cardápio semanal;
  • pesquisar preços e promoções;
  • investir em compras coletivas. Como funciona? Organize grupos para adquirir alimentos no atacado, por exemplo em centrais de abastecimento ou diretamente com produtores;  
  • atentar aos preços das prateleiras. Muitas vezes, o caixa cobra um preço diferente. É um direito previsto no PROCON obter a correção.

2- Transportes privados ou públicos

Outro item que influencia muito na questão de como economizar dinheiro é o transporte.

No caso de ter um carro próprio, algumas dicas para economizar são:

  • faça revisões periódicas para evitar custos com reparos;
  • procure os locais com combustível mais barato (mas boa qualidade);
  • tenha seguro, em caso de um acidente ou roubo;
  • se puder evitar usar seu carro e ir a pé ou de bicicleta, faça-o, exercícios são ótimos para a saúde

Em se tratando de transportes públicos, também é possível economizar dinheiro. Embora os preços das passagens estejam constantemente subindo, e táxis não sejam exatamente baratos, em geral ainda é mais em conta utilizar o transporte público que arcar com os custos de um carro próprio.

Em relação ao transporte público:

  • reveja suas rotas, talvez possa diminuir o número de viagens ou encurtar caminhos;
  • planeje os gastos com transporte público do mês;
  • caso tenha direito a privilégios nas passagens, como os destinados a estudantes ou idosos, procure seus direitos.

3- Lazer

Gastar com lazer e diversão é totalmente necessário, não é mesmo? Mas isso não quer dizer que você deva sair “rasgando dinheiro” para aliviar seu estresse, agradar seus queridos ou simplesmente sair da rotina.

Mas como economizar dinheiro em termos de lazer?

Aqui vão algumas dicas para aproveitar sem se endividar:

  • procure atrações grátis ou em promoção. Esteja atento às notícias e ao que acontece em sua cidade e região;
  • em caso de viagem, planeje os custos com antecedência. Para viagens internacionais ou longas, busque os melhores preços em agências de viagens;
  • já pensou em aproveitar mais a natureza e o que sua cidade tem de bom? Parques, trilhas, atrações turísticas, pesca (atenção aos lugares pagos);
  • substitua a academia por exercícios em casa ou ao ar livre;
  • em vez de gastar com restaurantes e cinema, por exemplo, faça jantares em casa e assista a filmes e séries no conforto de seu lar, acompanhado de amigos e família.

Viu só? Ao economizar dinheiro apenas nestes 3 itens: alimentação, transporte e lazer, você pode reduzir drasticamente suas despesas mensais e, consequentemente, suas dívidas.

Às vezes, pequenas atitudes fazem toda a diferença!

E agora, que tal saber mais sobre finanças assinando a nossa newsletter? Você pode, sim, gerir seu dinheiro com inteligência e obter os melhores resultados.

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *