As viagens de férias são eventos aguardados e celebrados por toda a família. Afinal de contas, quem não gosta de descansar e se desligar do trabalho durante alguns dias do ano, não é mesmo?

Os gastos com passagens aéreas, hospedagem, passeios, alimentação e transporte, no entanto, podem facilmente transformar suas férias em um grande pesadelo, principalmente para quem não tem o hábito de organizar as finanças. Para evitar esta situação, vale a pena planejar-se financeiramente e encontrar maneiras de economizar dinheiro nas viagens de férias.

Por isso, hoje você conhecerá 7 maneiras de economizar dinheiro nas viagens de férias – seja ela nacional ou internacional –e de manter suas finanças em ordem, evitando transtornos que podem se estender por muitos e muitos meses após seu período de descanso. Acompanhe!

1. Planeje com antecedência

Decidir onde você viajará e todos os detalhes com antecedência é fundamental para economizar dinheiro nas viagens de férias. Em muitos casos, diversos serviços e produtos – como hospedagens, passagens aéreas, entre outros – costumam ter preços mais atrativos se comprados com antecedência, permitindo ao viajante economizar dinheiro.

Além disso, planejar com antecedência as férias permite que você mantenha um bom planejamento financeiro e que junte dinheiro ao longo do tempo para quitar à vista as despesas com a viagem de férias.

2. Faça pesquisas

Antes de escolher um destino, considere analisar os custos da viagem e verificar o que cabe no seu orçamento. Este tipo de pesquisa pode ajudar qualquer um a decidir para onde é possível viajar sem causar prejuízos ao bolso.

Se você possui um destino dos sonhos para onde sempre quis ir, o jeito é planejar a viagem e economizar para conseguir a quantia necessária para realizar este sonho. Para isso, também é necessário fazer pesquisas e delimitar custos.

3. Viaje em baixa temporada

Se você tiver a opção de tirar férias fora do período de alta temporada, provavelmente conseguirá economizar dinheiro nas viagens de férias. Tanto nas férias de julho quanto no fim do ano, as passagens e hospedagens estão sempre mais caras.

Por isso, comprar produtos e serviços em baixa temporada e optar por viajar nestes períodos pode ajudar você a gastar muito menos.

4. Verifique as opções de hospedagem

Pesquise as opções de hospedagem para seu destino de viagem. Sempre existem opções alternativas e mais baratas do que hotel para economizar dinheiro nas viagens de férias Se você pretende viajar com a família toda, talvez possa valer a pena alugar um apartamento para as férias ao invés de ficar em um hotel.

Para quem gosta de viajar sozinho mas não abre mão de conhecer pessoas durante a viagem, se hospedar em um hostel ou em dormitórios alugados em sites como o Airbnb também pode ser uma excelente opção.

5. Opte pelo lazer gratuito

Uma vez que você chegue ao seu destino de viagem, é hora de se divertir. Mas, diferente do que muitos acreditam, nem sempre o lazer está associado ao dinheiro.

Existem possibilidades gratuitas de lazer em qualquer cidade do mundo, permitindo que você consiga economizar dinheiro na viagem de férias sem perder a qualidade do seu passeio. Visite um parque, dê um passeio a pé para tirar fotos; sempre existem excelentes opções gratuitas, basta se informar um pouco.

6. Economize na alimentação

Uma boa forma de economizar dinheiro nas viagens é segurar a grana na hora de se alimentar. Se você não liga de fazer suas refeições em ambientes mais simples, substituindo o restaurante mais caro por um foodtruck ou um restaurante que atende moradores locais, certamente poderá economizar um bom dinheiro.

Caso sua viagem seja um pouco mais longa e você esteja hospedado em um hotel que possua cozinha ou em um apartamento alugado, vale a pena também fazer uma compra no supermercado e trocar as refeições em restaurantes pela boa e velha comidinha caseira.

7. Atenção ao câmbio

Se o seu destino de viagem seja internacional,  é preciso também se atentar ao câmbio. Comprar moeda estrangeira aos poucos pode ajudar você a economizar dinheiro nas viagens de férias e planejar melhor seu orçamento, ficando menos vulnerável às oscilações do câmbio ao longo do tempo.

Com planejamento, pesquisa e um pouco de boa vontade é possível economizar dinheiro nas viagens e aproveitar suas férias como nunca!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *