shadow


Como você já deve ter lido aqui no Blog de Valor por diversas vrzes, a economia é um passo importante na hora de valorizar seu dinheiro e acumular patrimônio. Mas, às vezes, poupar dinheiro em situações comuns do dia a dia parece um desafio.

Ainda assim, com um pouco de paciência e disciplina, você pode aprender a se organizar para alcançar a economia inteligente em diversas situações – como na hora de ir ao mercado.

Fazer compras no supermercado é uma das atividades que consomem mais dinheiro – e de forma recorrente – no dia a dia. A tentação dos produtos, das embalagens bem elaboradas e até mesmo os cheiros podem realmente acabar com seu orçamento se você não se controlar.

Então, como não desperdiçar dinheiro nas compras de mercado? Continue lendo o artigo de hoje e descubra como fazer uma economia inteligente ao realizar suas compras mensais no supermercado.

A importância da lista

Uma forma de fazer economia inteligente no supermercado é utilizando uma lista. Prática e bastante útil, a lista permite a você anotar os produtos essenciais consumidos por você e sua família no dia a dia e a quantidade de cada um destes produtos necessária para um determinado período de tempo – como a semana ou o mês.

Com uma lista, você consegue racionalizar o que, de fato, é necessário comprar e separar os itens de alimentos, higiene ou limpeza. Digitalizar todos os produtos que você sempre usa e marcar com um “X” aqueles que precisam ser adquiridos no mercado também pode ajudar você a fazer uma economia inteligente sem grandes dificuldades – uma vez que você não precisará lembrar de cada item na hora de fazer suas compras.

Caso você não tenha uma lista, é bastante simples fazê-la: basta relacionar tudo o que você costuma comprar durante um determinado período de tempo. Conferir a nota fiscal de cada compra pode ajudar você a relacionar os itens adquiridos com frequência. Na internet você também encontra modelos de lista de compras, que podem auxiliar você neste primeiro passo.

O importante, no entanto, é lembrar-se de utilizar a lista e se ater a ela durante a compra – evitando adquirir itens compulsivamente.  Desta forma, além de economizar dinheiro, você também economiza tempo, porque a tarefa se torna mais prática.

Analisando a lista

Construa sua lista de mercado de modo a incluir tudo o que é essencial na sua rotina. Lembre-se de adquirir os produtos necessários, para que você não tenha de ir ao mercado no período entre uma compra e outra somente porque falta um item.

Isso evita que você compre outros itens que não seriam necessários e auxilia, inclusive, a organização de quem deseja manter uma dieta mais saudável. Racionalize suas compras e procure ser sempre prático e econômico na hora de analisar sua lista.

Considerando as compras por serviço online

Você também pode fazer suas compras de mercado através de um sistema online e recebê-las em casa, se preferir desta forma. Particularmente, acredito que as compras online ajudam na economia inteligente, uma vez que o acesso aos produtos é mais prático e evita que você divague pelas prateleiras com vontade de comprar embalagens chamativas.

Por meio das compras por serviço online, você tende a buscar, essencialmente, os produtos dos quais necessita, sem excessos, e evita a miopia da pechincha por conta da falta e planejamento. Afinal, muitas vezes, você busca “pechinchar” em um item que, na verdade, nem deveria estar constando em sua lista de compras mensa, e que foi adquirido por necessidade oriunda da falta de organização ou por simples impulso.

Comprando uma maior quantidade de itens

Considere também comprar uma quantidade maior de alimentos que você sempre utiliza, aqueles que são essenciais no seu cotidiano – e, claro, aqueles que não irão perecer rapidamente.

Assim, você evita que o produto que sempre utiliza acabe antes da próxima compra, fazendo com que você não precise voltar ao mercado para adquirir apenas um ou dois produtos – o que geralmente acaba acarretando em mais compras do que o previsto.

Para uma economia inteligente no supermercado, portanto, organização e o planejamento da sua rotina são fundamentais. Racionalize, programe-se e mantenha um controle na hora de fazer suas compras no mercado. Desta forma, você economiza não apenas dinheiro, mas também tempo e trabalho no seu dia a dia!

Você gostou do artigo de hoje? Então assine a nossa newsletter e receba diversos conteúdos sobre finanças pessoais e investimentos no seu e-mail.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *