Economizar na conta de água é uma atitude necessária – não somente para o bolso, mas também para o meio ambiente. Afinal de contas, não faz muito tempo que o Brasil viveu uma grave crise hídrica, que exigiu da população mudanças urgentes em relação ao consumo de água no dia a dia.

Independentemente da situação, reduzir seu consumo de água pode ser mais simples do que você imagina – por meio da adoção de bons hábitos diários, e pode fazer uma importante diferença no seu planejamento financeiro mensal.

Continue a leitura do artigo de hoje e descubra 5 maneiras simples de diminuir seu consumo e economizar na conta de água sem fazer grandes esforços. Boa leitura!

1. Torneira sempre fechada

Esta dica é preciosa para quem deseja economizar na conta de água todos os meses. Sempre que precisar utilizar a água da torneira de maneira intermitente – como na hora de lavar louças ou fazer sua limpeza dental diariamente, procure desligar a torneira enquanto a água não está sendo utilizada.

O ato de fechar a torneira nestes momentos pode resultar em uma grande economia na conta de água no final do mês e evita o desperdício em qualquer situação.

2. Manutenção em dia

Manter a manutenção dos encanamentos e torneiras da sua residência em dia é fundamental para economizar na conta de água e evitar gastos desnecessários – que podem se tornar grandes dores de cabeça, como em caso de vazamentos.

Isso porque os vazamentos – seja no encanamento, nas torneiras ou no próprio chuveiro – podem acabar acarretando em grande desperdício de água ao longo do tempo. Caso você desconfie de um vazamento – como no caso de uma elevação injustificável no valor da conta de água, o melhor é procurar resolvê-lo o quanto antes.

3. Atenção ao banho demorado

Tomar um banho demorado depois de um cansativo dia de trabalho é vigorante. Mas é importante não exagerar.

Procure utilizar o chuveiro com consciência e evitar desperdícios. Um bom banho diário não precisa ser demorado – não importa a época do ano.

Procure tomar banhos mais rápidos no dia a dia e evite deixar o chuveiro ligado enquanto não está fazendo uso do mesmo. Acredite, muita gente tem este hábito que, além de desperdiçar água, desperdiça energia elétrica e causa aumento nas contas de água e luz de milhões de famílias brasileiras.

4. Atenção à descarga

Felizmente não vivemos mais nos tempos medievais, e o encanamento e a descarga são alívios que passam despercebidos no nosso dia a dia. O que muita gente também esquece é que o uso da descarga exige uma grande quantidade de água.

Se usada sem necessidade, a descarga pode gerar desperdício de água e frustrar seus planos de economizar na conta de água todos os meses.

Uma boa forma de economizar com a descarga – caso você utilize louças com caixa acoplada – é adquirir uma válvula em loja de construção que equilibra o fluxo da água na caixa acoplada, a fim de diminuir um pouco a quantia de água utilizada a cada acionamento.

5. Seja adepto ao reaproveitamento da água

O reaproveitamento de água é uma forma inteligente de economizar na conta de água. Você pode reaproveitar a água da chuva ou mesmo da máquina de lavar, por exemplo, para lavar o chão do banheiro ou a frente da sua casa.

Este hábito simples pode evitar desperdícios e fazer uma grande diferença na sua conta de água. Você não imagina a quantidade de água que se pode gastar lavando a frente da residência ou o quintal da sua casa!

Como você pode ver, economizar na conta de água não exige grandes sacrifícios, basta atenção e um pouco de boa vontade para mudar hábitos tóxicos, que podem estar resultando em custos desnecessários no dia a dia.

E você, o que faz para economizar na conta de água? Deixe seu comentário e compartilhe suas dicas conosco!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *