Economizar dinheiro é sempre uma boa pedida, em qualquer situação. Na conta de luz não é diferente: com a conta de luz cada vez mais cara, fica imperativo dar aquela reduzida no consumo e economizar na conta de luz.

A produção mais cara da energia em tempos de seca e reservatórios de água em níveis mais baixos pode pesar no bolso do consumidor. Por isso, se você já está preocupado com essa questão, acompanhe abaixo algumas dicas de como economizar na conta de luz e de como criar novos hábitos que podem ajudar você a consumir energia elétrica de maneira mais consciente.

Confira!

Atenção às luzes

Esta dica pode parecer óbvia, mas muita gente se esquece, com freqüência, de se atentar ao uso indevido das luzes da residência. Crie o hábito de apagar as luzes quando sair de um cômodo, ou quando souber que não irá utilizá-lo por um determinado período.

Evite também acender e apagar as luzes diversas vezes seguidas, pois isso acarreta em aumento da energia. Quanto às lâmpadas, dê preferência às de LED que, apesar de serem mais caras, iluminam mais, consomem menos energia e possuem maior durabilidade.

Foco no chuveiro

Economize no banho e procure tomar banhos mais curtos. O planeta agradece pela economia de água e o seu bolso certamente agradecerá por você economizar na conta de luz.

Outra opção para economizar em dias mais quentes é mudar o chuveiro para o verão, diminuindo o consumo elétrico mensal na sua residência.

A boa e velha geladeira

Evitar abrir e fechar diversas vezes seguidas a porta da geladeira pode ajudar você a economizar na conta de luz, você sabia? Isso acontece porque, o abrir e fechar constante da porta faz o ar frio escapar e exige que o motor da geladeira trabalhe mais.

Por isso, ao chegar do mercado com compras, separe os alimentos refrigerados e guarde-os todos de uma vez. Se vai cozinhar, já mentalize o que precisará pegar na geladeira e retire todos os ingredientes de uma única vez.

Evitar guardar alimentos ainda quentes também é uma boa ideia para economizar na conta de luz. Quando necessário, dependendo do seu tipo de geladeira, é preciso, ainda,  fazer o degelo, para que ela mantenha seu funcionamento correto e evite o desperdício de energia.

O ferro de passar roupas

Aproveite para juntar todas as peças que precisam ser passadas e passe tudo de uma só vez. Deixe por último as peças mais simples de se passar, a fim de aproveitar a temperatura alta do ferro de passar mesmo depois de desligado.

Hábitos simples, que podem ajudar você a economizar na conta de luz em qualquer época do ano.

Economia com as máquinas de lavar

Junte todas as peças que precisam de limpeza – tanto as roupas, na máquina de lavar roupas,  quanto as louças, na máquina de lavar louças – e faça uma lavagem só ao invés de fazer por partes, duas ou três vezes no dia.

Aproveitar os espaços das máquinas evita desperdício não só de energia, mas também de água, e pode impactar positivamente também na sua conta de água no final do mês!

Lembre-se dos eletrônicos

Fique atento para o consumo da energia dos eletrônicos em casa. Se não está prestando muita atenção à televisão, desligue-a;  se deixou o computador ligado enquanto faz uma série de outras coisas, desligue-o.

Mudar pequenas atitudes no dia a dia pode levar você a economizar um bom dinheiro no final do mês.

O fator temperatura

Muitas pessoas no Brasil possuem ar condicionado ou mesmo ventiladores em casa. Mas, em nosso país tropical de temperatura tão amena, podemos muito bem passar alguns dias do mês sem estes aparelhos.

No inverno, por exemplo, é possível passar pela estação – na maior parte do país –aquecido em casa com um bom cobertor e um chocolate quente, sem ter de sucumbir ao uso excessivo da energia elétrica. Por isso, se você tem um ar condicionado, diminua seu uso quando for possível para economizar na conta de luz.

Conseguir economizar na conta de luz é uma tarefa que requer um pouco de observação do que você está fazendo no dia a dia e assimilação em relação a quais hábitos podem ser alterados para evitar o desperdício. Com comprometimento e força de vontade, no entanto, qualquer um pode economizar na conta de luz!

Quer conhecer outras dicas sobre como cuidar melhor das suas finanças? Então confira 8 dicas infalíveis para economizar dinheiro no dia a dia.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *