Você já fez as contas para saber o quanto gasta com combustível por mês? Ter um carro é prático e necessário em muitas situações da vida cotidiana, mas os gastos podem ficar altos.

Os custos com abastecimento do carro, no entanto, não estão somente relacionados ao valor que o consumidor paga ao abastecer no posto: muitos outros fatores entram em jogo na hora de identificar o quanto se gasta com combustível no dia a dia – em especial, aqueles fatores relacionados à manutenção do automóvel e à escolha do combustível.

Determinados hábitos e medidas simples, no entanto, permitem que seja possível economizar combustível e diminuir os gastos com seu carro. Continue lendo o nosso artigo de hoje e descubra 6 dicas para economizar combustível no dia a dia e, consequentemente, poupar seu dinheiro.

1. Faça uma revisão periódica

Manter revisões periódicas em seu veículo permite a você preservar melhor seu automóvel, seja ele usado ou um carro zero km. Faça revisão periodicamente, verifique os filtros, o alinhamento. Quanto mais em ordem estiver o seu carro, menor tende a ser o consumo saudável de combustível.

Se o carro estiver com algum problema mecânico, por outro lado, ele pode acabar consumindo mais e trazer muito mais custos desnecessários e inesperados ao consumidor.

2. Atenção ao ar condicionado

Se você mal entra no carro e já liga o ar condicionado, está contribuindo para o aumento do consumo de combustível sem, talvez, nem perceber. Afinal, o ar condicionado pode ser responsável pelo aumento de até 2% no consumo de combustível!

Por isso, em dias de temperatura amena ou de frio, reduzir o uso do condicionado pode ajudar você a economizar combustível e dinheiro.

3. Vá mais devagar

Quem deseja economizar combustível também precisa se manter atento à velocidade. A aceleração constante do carro desgasta o motor e acaba fazendo o veículo consumir até 20% a mais de combustível.

Por isso, no dia a dia, talvez valha a pena desacelerar um pouco e ajudar seu carro a consumir menos combustível.

4. Calibre os pneus

O pneu não calibrado pode fazer o carro consumir até 20% mais combustível. Portanto, uma forma eficaz de economizar combustível é lembrar-se de manter os pneus calibrados, repetindo o processo de 15 em 15 dias.

Desta forma, o pneu não se desgasta e você economiza não apenas combustível, mas também o próprio pneu – aumentando sua vida útil.

5. Cheque a procedência do combustível

Abasteça seu carro em postos de confiança. Evite combustível adulterado – o famoso combustível “batizado”, que pode danificar o seu motor e acarretar em mais gastos.  Além disso, combustíveis adulterados costumam render muito menos e exigir muito mais visitas ao posto de gasolina.

Procure postos de grandes redes e com o selo de certificado da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Checar a procedência do combustível sempre que necessário e solicitar o teste de qualidade dos mesmos é fundamental para ajudar a economizar combustível e manter diversos componentes do seu veículo sempre em ordem.

6. Pesquise os preços em diferentes postos

Assim como qualquer tipo de mercadoria ou serviço, é importante pesquisar os preços dos combustíveis em diferentes postos, pois a diferença de preço entre os estabelecimentos pode ser grande.

Vale a pena reforçar, neste caso, a importância de abastecer em bons postos para não cair na armadilha do combustível adulterado. Isso porque muita gente acaba priorizando os preços mais baixos na hora de abastecer o carro – o que pode ser bastante arriscado caso a diferença de valores seja muito alta.

Mesmo entre os postos certificados, no entanto, costuma existir boas diferenças nos preços dos combustíveis. Pesquisar pela melhor opção e com preços mais baixos pode ajudar você a economizar combustível e aliviar seu bolso.

Seguindo estas dicas você conseguirá evitar gastos desnecessários, economizar combustível no dia a dia e poupar dinheiro.

E você, conhece outras dicas para economizar combustível no dia a dia? Aproveite para contar suas experiências sobre este tema nos comentários!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *