Ter liberdade financeira é o desejo de muita gente. Poder viver uma vida confortável, comprar o que se deseja, ir aonde se quer e ter um bom fluxo de dinheiro ao longo do mês. Estes são apenas alguns exemplos de ações que podem ser realizadas a partir uma condição financeira mais ampla.

O problema é que muitas pessoas acabam se afastando da riqueza por causa de seus próprios comportamentos tóxicos que, muitas vezes, passam despercebidos no dia a dia. São eles que, mesmo sem querer, atrapalham sua vida financeira e resultam no atraso da conquista da liberdade e independência financeira.

Confira no artigo de hoje 6 destes comportamentos tóxicos que podem estar afastando você da riqueza e confira se você está no caminho certo para alcançar o sucesso financeiro que você sempre sonhou.

As conseqüências do comportamento tóxico

É verdade que muito do comportamento pessoal – e não, necessariamente, a remuneração mensal – é o que cria a condição financeira das pessoas. Por isso, quando se mantém comportamentos tóxicos no dia a dia, o resultado é a falta de dinheiro e os problemas relacionados aos maus hábitos financeiros.

Tudo isso, no entanto, pode ser evitado. Basta alterar alguns pequenos hábitos diários e priorizar comportamentos financeiros mais saudáveis.

Conheça, a seguir, 6 comportamentos tóxicos para se evitar ao longo do caminho rumo à riqueza:

1. Cair no parcelamento

O parcelamento é extremamente danoso à sua vida financeira. Com ele, você reduz o fluxo de dinheiro do mês e acaba se comprometendo com pagamentos para o futuro.

Por isso, o melhor a fazer é juntar dinheiro e pagar à vista. Tente aposentar o cartão de crédito o máximo possível e também os carnês.

2. Gastar demais

Fazer compras é um prazer. Entrar numa loja e comprar o que e tiver vontade é uma delícia. Mas deixe essa tentação eventual para a hora em que a sua situação financeira for mais confortável.

Gastar dinheiro indiscriminadamente – seja com compras ou serviços – é um hábito bastante ruim, faz você perder o controle do dinheiro e tomar decisões equivocadas, que deixam você cada vez mais longe da riqueza.

3. Não ter controle financeiro

Viver sem o controle dos seus gastos pode tornar sua vida financeira ainda mais complicada. Para evitar este que é um dos principais comportamentos tóxicos da maioria das pessoas, o melhor é anotar tudo o que se recebe e se gasta, mantendo uma planilha financeira mensal sempre atualizada.

Procure ter noção de quanto você tem em conta, identifique onde é possível economizar e para onde está indo a maior parte do seu dinheiro. Sem um bom controle e planejamento financeiro, fica difícil tomar boas decisões financeiras e realizar seus sonhos.

4. Ter pensamentos negativos

Manter-se negativo quanto à sua situação financeira não fará o bilhete premiado da loteria cair no seu colo. Uma coisa em comum a respeito de grandes milionários e pessoas de sucesso é o fato de que todos eles acreditam no que fazem – ou no que possuem.

Lembre-se da máxima de Henry Ford: “Você pode acreditar que pode ou que não pode. Em ambos os casos, estará certo”.  Isso significa que o seu poder de pensamento pode ajudar você a conquistar o que desejar e ser realizado financeiramente mas, por outro lado, também pode afastar você ainda mais da riqueza.

Por isso, o melhor a fazer é escolher manter pensamentos construtivos, que possam aproximar você das conquistas financeiras e do sucesso em todos os setores da sua vida.

5. Não ter objetivo definido

No livro infantil “Alice no País das Maravilhas”, o gato ensina à menina que, se você não sabe para onde vai, não importa que caminho toma. O mesmo pode ser aplicado a qualquer momento em nossas vidas – inclusive quanto o assunto é finanças.

Se você não tem objetivos financeiros, fica difícil saber para onde deve ir. Por isso, tenha metas e objetivos bem definidos e programe-se para realizá-los.

Ter um objetivo permitirá a você identificar, com maior facilidad, a direção correta a se seguir e as melhores escolhas a se fazer.

6. Não ter disciplina

Uma boa forma de alcançar sua riqueza ou realizar seus objetivos é ter a disciplina em mente. Sem disciplina, você acaba não se controlando e cai na temida tentação de gastar demais e se perder nos seus próprios gastos.

Tenha foco no que deseja alcançar e mantenha sempre a disciplina. Assim ficará muito mais fácil chegar ao resultado desejado.

Evitando estes comportamentos tóxicos no seu dia a dia ficará muito mais fácil alcançar a riqueza que você sempre desejou e ter uma vida financeira muito mais tranquila e equilibrada.

Gostou do artigo de hoje? Aproveite então para assinar nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre finanças e investimentos.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *