Chegar ao final – ou até na metade – do mês com pouco dinheiro no bolso é uma dor que a maioria das pessoas experimenta frequentemente. Isso acontece porque muita gente tem dificuldade em lidar com as finanças e ter controle sobre elas.

Mas, e se você pudesse aumentar o salário agora mesmo, sem ter de pedir nada a ninguém, você gostaria? Será que isso seria suficiente para fazer sobrar mais dinheiro no final do mês?

É sobre aumentar hoje o seu salário e sobre o seu conforto financeiro que você lerá no artigo de hoje.

A importância do controle financeiro

Como boa parte das pessoas passa pela dificuldade de lidar com o que ganha – sacrificando, muitas vezes, o conforto financeiro, a primeira ideia que se tem é a de que, se uma determinada pessoa receber um salário maior, seus problemas financeiros chegam ao fim. Isto é parcialmente verdade.

O que não faz sentido neste pensamento é o fato de que, se você não tem controle financeiro sobre o salário atual e não tem a atitude correta, você continuará na mesma situação – mesmo que comece a ganhar mais dinheiro – até que estas suas atitudes sejam também transformadas.

Por isso, ter um controle financeiro sobre a renda é fundamental para fazer o dinheiro render mais e poupar uma quantidade ainda mais expressiva em casos de aumento de renda. Sem este controle, você continuará gastando sempre mais do que ganha.

Como aumentar o salário agora mesmo?

O primeiro passo para descobrir como aumentar o salário agora mesmo e gerar uma renda maior é entender como funciona esta renda e as diferenças entre a renda bruta e a renda líquida.

A renda bruta é o seu salário final, o que você recebe no seu contracheque – o valor final da sua remuneração. Já a renda líquida é o valor recebido descontados todos os impostos, encargos e também comprometimentos que você tem mensalmente com sua remuneração, como financiamento, plano de saúde – que já vem descontado do fluxo de dinheiro que você teria à disposição para utilizar com liberdade.

A renda bruta sempre irá depender de um terceiro: de seu empregador, do mercado – se for autônomo, e de outros fatores que não dependem só de você. Isso significa que nem sempre você poderá controlar estes ganhos.

A renda liquida, por outro lado, você pode controlar e buscar melhorar a geração de fluxo. Além disso, o sentimento de melhoria da renda líquida traz maior fluxo de dinheiro e, consequentemente, mais liberdade financeira.

Por isso, quando falo em aumentar o salário que você recebe hoje, estou me referindo a aumentar a renda líquida, que permitirá a você ter um valor maior disponível em mãos para tomar suas decisões financeiras. E engana-se quem acredita ser difícil aumentar o salário em pouco tempo: basta seguir um simples passo, o qual você conhecerá a seguir:

Corte os parcelamentos

Um dos principais vilões do processo de aumento da renda líquida é o parcelamento. O parcelamento de compras é extremamente danoso ao projeto de planejamento financeiro pessoal.

Isso ocorre porque, quando você faz um parcelamento, está fazendo uma compra com um dinheiro que você  ainda nem ganhou e, por isso, passa a ter um comprometimento de pagar algo com o salário que você ainda não recebeu. Além disso, neste momento, existe a possibilidade de você, inclusive, sequer ter dinheiro para quitar esta nova dívida até receber um novo salário.

Este hábito de comprometer seu salário e ter de tirar dinheiro de sua renda futura resulta em menos fluxo de dinheiro ao longo do tempo. Por isso, a principal conduta que você precisa ter a partir de agora é adotar a Política de Parcelamento Zero.

Evite parcelamento de compras sempre que possível se você quer, de fato, ter uma renda líquida maior. Se você já tem parcelamentos, termine de pagar o que precisa e se comprometa a mudar de comportamento.

Pare de adquirir produtos parcelados – mesmo aqueles sem juros, pois ainda assim você estará comprometendo um dinheiro que ainda não ganhou e diminuindo o fluxo de dinheiro livre no final do mês. Afinal, o que importa na questão do salário é ter fluxo de dinheiro livre, pois é isso que lhe trará uma liberdade financeira para tomar suas decisões.

Os danos do parcelamento

Se você ainda não entendeu o motivo de lhe sugerir o fim do parcelamento, listarei a seguir quatro razões para evitar este hábito terrível que é o parcelamento de compras e que tanto atrapalha a vida financeira de milhões de pessoas.

1. Riscos para o futuro

Se você se compromete a pagar no futuro, com o dinheiro que ainda nem recebeu, você está correndo sérios riscos. Imagine, por exemplo, se você perde o emprego ou precisa lidar com imprevistos que afetem, no curto ou médio prazo, seus rendimentos mensais?

Não temos controle sobre o futuro e, por isso, comprometer-se com pagamentos no longo prazo aumenta –e muito – sua exposição aos riscos.

2. Menor consumo no presente

O comprometimento de pagar compras feitas no passado reduz a sua capacidade de consumo. O salário do mês diminui e suas possibilidades de compra e consumo no presente acabam sendo reduzidas.

Além disso, para ter acesso novamente às compras dentro do mês, você acaba precisando recorrer novamente ao parcelamento – mantendo um ciclo que nunca se encerra.

3. Redução da capacidade de poupar

Com o dinheiro já comprometido, não sobra fluxo para investir e poupar no longo prazo. Esta falta de recursos, além de reduzir a capacidade de tomar decisões em relação ao dinheiro no presente, também acaba limitando a organização financeira de qualquer pessoa.

4. Redução organização financeira

Se parte do salário já está separado para o pagamento de compras já realizadas, fica difícil manter a organização das finanças, não é mesmo? O parcelamento, portanto, só dificulta e atrasa sua prosperidade financeira.

Por isso, se você deseja ter uma geração de fluxo de dinheiro maior para você, mude suas atitudes a partir de agora e não entre em parcelamentos. Como já expliquei anteriormente, esta mudança de postura é fundamental para conseguir um aumento na sua renda líquida. Se você mantiver a postura dos parcelamentos, por outro lado, o seu dinheiro sempre acabará comprometido da mesma forma.

Mudar sua conduta irá aumentar sua renda líquida, simplificar as finanças e resultará em uma renda maior imediatamente, com mais liberdade, além de uma vida financeira mais tranquila.

E isso é algo que você pode fazer agora, pois está sob seu controle e depende somente de você. Tomando uma atitude hoje fará você colher os frutos imediatamente e, naturalmente, impactará sobre sua renda líquida – aumentando seu salário.

Agora que você já sabe como aumentar o salário que recebe agora, que tal assinar nossa Newsletter e acompanhar todos os nossos conteúdos?

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *